3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo.
São várias as lições aprendidas por meio do empreendedorismo.
Motivo pelo qual, deixo, nas linhas a seguir, três importantes lições, essenciais para o crescimento dos meus negócios e fundamentais para o meu crescimento pessoal.
Quer saber quais são? Então vem comigo!
1. A importância da resiliência e o empreendedorismo
A resiliência é uma habilidade crucial no mundo dos negócios.
Em vista disso, no mundo do empreendedorismo e, em termos de cenário empresarial atual, desafios sempre acontecem e, muitas vezes, são inevitáveis.
Nesse contexto, esses desafios podem consistir tanto em problemas relacionados a crises econômicas, mudanças no mercado e concorrência acirrada, quanto por imprevistos diversos, vindos das mais diferentes situações e acontecimentos.
Diante do exposto, a capacidade de resistir e se recuperar rapidamente dessas adversidades é o que separa um empreendedor bem-sucedido daquele fadado ao fracasso.
Afinal, resiliência não significa apenas sobreviver às dificuldades, mas também aprender com elas e utilizá-las como impulso para a inovação e melhoria contínua.
Ademais, temos que concordar que empreendedores resilientes conseguem transformar crises em oportunidades, ajustando estratégias, reformulando planos e, por vezes, reinventando seus negócios para se adaptarem a novas realidades.
Condição que faz deles grandes vencedores quando o assunto é a superação de obstáculos e desafios.
Portanto, não desanime se, no momento, não conseguir superar totalmente os problemas iniciais do seu negócio. Entenda que tudo se ajusta com o tempo e com a bagagem de aprendizados retirados de cada novo desafios.
2. A necessidade de inovação constante e o empreendedorismo
Inovar não é uma opção. Dentro do empreendedorismo, é uma necessidade, principalmente, para aqueles indivíduos que desejam permanecer relevantes e competitivos no mercado.
Por isso é tão importante que você, no papel de empreendedor, escolha um caminho alinhado estrategicamente com a constante evolução do mercado, focado nos principais avanços tecnológicos do seu ramo e mantendo-se atento às mudanças nas preferências dos consumidores.
Pois, por mais que muitas empresas sobrevivam utilizando sempre as mesmas estratégias, é fato que dentre elas, poucas conseguem crescer ao ritmo do mercado.
Logo, as empresas que se destacam são aquelas que cultivam uma cultura de inovação, incentivando seus colaboradores a buscar novas ideias, experimentar e assumir riscos calculados.
Nesse contexto, é interessante salientar que a inovação não precisa partir de grandes investimentos e pode se manifestar de várias formas que vão desde a melhoria de normas e processos internos básicos e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, até a exploração de novos modelos de negócios.
Sendo assim, não tenha medo de inovar no seu negócio, e enquanto estiver em uma posição de liderança, nunca se esqueça da seguinte lição: a inovação, para fazer a diferença, não precisa ser grandiosa, nem refletir em grandes custos, mas deve ser, sempre, contínua e proativa.
3. O valor do networking e o empreendedorismo
Ninguém consegue entrar no empreendedorismo e fazer um negócio evoluir e crescer sem a colaboração de outros indivíduos.
Mesmo você, ao embarcar nessa jornada, precisará contratar funcionários, encontrar fornecedores e buscar por parcerias que lhe tragam ótimos resultados, seja no curto ou no longo prazo.
Razão pela qual, sempre afirmo que, no mundo dos negócios, o networking é mais que fundamental.
Pois, é por meio dele que conseguimos construir uma rede sólida de contatos capaz de abrir portas, de criar oportunidades e de fornecer apoio em momentos críticos.
Eu mesma construí relações únicas, genuínas e estratégicas tanto com clientes, fornecedores, parceiros e investidores, quanto com concorrentes. Tudo isso para criar novas oportunidades para os meus negócios, contribuindo, simultaneamente, para garantir o atendimento das necessidades de todos os envolvidos no processo.
Em vista disso, se deseja orientar seus negócios para o caminho do crescimento, aposte no networking.
Construa relacionamentos de confiança e reciprocidade e dedique tempo e esforço para manter uma rede sólida de contatos que o orientará para a conquista de um novo patamar de aprendizados e experiências tanto a nível empresarial quanto pessoal.
Então… Agora que já sabe quais foram as principais lições que aprendi por meio do empreendedorismo, me conta:
Como está sendo essa experiência para você? Quais conquistas alcançou por meio do seu negócio?.
Divida conosco sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional