6 dicas poderosas para cultivar autodisciplina
Quando você aprende a controlar seus impulsos diante de distrações ou do cansaço e mantém o foco nos seus objetivos, está, mesmo sem perceber, praticando a autodisciplina.
Sendo assim, podemos definir autodisciplina como a capacidade de agir, realizar metas e manter-se motivado, independentemente da forma como esteja se sentindo.
Nesse sentido, quando disserto sobre cultivar autodisciplina, estou tentando criar em você a percepção de que existe uma ponte entre metas definidas e metas alcançadas. E, essa ponte só é finalizada quando há empenho e esforço para mantê-la em uma base firme até que esteja pronta para possibilitar a passagem de um ponto ao outro.
Parece simples né? No entanto, não é.
Pense que no dia a dia precisamos cumprir com as mais diferentes obrigações. Muitos tem filhos para criar, boletos para pagar, prazos para finalizar e, a todo instante, pode surgir algum problema de difícil resolução. Nesse cenário, será que é tão fácil assim manter uma disciplina forte o suficiente para cuidar de tudo e de todos e ainda estar motivado para conquistar seus objetivos?
Agora acredito que tenha mudado de ideia e esteja puxando da memória momentos nos quais sentiu uma imensa dificuldade para manter a concentração em alguma meta, certo?
Em vista disso, deixo abaixo 6 dicas poderosas que poderão orientá-lo na sua busca por autodisciplina.
Então, vamos a elas!
1. Reconheça suas qualidades e seus pontos de melhoria e construa autodisciplina
Fraqueza não é só falta de autocontrole. Tudo aquilo que te afasta do que deveria estar fazendo pode representar uma fraqueza.
Pense da seguinte forma: Você pode, por exemplo, detestar algumas tarefas que precisa desempenhar no trabalho e tentar delegar para outras pessoas. No entanto, se cabem somente a você, é sua obrigação concluí-las. Logo, ao tentar se desviar ou ignorar essas tarefas, você pode torná-las maiores do que são. Condição que afetará todo o seu dia de trabalho e provará a sua falta de autodisciplina.
Assim, é possível perceber que você prefere procrastinar ao invés de se esforçar para concluir todas as suas obrigações. E esse é um ponto no qual precisa melhorar, sendo, portanto, uma fraqueza.
Por outro lado, ao perceber que isso está prejudicando o exercício das suas funções, você pode reavaliar seu desempenho e iniciar o seu dia realizando as tarefas de que menos gosta. Com isso, conquistará a disciplina necessária para concluir todas as suas obrigações diárias e manterá seu fluxo de trabalho sob controle.
Percebe como a fraqueza oriunda da procrastinação pode vir a torna-se uma qualidade ao transformar-se em dedicação e organização?
Tudo o que você tem de “pior” pode se transformar no seu melhor através da autodisciplina. Portanto, esteja sempre atento às suas forças e fraquezas e disposto a mudar e a melhorar através delas.
2. Afaste-se de toda e qualquer tentação ou distração
Tudo aquilo que você não vê, você não deseja.
Então, toda vez que perceber que está cercado por coisas que atraem demais a sua atenção e o afastam de seus propósitos e objetivos, afaste-se.
Retire todas as distrações de perto de você e mantenha o foco naquilo que definiu como meta. Logo, se deseja mudar sua alimentação consumindo alimentos mais saudáveis, jogue fora todos os produtos processados do seu armário. Se espera melhorar suas notas da faculdade, desconecte o vídeo game da tomada, guarde-o em uma caixa e deixe bem longe do seu local de estudos.
Percebe como tudo é uma questão de esforço pessoal?
Você está abandonando velhos hábitos para se concentrar naquilo que realmente importa em determinado momento. Isso também é autodisciplina.
3. Defina seus objetivos com clareza e desenvolva um plano para colocá-los em prática cultivando autodisciplina
Pense no significado de sucesso para você e defina objetivos fixando-se somente nas coisas que realmente quer e tem condições de conquistar.
Nesse sentido, evite gastar seu tempo com objetivos irreais ou fora de alcance e faça planejamentos considerando tudo o que consegue realizar no seu momento atual.
Lembre-se de que você precisa saber onde está indo para não desviar ou se perder do caminho e é, por essa razão, que é tão importante estabelecer quais são as suas prioridades.
Tendo isso em vista, desenvolva um plano de execução levando em conta o tempo que gastará em cada etapa e as estratégias que poderá utilizar para conseguir conquistar suas metas e objetivos.
Uma estratégia que gera ótimos resultados é criar um storyboard bem colorido e adicionar nele figuras que representem tudo aquilo que espera realizar. Dessa forma, toda vez que olhar para a sua parede verá tudo o que já conseguiu concretizar, fortalecerá ainda mais sua autodisciplina, e ativará a sua motivação e entusiasmo em prol dos passos que ainda precisará dar para alcançar o sucesso.
4. Mantenha sua força de vontade sob controle
Você não conquistará, magicamente, a autodisciplina. Afinal, ela vem através do desenvolvimento de práticas diárias capazes de criar a noção de responsabilidade que sempre o moverá para o caminho daquilo que precisa realizar.
Sendo assim, de nada adianta determinar que começará a agir na segunda-feira e por preguiça, desistir já na metade da semana. Escolha um pequeno passo e complete-o até o final.
Entenda que o processo não será fácil e que cultivar a autodisciplina nem sempre é uma tarefa agradável. Pois, não tem a ver com gostar ou não gostar de alguma coisa.
A autodisciplina surge através do entendimento de que você precisa, muitas vezes, fazer o que não quer, para conseguir chegar aonde quer.
Então, ultrapasse os limites da sua zona de conforto, desenvolva a sua força de vontade, aja com determinação, escolha uma meta e trabalhe diariamente nela.
Com a prática, você perceberá que não precisa ser um refém das circunstâncias e que pode desenvolver sua autodisciplina fazendo uma coisa por vez, objetivo por objetivo.
5. Busque por mentores de confiança que possam ajudá-lo a desenvolver autodisciplina
Você não precisa resolver tudo sozinho. Portanto, se tem dificuldade para manter o foco nos seus objetivos busque por um mentor que possa orientá-lo nessa missão.
Um mentor responsável fará uso das suas experiências pessoais para desenvolver um planejamento que possibilitará a você uma jornada ao encontro da sua autodisciplina.
Portanto, aceite os desafios que ele propor e pratique a autodisciplina aprendendo a fazer a coisa certa enquanto se concentra em tudo aquilo que estava fazendo da forma errada.
Ouça com atenção conselhos e orientações e aprenda mais sobre si mesmo ao mesmo tempo em que descobre novas estratégias e habilidades que o aproximarão, cada vez mais, daquilo que almeja conquistar.
6. Se falhar, perdoe-se e siga em frente
Mesmo os melhores planejamentos estão sujeitos a falhas. Logo, não existem motivos para desistir de tudo ou se desesperar diante de erros ou problemas de execução.
Esteja ciente de que você terá grandes sucessos, mas também estará sujeito a fracassos sombrios. Motivo pelo qual, o segredo é persistir e continuar.
A autodisciplina não acaba quando algo dá errado. Se você permitir, ela te auxiliará e proporcionará resultados positivos durante toda a sua vida.
Por isso, não pense nem por um segundo que seu foco, esforço e dedicação não valeram a pena. Um resultado ruim, só refletirá em uma vida ruim se você permitir.
Então, perdoe-se, avalie suas falhas, conserte seus planos de ação, renove seus objetivos e use os aprendizados de tudo que deu errado para fazer a coisa certa dessa vez.
Quanto mais você persistir, maior será a sua autodisciplina e como consequência, melhor será o seu futuro.
E agora me conta: O que faz para cultivar autodisciplina?