7 dicas para eliminar pessoas tóxicas da sua vida

Assim como vícios que prejudicam a nossa saúde, pessoas tóxicas também são altamente perigosas.

Podemos perceber esse fato quando nos deparamos com determinados indivíduos que parecem sugar as nossas energias.

E não precisam de muito para fazerem isso.

Afinal, apenas com poucas palavras já destilam veneno suficiente para abalar nossas estruturas.

Claro que, isso só acontece se permitirmos que a situação chegue nesse ponto. Pois, só somos afetados quando acreditamos que precisamos aguentar esse fardo.

Nesse caso, tudo passa a ser uma questão de escolha e tanto eu, quanto você, podemos e devemos adotar estratégias que afastem a toxidade de nossas vidas.

Quer saber como? Então te convido a ficar comigo até o final deste artigo e a acompanhar as dicas que vem seguem logo abaixo. 

1. Aprenda a identificar as “fontes de toxidade”

Olhe ao seu redor e identifique quais são as maiores fontes de toxidade que atrapalham o seu dia a dia.

Para tanto, observe o seu relacionamento com colegas de trabalho, familiares e amigos próximos e descubra quais destes afetam o seu humor, bem-estar ou autoestima.

Após realizar essa primeira avaliação, reflita sobre os seus sentimentos e, se perceber que está cercado por algumas pessoas tóxicas, afaste-se imediatamente e não se sinta mal por isso.

Entenda que para prosperar na vida, você precisa estar em ambientes saudáveis e conviver com pessoas que torcem pelo seu sucesso. Qualquer outro indivíduo que diminua os seus feitos ou o seu valor, não tem consideração por você, nem muito menos, espera que você seja feliz hoje e no futuro.

2. Para se livrar de pessoas tóxicas seja firme

Muitas pessoas tóxicas “vestem a pele” de boazinhas com o intuito de manipular aqueles aos quais desejam prejudicar.

Por essa razão, se sofreu algum dano físico ou emocional através da ação de alguma pessoa tóxica e deu um basta nessa situação, seja firme e não volte com a sua decisão.

E digo isso por experiência própria.

Pois, sei que toda vez que permitimos que o outro nos manipule, por acreditarmos que está arrependido do que fez, acabamos nos prejudicando ainda mais lá na frente.

E isso acontece porque deixamos de lado a nossa experiência e intuição para acreditarmos cegamente no desejo de mudança e na bondade alheia.

No entanto, nem todas as pessoas conseguem ou querem mudar e muitas dessas, só se sentem realizadas quando conseguem machucar ou prejudicar aqueles que consideram mais fracos.

Então, aja com firmeza. Não é não e ponto final. Você não precisa estar na presença de quem não lhe quer bem.

3. Estabeleça limites

Se você não pode afastar pessoas tóxicas da sua vida por motivos de trabalho ou questões familiares, mostre a sua força e aprenda a se impor.

Quer saber como? Vou te explicar de uma forma muito simples… Defenda-se das agressões.

Se alguém altamente tóxico vier até você com conversas desagradáveis ou desconcertantes, não se encolha. Rebata a agressão de forma elegante, breve e ríspida, e prove que não está para brincadeira.

Dessa forma, além de demonstrar que sabe impor limites, você provará que preza por seus valores e reconhece quem é.

Portanto, não é, e nem nunca será refém de alguém que não tem respeito nenhum pelo seu espaço, experiência de vida e existência.

4. Para se livrar de pessoas tóxicas, não seja tão bonzinho

Sei que é ruim tratar os outros com certo distanciamento.

Entretanto, se você, assim como eu, tem o hábito de ser altruísta e exagera na empatia, na presença de pessoas tóxicas, todo cuidado é pouco.

Pense da seguinte forma: a sua bondade é o alimento ideal para aqueles que esperam lucrar ou tirar alguma coisa de você. Sendo assim, quanto mais gentil e prestativo você for, mais de si mesmo terá que dar para fornecer tudo o que essas pessoas querem sugar de você.

Ok… Sei que é uma perspectiva um tanto quanto cruel, mas a vida é assim.

Em suma, durante toda a nossa jornada, somos agraciados com a presença de pessoas amáveis e generosas e, na mesma medida, conhecemos a dor através do convívio com pessoas tóxicas.

A balança tem dois lados, um do bem e outro do mal. Logo, só cabe a você decidir qual lado vencerá.

Então, seja bondoso com quem merece a sua consideração e generosidade. E, com os demais, seja apenas tolerante. Faça o mínimo que precisa fazer, apenas para manter uma relação respeitosa e saudável.

5. Não tente salvar todo mundo

É muito comum que pessoas tóxicas se passem por frágeis para chamarem atenção e conseguirem o que querem. Contudo, você não é obrigado a resgatá-las, nem muito menos a salvá-las de seus próprios problemas.

Mesmo porque, esse é apenas um estratagema para mantê-lo por perto. Afinal, por um breve momento, sua presença é necessária.

Entretanto, assim que essas pessoas tóxicas não precisarem mais de você, vão procurar outros que satisfaçam suas necessidades, ambições e desejos pessoais.

Por esse motivo, é besteira pensar que você pode mudar determinado indivíduo ou que ele mudará no futuro. Você não precisa deve expectativas, nem salvar ninguém.

Deixe que o tempo cuide de tudo, distancie-se, e torça para que tais pessoas tóxicas aprendam com seus erros e evoluam dentro de suas próprias condições.

6. Para afastar pessoas tóxicas de sua vida, não as aceite de volta

Se optou por afastar-se de alguém, tenha certeza de que está realmente pronto e não retorne ao ponto de partida.

Tente resgatar da memória todo o mal que essa pessoa te fez e mesmo que ela implore, não permita que retorne para a sua vida.

Para tanto, visualize o seu futuro adotando uma perspectiva diferente e se dê o devido valor.

Aceite que tudo aquilo precisou ficar para trás para que você pudesse seguir com a sua vida, e aposte na sua felicidade.

Você merece o melhor, portanto, mantenha-se próximo daqueles que retribuem, de bom grado, ao seu carinho e atenção.

7. Seja seletivo

Você não precisa ter diversos relacionamentos para se sentir bem consigo mesmo. Na verdade, só precisa de alguns poucos relacionamentos significativos e verdadeiros.

Sendo assim, toda vez que perceber que está priorizando quantidade à qualidade, reflita sobre as suas escolhas.

Afinal, de nada adianta ter dezenas de amizades se grande parte dessas pessoas não lhe fazem bem.

Aprenda a ser mais seletivo e afaste a toxidade dos seus grupos sociais.

Para tanto, reduza suas relações com pessoas tóxicas e vá, pouco a pouco, eliminando as energias negativas que pairam sobre a sua vida.

Enfim… Agora que já sabe como afastar pessoas tóxicas da sua vida, me conta:

Como você elimina a toxidade dos seus ambientes de convivência?

Já sofreu algum dano emocional ou físico devido ao convívio com pessoas tóxicas?

Compartilhe comigo sua experiência!

Sirlei StoccheroMentora Internacional