5 dicas simples para concluir resoluções de ano novo
Concluir resoluções de ano novo não parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo?
Afinal, temos nossas obrigações diárias e, para completar, hábitos que, muitas vezes, são prejudiciais aos nossos planos, mas que, inconscientemente ou não, insistimos em manter.
No entanto, se você já definiu o que quer para si e determinou quais são suas prioridades, agora basta escolher o melhor caminho para colocar suas metas em ação.
E acredite, por mais complicado que pareça ser, você não precisa de muito esforço para concluir resoluções de ano novo. Logo, para provar isso para você, deixo abaixo, o porquê dessa afirmação.
1. Escolha resoluções de ano novo possíveis e realistas
Toda resolução exige um plano realista para vir a tornar-se um objetivo.
Sendo assim, antes de determinar o que quer para si, atente-se aos motivos que o direcionaram para essa escolha.
Quer saber como? Então, faça para si mesmo as seguintes perguntas:
1. Essa resolução tem a ver com algo que desejo para mim ou é baseada na expectativa de outras pessoas?
2. Consigo realizá-la ou iniciá-la ainda neste ano?
3. Qual a probabilidade de ser alcançada?
4. Por que quero concluir essa resolução?
5. Que benefícios essa resolução trará para a minha vida?
6. Meu plano para colocá-la em prática é realista ou é baseado apenas em um sonho de difícil alcance?
Busque a fundo uma resposta para cada uma destas questões e assim, conseguirá determinar se as suas resoluções de ano novo são viáveis e condizem, de verdade, com tudo o que espera alcançar para si.
2. Quando elaborar suas resoluções de ano novo seja específico
Qual resolução devo priorizar? Qual o nível de dificuldade dessa resolução? O que devo providenciar ou fazer para colocá-la em prática?
Consegue entender a importância dessas questões?
Sim… Não… Ok. De qualquer forma, explicarei para você por meio do seguinte exemplo:
Imagine que você sofreu danos à sua saúde em consequência de seus péssimos hábitos alimentares. Motivo pelo qual, decidiu que essa resolução é uma prioridade para 2024.
Entretanto, não adianta somente compreender que precisa melhorar seus hábitos em prol da sua saúde e simplesmente dizer: “Quero mudar minha alimentação”.
Você precisa estabelecer como chegará a essa resolução de ano novo criando um plano de ação. Em vista disso, deve, antes de tudo, determinar como e quando começará a praticar ações que o levem a concretização desse objetivo.
Entende agora a importância de especificar seus objetivos?
Adote essa estratégia. Seja específico quanto às suas metas e conseguirá orientar seus passos, realizando cada uma de suas resoluções de ano novo, de forma concreta e com o máximo de eficiência.
3. Aprenda a mensurar os seus resultados e acompanhe o progresso das suas resoluções
Para esta estratégia vou citar um exemplo muito simples.
Coloque-se no lugar de um concurseiro que há anos busca estabilidade financeira através da conquista de um cargo público.
Em seguida, pense no esforço e na dedicação que o mesmo tem que apresentar para chegar aos resultados esperados. E, por último, avalie a quantidade de simulados que ele precisa realizar para aprimorar suas habilidades de concentração, memorização e otimização do tempo.
Consegue perceber como tudo funciona por etapas e como a consistência e o acompanhamento do progresso são importantes para o alcance deste objetivo?
Se você não mensura seus resultados, dificilmente terá um parâmetro para prosseguir com os seus planos. Logo, dificilmente alcançará a motivação necessária para transformá-los em realidade.
Portanto, ao estabelecer suas resoluções de ano novo, aprenda a administrar e a acompanhar o seu progresso. Para tanto, faça um diário elencando suas realizações e nunca deixe de parabenizar a si mesmo por cada conquista, por menor que seja.
4. Coloque suas resoluções de ano novo em um cronograma e seja fiel a ele
Seu cronograma para o alcance de suas resoluções de ano novo precisa ser bem orientado, realista e atingível.
Por isso, ao elaborar seus objetivos, mantenha o foco no principal e defina um prazo para finalizá-lo. Contudo, realize também objetivos menores dentro do período estabelecido.
Dessa forma, mesmo que seu objetivo principal tenha um prazo longo até ser atingido, você não se frustrada durante a sua jornada. Pois, estará ativo e atento a outras resoluções menores e, a cada resultado positivo, ganhará um novo fôlego para prosseguir com os seus planos mais complexos.
5. Escolha resoluções significativas e de valor
Tudo o que você faz pelo seu desenvolvimento e crescimento vale a pena. Mas, só terá um significado verdadeiro se corresponder ao que diz o seu coração.
Destarte, quando estiver pensando em suas resoluções de ano novo, pergunte sempre para si mesmo:
Esse objetivo tem significado para mim? Estou disposto a correr atrás dele pelos motivos certos?
Entenda que se você escolheu seus objetivos pensando no que é mais fácil para o momento, provavelmente, se arrependerá ao longo do caminho.
Então, seja consciente e fiel aos seus desejos. Decida qual será a sua direção baseando-se na sua felicidade e realização pessoal. Busque alcançar resoluções de ano novo que agreguem em significados e valor para a sua vida.
Lembre-se sempre de que quanto maior for a sua dedicação a estas 5 estratégias, melhores serão os seus resultados e realizações nesse novo ano.
Agora me conta:
O que você faz para cumprir as suas resoluções de ano novo? Está utilizando ou já utilizou alguma destas estratégias?
Compartilhe comigo as suas experiências!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional