4 indicadores essenciais para o desenvolvimento da sua empresa
Você está avaliando, com cuidado, os indicadores que demonstram como está o desenvolvimento da sua empresa?
Sim, não, talvez…
Estou fazendo essa pergunta a você por um motivo muito simples:
Todo negócio, para crescer e se desenvolver, depende de um planejamento que considere todos os seus elementos principais. Logo, saber acompanhar indicadores que provem as forças e fraquezas da sua empresa é uma ação muito importante, que possibilita não só a visualização de estratégias que estão trazendo bons resultados, como também o acompanhamento das perdas e dos pontos de melhoria do seu negócio, tanto para uma análise presente, quanto para uma programação ou planejamento futuro.
Nesse contexto, vale destacar que existem diversos indicadores que podem ser utilizados para medir o desenvolvimento da sua empresa. Mas, para facilitar a sua análise, aqui estão 4 indicadores essenciais que podem ajudá-lo a avaliar o sucesso ou os erros do seu negócio.
Vamos a eles?
1. Receita: um dos primeiros indicadores, tratando-se de sobrevivência
A receita é a quantidade de dinheiro que a sua empresa recebe em um determinado período.
Sendo assim, é um indicador crucial, pois sem receita suficiente, a sua empresa não consegue crescer e se desenvolver.
Por essa razão, ao avaliar indicadores essenciais para o sucesso do seu negócio, priorize a receita.
Para tanto, acompanhe a quantidade total de entradas e saídas da sua empresa, começando pela quantia de dinheiro que está entrando no caixa, ao longo do tempo.
Dessa forma, conseguirá identificar quais ações estão possibilitando melhores resultados e será mais assertivo na tomada de decisões, pois saberá, exatamente, onde investir recursos para ampliar suas vendas.
2. Margem de lucro: um dos principais indicadores, tratando-se de eficiência
A margem de lucro é a porcentagem de lucro que a sua empresa obtém em relação à receita total.
Sendo assim, enquanto a receita é representada por toda a quantia de dinheiro que a sua empresa recebe, a margem de lucro, é aquilo que sobra, subtraindo despesas de receitas. Por isso, é um dos indicadores que mais faz diferença para o crescimento do seu negócio.
Razão pela qual, é de suma importância acompanhá-lo, para garantir que a empresa esteja operando de forma eficiente e sustentável.
Mesmo porque, uma margem de lucro saudável, permite que a sua empresa invista em crescimento, expansão e melhorias em produtos e serviços. Já uma margem deficitária, representa a ruína do seu empreendimento. Pois, revela que os esforços não estão sendo recompensados e que os seus gestores estão cometendo erros, ou não estão fazendo o suficiente para proporcionar um desenvolvimento satisfatório na sua área de atuação.
Seja qual for o caso, nenhum negócio consegue se manter em pé com a margem de lucro negativa. Portanto, não deixe de avaliar esse indicador.
Essa é uma falha que não pode ser cometida, em hipótese alguma, independentemente, do tamanho do seu empreendimento ou do tempo que ele está operante no mercado.
3. Retorno sobre investimento (ROI): um dos principais indicadores, tratando-se de investimento
O ROI (Return Over Investment) é uma medida de quanto a sua empresa recebe de volta em relação ao dinheiro investido.
Em outras palavras, o ROI revela o quanto o seu empreendimento conseguiu lucrar ao realizar um investimento.
Por exemplo, ao adquirir um novo maquinário, a sua empresa pode ter como objetivo a redução dos custos de produção ou o aumento da produtividade e das vendas. Nesse sentido, o ROI permite comprovar se o investimento trouxe o resultado esperado, tratando-se, principalmente, de lucratividade.
Para calculá-lo basta dividir o lucro obtido pelo investimento pelo valor do investimento. Por isso, este é um dos indicadores mais utilizados pelas empresas.
Afinal, além de ter uma base de cálculo muito simples, o ROI ajuda a sua empresa a avaliar a eficácia de investimentos, tais como: o retorno das estratégias de marketing, resultados de treinamentos de funcionários, lucro resultante da adoção de novas tecnologias, custos de produção, dentre outros.
Sendo assim, traz informações relevantes que beneficiam o seu negócio, distanciando-o de investimentos com baixa ou nenhuma lucratividade.
4. Satisfação do cliente: um dos indicadores mais representativo, tratando-se de vendas
A satisfação do cliente é a medida que indica o quão bem a sua empresa está com relação às necessidades e expectativas dos clientes.
Nesse caso, o que você precisa saber, é que existem diferentes formas para avaliar a satisfação dos clientes e todas elas, se bem orientadas, trazem ótimos resultados.
Logo, a satisfação do cliente pode ser medida, por exemplo, por meio de pesquisas de satisfação, feedback do cliente, preenchimento de formulários, contato por telefone ou outros canais, avaliações online e outras métricas.
Por essa razão, não existe desculpa que justifique o descaso na avaliação das expectativas e opiniões de clientes. Principalmente porque, com a evolução da tecnologia, hoje, você pode saber como o seu cliente está se sentindo em relação ao seu produto/serviço, dando um simples clique.
Em vista disso, atente-se à forma como seus consumidores veem o seu negócio e verifique, sempre, os seus resultados.
Lembre-se de que clientes satisfeitos são mais propensos a voltar e a recomendar a empresa a outras pessoas. Além disso, a insatisfação do cliente pode levar a perda de receita e danificar a reputação da sua empresa.
E essa é uma realidade que, eu sei, que você quer bem distante do seu negócio.
Então, invista em informação e nunca deixe de avaliar os mais diferentes indicadores relacionados a satisfação e expectativas do seu público-alvo. Sua empresa e todos que dependem dela agradecem, e seus clientes também!
Agora que já sabe quais são os 4 indicadores essenciais para o desenvolvimento da sua empresa, me conta:
Está dando atenção a todos eles? Qual(is) deles você considera que precisa(m) de uma avaliação mais cuidadosa? Quais ou qual deles revela um pior e um melhor desempenho?
Divida conosco a sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional