6 passos simples para planejar seu próximo ano
Você já começou a planejar seu próximo ano? O que pretende fazer para alcançar seus planos e objetivos futuros?
Segundo pesquisas recentes, são poucos os brasileiros que planejam seus futuros no longo prazo. Em vista disso, muitos apenas prometem para si mesmos uma mudança, no entanto, é mínimo o número de pessoas que definem metas e prazos para realizarem seus objetivos.
Sendo assim, se pertence ao time que ainda não sabe como planejar seu próximo ano, deixo aqui alguns passos que poderão ajudá-lo a definir o que quer conquistar e como deve iniciar seu planejamento para chegar lá.
Vamos a elas!
1. Planeje suas metas profissionais e pessoais separadamente
Suas metas pessoais nunca serão iguais às suas metas profissionais. Razão pela qual, ao analisar que caminhos irá seguir, você deverá separar essas duas áreas.
Para tanto, defina um tempo para pensar em cada uma de suas metas e comece a planejar seu próximo ano, estabelecendo o que pode ser alcançado de forma mais rápida.
Por exemplo, você pode desde já escolher um curso para crescer na carreira e, simultaneamente, definir quando ampliará sua família. Nesse sentido, precisará alinhar uma coisa à outra, mas sem misturar ambas. Ou seja, terá que determinar em quais horários fará o curso para que ainda possa também dar conta de cuidar de mais um filho.
Entenda que cada decisão envolve elementos diferentes. Assim, só cabe a você organizar sua rotina para que tanto uma área quanto a outra funcionem bem.
2. Para planejar seu próximo ano, faça um levantamento de tudo que conquistou no ano anterior
Não seja negativo quando começar a avaliar o ano que já passou.
Afinal, mesmo que não tenha alcançado seus objetivos, com certeza obteve algum aprendizado de valor. Logo, antes de se desesperar por tudo que deu errado, tente planejar seu próximo ano baseando-se naquilo que concluiu no ano anterior e analisando situações que o impediram de chegar onde desejava.
Dessa forma, conseguirá observar os problemas que atrapalharam seus planos e desenvolver uma estratégia para que esses problemas não voltem a acontecer.
3. Planeje seu próximo ano definindo etapas que possibilitem o alcance da sua meta principal
Se você já sabe onde deseja estar no dia 31 de dezembro de 2023, comece hoje a estabelecer etapas que possibilitem o alcance de seus objetivos.
Para isso, anote todas as fases do seu planejamento, começando por tudo aquilo que tem condições de concluir de forma mais rápida. Em seguida, defina todas as atividades que o ajudarão a alcançar sua meta principal. E, por fim, para planejar seu próximo ano, elenque todos os obstáculos e desafios que poderá enfrentar.
Lembre-se de que nem tudo pode ser previsto, contudo, você pode se precaver, estabelecendo ações para minimizar o impacto de possíveis problemas.
4. Para planejar seu próximo ano, faça uma lista das coisas que não deve fazer
Crie uma lista pensando em tudo aquilo que causa distração ou que diminui sua produtividade e estabeleça como meta não voltar a repetir essas atitudes.
Como estratégia, separe das suas tarefas diárias aquelas que são menos importantes e aprenda a delegar. Isso economizará o seu tempo e aumentará sobremaneira o seu desempenho.
Portanto, não confunda o ato de delegar com preguiça e siga com seus planos sem medo de ser feliz. Atente-se ao que precisa fazer e pare de perder tempo com coisas que atrapalham a organização da sua rotina.
Assim, conseguirá ter um maior espaço de tempo para priorizar seus planos e também, se sentirá mais tranquilo para planejar seu próximo ano sem deixar nada importante para trás.
5. Esteja atento aos seus comportamentos e ações
Sua atitude determina tudo. Logo, tenha sempre em mente o fato de que coisas ruins podem acontecer e não se sinta frustrado diante do primeiro obstáculo.
Para tanto, não permita que imprevistos te afastem de suas metas. Para planejar seu próximo ano, mantenha uma atitude positiva e tente ver o lado bom de cada acontecimento ruim.
Dessa forma, estará mais receptivo e aberto a mudanças e aprenderá a moldar seus comportamentos e ações sem prejudicar seus planos futuros.
6. Para planejar seu próximo ano comprometa-se em comemorar as pequenas vitórias
Todas as suas vitórias são importantes. Sendo assim, prepare-se desde já para comemorá-las sem pensar no tamanho das mesmas ou no quanto elas contribuem para a sua meta principal.
Agindo dessa forma você não só alcançará melhores resultados como também aprenderá que tudo o que conquista tem valor.
Mesmo porque, boas energias atraem sempre boas energias. Em vista disso, quanto mais você agradecer e comemorar, melhor será o seu astral e a sua disposição para conquistar, sempre e cada vez mais, aquilo que sonhou ou planejou para o seu futuro.
Agora que já está ciente sobre estes 6 passos, me conta:
O que você planejou para o próximo ano? Estes passos foram úteis para você?
Divida conosco a sua opinião e as suas experiências!