5 dicas para ser mais assertivo em suas decisões

Você quer ser mais assertivo em suas decisões? Já pensou nas mais diferentes estratégias, mas ainda não conseguiu chegar no resultado esperado ao tomar suas decisões?

Complicada esta situação né? Assim como você, também já tomei decisões que causaram algum tipo de arrependimento. Por isso mesmo, posso lhe garantir que este é um problema que ocorre com todos nós, em diversos momentos de nossas vidas.

Afinal, quantas vezes já olhou para trás e pensou que poderia ter escolhido outro caminho? Muitas, não é mesmo.

Isso acontece porque quando recebemos diferentes demandas num mesmo dia ou ficamos frente a frente com um determinado problema, temos que definir uma ação quase que imediatamente. Assim, escolhemos aquela que, no momento, parece ser a mais correta, para só depois lidarmos com os resultados positivos ou negativos de nossas decisões.

Portanto, ser assertivo em suas decisões, torna-se uma necessidade, seja você dono de seu próprio negócio ou funcionário de uma empresa. Principalmente porque ninguém quer ter trabalho extra, resolvendo questões surgidas de uma decisão equivocava. Logo, para auxiliá-lo, deixo logo abaixo, algumas dicas que, com certeza irão te ajudar a encontrar o foco necessário para garantir ótimas decisões diante de situações difíceis e importantes.

1. Não apresse o seu processo de escolha e seja mais assertivo em suas decisões

Tudo que é “urgente” gera ansiedade e agitação. Sendo assim, quando uma decisão difícil aparecer, tente dominar seus impulsos e não apresse a sua escolha.

Mesmo que um fornecedor esteja te pressionando, que você tenha que definir uma estratégia de logística para resolver algum problema operacional ou que seu líder esteja cobrando a resolução de uma questão referente a um projeto, dê tempo ao tempo.

Não caia na tentação de apenas escolher o que parece ser mais conveniente para se livrar da pressão. Dessa forma, você permitirá que o senso de urgência afete seu julgamento e cairá na armadilha de fazer uma escolha sem considerar possíveis consequências.

Quando uma decisão precisa ser tomada é essencial agirmos com sabedoria. Por isso, caso alguém esteja em cima de você cobrando uma posição, peça para que mantenha a calma. Explique que precisa de um pouco mais de tempo para chegar a uma solução que agrade ou solucione o problema de todos os envolvidos.

Quanto menores forem as margens de erros, maiores serão as chances de você ser mais assertivo em suas decisões.

2. Dedique um tempo para avaliar com cuidado as suas opções

Sempre existirá mais de uma opção para toda tomada de decisão.

Portanto, se deseja ser mais assertivo em suas decisões, você precisa aprender a manter seu foco, escolhendo somente aquelas que realmente trarão bons resultados.

Por exemplo, como dono de seu próprio negócio, ao escolher os novos líderes de equipe, você precisa observar não só o desempenho de cada colaborador, mas também o comportamento e os relacionamentos estabelecidos no ambiente de trabalho. As escolhas dependerão dos tipos de liderança que deseja desenvolver para cada departamento.

Em vista disso, será um grande erro escolher um líder de vendas que seja mais calmo e quieto, quando na verdade você precisa de alguém que agite o setor, chamando os indivíduos para ação.

Observe que no caso indicado acima, as opções são menores. Entretanto, nem sempre é assim.

Coloque-se agora na figura de um profissional que precisa encontrar estratégias para trabalhar com um cliente difícil. Aqui, ao invés de elencar as mais diferentes maneiras para lidar com a situação, é possível reduzir para apenas três possibilidades, consideradas mais eficazes. Esta é uma ótima maneira de economizar tempo, focando apenas nos prós e contras de opções que possuem maiores chances de trazerem bons resultados.

Logo, para chegar às melhores decisões, observe atentamente seus objetivos e procure reduzir ao máximo suas opções.

3. Ouça a sua intuição e busque ser mais assertivo em suas decisões

Acredite, a sua intuição é muito mais sábia do que você imagina. Então, não tenha medo de orientar-se por ela.

Já ficou em dúvida entre uma decisão que parecia ser uma escolha comum para a maioria e outra, que surgiu do seu subconsciente te deixando com a “pulga atrás da orelha”?

Pois é, nossa intuição costuma aparecer quando menos esperamos e muitas vezes, nos mostra soluções que parecem tão absurdas, que infelizmente, passamos a acreditar que nunca dariam certo.

E o pior disso tudo é que ao escolhermos a outra opção, seguimos o senso comum e geralmente nos arrependemos. Pois, acabamos descobrindo que aquela solução absurda criada em nossa mente, era exatamente o que precisávamos para solucionar o nosso problema.

Sendo assim, toda vez que sentir que seu inconsciente quer te enviar uma mensagem, ouça-a atentamente. Pode ser que ele tenha as respostas que te ajudarão, em grande parte, a ser mais assertivo em suas decisões.

4. Verifique se a decisão que pretende tomar tem consequências reversíveis ou irreversíveis

Existem decisões com consequências reversíveis e outras, irreversíveis.

Nesse cenário, ao definir a sua decisão esteja sempre atento às consequências e a tudo que ela poderá afetar.

Faça para si mesmo a seguinte pergunta: se eu tomar esta decisão e não gostar do resultado, poderei revertê-la ou é uma escolha sem volta?

Na dúvida e diante da urgência, se possível, escolha uma decisão que possibilite o acompanhamento de resultados e substituições. Dessa forma, você terá a liberdade de buscar por outras alternativas, caso perceba que fez a escolha errada.

Por outro lado, frente a uma decisão que sabe que será irreversível, aja com cautela. Faça um levantamento de tudo que poderá dar errado e prepare-se para lidar com toda e qualquer situação inesperada.

Para ser mais assertivo em suas decisões, seja consciente, realista com os seus resultados, e calmo. Decisões difíceis fazem parte da vida e muitas delas são irreversíveis.

5. Para ser mais assertivo em suas decisões aceite que, às vezes, não existirá uma resposta correta

Não adianta rodar, rodar e rodar, se você já percebeu que não está saindo do lugar.

Nem sempre você terá segurança em suas decisões.

Afinal, algumas são tão complexas que, ao final, só nos cabe respirar fundo e aguardar o resultado, tendo em mente que fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance.

E não há problema algum nisso.

Quando isso acontecer com você, confie no seu julgamento e coloque em prática a decisão que considerou ideal para a situação que precisava resolver. Não sinta culpa durante o processo. Assim, irá comprometer-se com o direcionamento que definiu e trabalhará afinco para torná-lo viável, independentemente dos problemas que possam aparecer no caminho.

Mesmo uma decisão que, de início, gera consequências ruins, pode ser transformada e reorientada ao longo do processo.

Portanto, não se assuste com os resultados de suas ações. Aprenda a ser mais assertivo em suas decisões, mesmo diante da necessidade de modificações, aperfeiçoamentos ou correções.

Compartilhe suas experiências

Está frente a frente com uma decisão difícil e ainda não sabe o que fazer para chegar a uma solução? Me conta como está sendo está sendo sua experiência.

Deixe seu comentário e ajude outros que podem estar passando, neste momento, pela mesma situação que você!

 Sirlei StoccheroMentora Internacional