5 motivos que explicam por que viajar para fora do país faz bem
Viajar para fora do país é uma experiência transformadora que vai além de apenas conhecer novas pessoas, culturas, costumes e idiomas.
Afinal, essa aventura pode trazer diversos benefícios à nossa saúde, proporcionando um alívio do estresse cotidiano, a expansão da nossa consciência e a promoção de um maior equilíbrio emocional.
Eu mesma, aprendi muito com as minhas viagens e descobri muitas coisas sobre mim ao observar os modos de vida e a cultura de outras pessoas. Logo, afirmo a você que essa é uma experiência sem igual e que todos deveriam vivenciá-la, ao menos, uma vez em suas vidas.
Por essa razão, resolvi demonstrar por meio desse artigo, alguns benefícios conquistados através das minhas viagens internacionais, os quais acredito que também serão de grande valor para você, caso esteja planejando viver essa incrível aventura.
1. Viajar para fora do país ajuda na redução do estresse e da ansiedade
Na vida adulta assumimos diversas responsabilidades e, muitas vezes, diferentes papéis. Logo, é comum nos sentirmos estressados e ansiosos diante de obrigações e imprevistos.
Principalmente quando precisamos cumprir demandas que incluem não só questões profissionais, mas também a organização do lar e os cuidados com a família.
E, nesse caso, acredito que você também se sinta representado. Pois, se considerarmos a vida como é hoje, essa é uma realidade vivida por muitas pessoas.
Por isso garanto a você que se tratando de estresse e saúde mental, não há no mundo remédio mais eficaz do que viajar para fora do país. Primeiramente porque ao experimentarmos um ambiente diferente nos sentimos mais leves e conectados com as coisas do mundo. E, por fim, porque, com a mudança de cenário, mudamos a nossa rotina e assim, baixamos o nosso nível de cortisol ou hormônio do estresse, o que aumenta a sensação de relaxamento e tranquilidade.
Portanto, se deseja experimentar essas agradáveis sensações, comece a planejar a sua viagem para o exterior hoje mesmo e, nesse contexto, não se sinta mal se, no momento, conseguir ultrapassar só alguns quilômetros da fronteira do seu país.
Afinal, aqui o que vale mesmo, de verdade, é viver uma nova experiência, afastando-se da rotina e de tudo que cause desarmonia interior e estresse. Então faça o que estiver ao seu alcance e aproveite o momento.
2. Viajar para fora do país estimula a criatividade
Quando nos arriscamos saindo de nossa zona de conforto e aceitamos de braços abertos uma nova cultura, somos agraciados com novas ideias que nos desafiam e estimulam a nossa criatividade.
Você duvida?
Sendo assim, te convido a resgatar da memória algum momento em que esteve em um lugar diferente, do qual gostou muito, e pensou em diferentes negócios que poderia abrir para manter-se ali.
É exatamente isso que acontece comigo quando resolvo fazer as malas e viajar para fora do país.
Afinal, ao explorarmos novos lugares, culturas e idiomas, normalmente e muitas vezes, inconscientemente, estimulamos nossa mente de maneiras únicas.
Pois, somos levados pela beleza do ambiente e, com isso, expandimos a nossa consciência, adquirindo um novo olhar diante das tradições, da arquitetura e da nova paisagem que acabamos de conhecer.
Assim, todos esses elementos, em conjunto, desafiam nossa perspectiva e ampliam nossos horizontes, gerando novas ideias e soluções criativas para os problemas que enfrentamos na vida cotidiana.
O que pode representar em algo de muito valor, seja para conduzirmos nossas vidas ao voltarmos para o nosso país ou para desenvolvermos estratégias para viver no exterior.
Pois, independentemente de onde estejamos, sempre haverão oportunidades para quem dá valor e aceita os desafios de uma nova ideia.
3. Viajar para fora do país aumenta a resiliência
Todos nós enfrentamos diferentes desafios e obstáculos quando decidimos viajar para fora do país.
Nesse sentido, tais desafios podem vir do enfrentamento a situações desconhecidas, trazidas por nativos da região, ou até mesmo de obstáculos que já esperávamos ter que superar, como idiomas estrangeiros, costumes distintos e sistemas de transporte e comunicação não familiares.
No entanto, se deseja viajar para o fora do país, saiba que ao lidar com esses desafios, você desenvolverá a sua resiliência emocional, aprendendo a se adaptar e a superar obstáculos. E esse será um aprendizado enriquecedor, pois resiliência emocional e saúde física e mental são elementos que andam lado a lado.
Portanto, aprenda a valorizar essas experiências de crescimento pessoal e assim fortalecerá a sua capacidade de enfrentar adversidades futuras com mais confiança.
4. Viajar para fora do país possibilita a ampliação de conexões sociais
Eu conheci muitas pessoas ao viajar para fora do país e hoje, grande parte delas continuam presentes em minha vida como amigos, clientes e até mesmo parceiros de negócios.
Em vista disso, sempre digo para todos que cruzam o meu caminho que todas as conexões que fazemos tem valor.
Logo, sugiro a você que sempre dê atenção às pessoas que se aproximam, pois a interação com diferentes origens culturais nos permite desenvolver habilidades sociais e empatia. E essas são habilidades que nos fazem crescer e evoluir tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Então, sempre que tiver oportunidade, interaja com os habitantes locais e com outros viajantes e busque criar laços significativos ao redor do mundo.
Afinal, essas novas conexões sociais, além de proporcionarem um senso de pertencimento global, criam em cada um de nós um sentimento ainda mais especial: a sensação de que fazemos parte de algo maior, que vai muito além de tudo que conhecíamos e sabíamos a nosso respeito.
5. Viajar para fora do país estimula o mindfulness e presença no momento
Em viagens internacionais, tendemos a nos desligar das distrações da vida cotidiana e a nos concentrar mais no presente.
E essa é uma ação que garante ótimos benefícios em termos de saúde e bem-estar pessoal.
Principalmente porque ao explorarmos locais desconhecidos, nos tornamos mais propensos a abraçar o momento, tornando-nos mais conscientes do aqui e agora.
Como resultado, deixamos de lado problemas cotidianos e mantemos o foco em diferentes situações e oportunidades que antes seriam ignoradas ou deixadas de lado em prol da conclusão de nossas tarefas e obrigações do dia a dia. Pois, estamos vivendo novas experiências e zeramos tudo a partir desse ponto para aproveitarmos, ao máximo, as novidades desse novo local.
Dessa forma, ficamos mais leves e nos sujeitamos a novas sensações por sabermos que, talvez, essa seja uma oportunidade única em nossas vidas.
E isso é algo extraordinário que todos precisam experimentar ao viajar para fora do país.
Então, faça uso dessa prática de mindfulness e, te garanto que, rapidamente, notará o aumento da sua apreciação pela vida, aliviando sintomas de ansiedade relacionados ao futuro ou ao passado. O que beneficiará e muito a sua saúde, trazendo um maior otimismo e força na busca por tudo que ainda deseja conquistar.
Agora me conta: O que achou da nossa conversa de hoje? Também considera que viajar para fora do país faz bem para o corpo e para a mente?
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional