3 dicas para promover o desenvolvimento no local de trabalho
Promover o desenvolvimento no local de trabalho é uma ação essencial para o crescimento de qualquer negócio.
Sendo assim, você, no papel de empregador, deve estar sempre atento à qualidade dos profissionais que contrata em todos os departamentos da sua empresa.
Para tanto, precisa considerar não só habilidades e experiências profissionais, como também, o valor que esses indivíduos podem trazer em termos de entrega, desempenho e resultados.
Motivo pelo qual, deve atentar-se também às suas responsabilidades dentro desse processo.
Principalmente porque, ao contratar novos talentos, você precisa ter em mente que essas pessoas esperam receber algo em troca. E isso não se resume somente ao salário. Logo, definir os benefícios de carreira que pode proporcionar a elas é um diferencial que o orientará para uma posição vantajosa frente à concorrência.
Afinal, com a alta demanda por profissionais qualificados, é essencial garantir uma estratégia para competir com as ofertas que surgem, a todo instante, nos mais diferentes segmentos de mercado.
Nesse sentido, promover o desenvolvimento no local de trabalho é um desafio por si só, mas, é um caminho que vale a pena ser conquistado e vencido em prol da evolução da empresa.
Logo, para orientá-lo, deixo aqui 3 dicas que o ajudarão a dar seus primeiros passos nessa estrada rumo ao desenvolvimento.
1. Crie programas de desenvolvimento profissional que agreguem valor
Para promover o desenvolvimento no local de trabalho, você deve, antes de mais nada, ajudar no desenvolvimento dos seus funcionários.
Para isso, avalie as qualidades e habilidades que já possuem e pesquise por treinamentos e cursos capazes de aprimorá-las. Em seguida, crie programas específicos que incorporem os interesses, as expectativas e as aspirações de cada funcionário.
Uma boa alternativa para que você consiga chegar ao encontro dessas informações é solicitar esse levantamento para a sua equipe de RH. Peça para realizarem reuniões com cada funcionário com o intuito de descobrir quais habilidades esses desejam aprimorar e o que esperam conquistar dentro da organização.
Após isso, elabore um plano para ajudar os seus funcionários a alcançarem suas metas pessoais e adicione essa ação ao seu propósito de promover o desenvolvimento no local de trabalho.
Lembre-se sempre daquele velho ditado: “uma mão lava a outra” e evite ofertar treinamentos de baixo custo, visando somente justificar que fez a sua parta. Pois, investir no desenvolvimento dos seus colaboradores é investir no potencial de crescimento e no desenvolvimento da própria empresa.
2. Para promover o desenvolvimento no local de trabalho, valorize o desempenho dos seus funcionários
Recompense seus funcionários pelo esforço e dedicação na execução de suas tarefas, valorizando suas ações por meio de métricas justas.
Nesse contexto, observe o desempenho de cada um deles e, ao final de cada período, compare seus resultados. No entanto, haja de forma transparente e tenha como meta estabelecer parâmetros que garantam a melhor bonificação para o melhor funcionário.
Assim, você perceberá os resultados alcançados por cada um deles e terá uma maior facilidade para verificar quais são as forças e as fraquezas que os diferenciam. Dessa forma, conseguirá também promover o desenvolvimento no local de trabalho, ofertando treinamentos que aprimorem as qualidades individuais de cada profissional ou que auxiliem no controle ou evolução dos seus pontos de melhoria.
Com isso, seus funcionários entenderão o valor de suas funções e se sentirão como uma parte importante da organização. Logo, ganharão a motivação necessária para ampliarem seus desempenhos, tendo em vista o recebimento de prêmios por seus resultados em um próximo período de avaliação.
Condição que ampliará as possibilidades de crescimento da empresa e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
3. Para promover o desenvolvimento no local de trabalho forneça oportunidades de crescimento
Todo funcionário espera receber algum destaque na empresa, seja por meio de uma promoção ou sendo convocado para participar de um projeto importante.
Nesse sentido, entenda que para promover o desenvolvimento no local de trabalho, você não precisa dar bônus para todos, nem incentivar a competição. Afinal, muitas pessoas se sentem valorizadas quando são convidadas a participar de projetos inovadores que exigem a realização de tarefas mais complexas. Pois, isso garante um destaque a elas devido à valorização de seus conhecimentos e competências.
Sendo assim, demonstre que confia nas habilidades de seus funcionários, observe seus interesses e coloque-os em equipes que potencializem aquilo que fazem de melhor.
Se possível, incentive a criação de projetos que necessitem da colaboração de diferentes setores e permita que seus funcionários explorem novos horizontes.
Como resultado, você notará melhorias de desempenho tratando-se de trabalho em equipe e terá, na sua empresa, inúmeros talentos, que poderão dimensionar e orientar o seu negócio para um próximo nível, tornando-o, quem sabe, um dos melhores em termos de valorização profissional, crescimento, inovação e principalmente, na promoção da equidade e igualdade no ambiente profissional.
Mesmo porque, promover o desenvolvimento no local de trabalho é o mesmo que valorizar o patrimônio mais importante da empresa: as pessoas que dela fazem parte.
E quanto a você: O que faz para promover o desenvolvimento no local de trabalho? Já utilizou alguma destas dicas?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional