5 dicas simples para dar um “up” na vida
Dar um “up” na vida é um desejo de grande parte dos indivíduos.
Entretanto, poucos desses se arriscam quando o assunto é promover, efetivamente, uma mudança.
E isso acontece primeiramente porque existe um mito generalizado que traz a crença de que toda mudança é árdua e demorada.
Contudo, se pararmos para pensar, pequenos passos também podem se converter em grandes transformações. Logo, cabe a você estabelecer quais serão as ações que tomará para começar, hoje, a dar um “up” na vida.
Mas, como sei que toda mudança de hábito ou comportamento exige preparo, como forma de contribuição, deixo aqui 5 dicas que abrirão a sua mente para a busca de resultados positivos para a sua vida.
1. Para dar um “up” na vida, aprenda uma nova habilidade
Pense em alguma habilidade que sempre quis aprender, mas que nunca teve tempo, e planeje formas para realizá-la.
Nesse sentido, você pode escolher qualquer coisa, desde que haja a possibilidade de começar agora. Por exemplo:
Se sempre desejou aprender a se comunicar na língua inglesa, faça pesquisas e se matricule em uma escola de idiomas ou contrate um professor particular.
Por outro lado, se for um indivíduo que gosta de colocar a “mão na massa”, matricule-se em um curso de pintura, escultura ou artesanato e dê asas a sua criatividade.
Viu como é simples?
Para dar um “up” na vida, basta escolher alguma habilidade que sempre quis aprender e elaborar um plano para aprendê-la.
Para tanto, faça um levantamento de custos e recursos. Em seguida, estabeleça um prazo para início. E, por fim, escolha a forma de aprendizagem.
Dessa forma, conseguirá organizar seus horários e terá a oportunidade de iniciar algo novo o mais rapidamente possível.
2. Presenteie-se pelo seu progresso
Adquira o hábito de todos os dias, pelo menos uma vez ao dia, dar algum presente a si mesmo que tenha significado e valor pessoal.
Nesse contexto, não espere pelo momento certo, nem fique preso a planejamentos. Apenas olhe para as coisas ao seu redor e, automaticamente, presenteie-se com algo que despertar o seu ânimo e atenção.
Claro que para isso você deverá considerar o quanto pode gastar e se o presente em si envolve algum custo. Porém, vale destacar que qualquer presente, por menor que seja, sempre trará algum benefício.
Nesse contexto, você pode, por exemplo, dar uma volta em um parque ou sentar em um local bonito e observar a paisagem. Ou, parar em uma sorveteria e experimentar um novo sabor, diferente daquele que sempre costuma consumir.
Percebe a simplicidade dessas ações?
Então, não se prenda a detalhes ou pormenores. Dê pequenas demonstrações de carinho para si mesmo diariamente, e ganhe a motivação necessária para dar um “up” na vida, praticando ações que lhe fazem bem.
3. Para dar um “up” na vida, crie uma rotina diária de exercícios
Você nunca estará plenamente bem se sua saúde não estiver bem também.
Sei que a frase ficou meio boba, mas pense no seguinte caso:
Imagine que você começou a mudar seus hábitos e tem buscado aprimorar-se profissionalmente. No entanto, passa o dia todo sentado na frente do computador e raramente movimenta seu corpo.
Em seguida, pense nos resultados dessa ação no longo prazo e me conta:
Como acha que seu corpo responderá a essa rotina?
Acredito que não muito bem, não é mesmo?
Sendo assim, antes de determinar seus planos no longo prazo, comece hoje a criar hábitos com vistas a melhoria da sua saúde.
Para isso, evite consumir alimentos processados, tome bastante água e defina um horário e o tipo de exercício que gostaria de praticar. E, em seguida, crie uma tabela para acompanhar o seu progresso.
Tenha sempre em mente que de nada vale um bolso cheio de dinheiro, se você nunca poderá desfrutar desse ganho. Portanto, comece a dar um “up” na vida, priorizando também a sua saúde física e o seu bem-estar.
4. Crie uma lista com os seus principais desejos
Pense em tudo que sempre sonhou fazer, escreva esses desejos em um papel e comece a planejar hoje suas estratégias para realizá-los.
Nesse caso, separe tudo como se fossem metas e comece a dar um “up” na vida, escolhendo cada desejo conforme o nível de dificuldade.
Nesse contexto, você pode, por exemplo, colocar duas metas lado a lado e compará-las, considerando o tempo de realização e os recursos que precisará dispor para conquistá-las.
Assim, conseguirá ter uma maior noção sobre quais são seus principais desejos e prioridades e torna-se-a capaz de realizar todas as suas metas, começando da menor para a maior. Contudo, sem nunca desistir. Pois, sempre estará cuidando da sua satisfação pessoal e criando oportunidades para o seu futuro.
5. Para dar um “up” na vida, encare seus medos
Todos nós carregamos algum medo. Seja esse oriundo de uma possibilidade real ou fruto de algo que já aconteceu e deixou marcas.
Sendo assim, toda vez que pensar em coisas negativas que podem ou não acontecer, tire um medo do armário e encare-o de frente.
Como estratégia, separe os medos reais daqueles que vivem somente na sua mente e insira-os nos piores cenários possíveis que poderia enfrentar.
Na sequência, confronte um medo por vez estabelecendo planos para eliminá-lo ou afastá-lo da sua vida.
Dessa forma, alcançará o discernimento necessário para perceber o real significado de cada medo. E, como resultado, entenderá que, mesmo no pior cenário, sempre existirão possibilidades e condições que o encaminharão para uma saída.
Logo, ao trabalhar com os seus medos, você conquistará sabedoria e aprenderá que pode ter êxito mesmo diante das piores condições e situações. Afinal, parou de fugir e está colocando a prova tudo o que pode fazer para dar um “up” na vida, superando seus medos e priorizando o seu sucesso.
Consegue perceber como ações simples também podem trazer bons resultados?
Eu espero que sim e mais, torço também para que contribua comigo respondendo a seguinte questão:
O que você faz para dar um “up” na sua vida?
Me conta nos comentários!