9 dicas para manter a positividade em alta durante a busca por emprego
Manter a positividade em alta durante a busca por emprego é um desafio para grande parte das pessoas.
Principalmente porque é natural desanimar e ficar abalado diante de tantos retornos negativos ou pior, frente a nenhum retorno. E isso acontece com a maioria dos indivíduos ao menos uma vez em suas vidas. Parece uma corrida de obstáculos interminável, que pode durar meses ou anos, onde o único vencedor é sempre o próximo obstáculo.
Afinal, quando maior a espera, menores parecem ser as chances de alcançarmos a linha de chegada.
Se esta condição indicada acima te representa, não se apavore. Por mais árduo que seja o caminho, durante o trajeto, sempre encontramos uma resposta. Por essa razão, para facilitar o seu processo de busca por emprego, vou apresentar algumas dicas alternativas que com certeza te ajudarão a manter-se firme e concentrado mesmo diante dos maiores desafios.
Aceita me acompanhar nas próximas linhas? Então, “simbora”!
1. Não se sinta mal ou culpado por sua condição atual
Seja por conta da pandemia do Covid-19 como por qualquer outra situação econômica, é normal que instabilidades no mercado de trabalho tenham como consequência o desemprego.
Logo, se você perdeu o emprego por uma destas causas ou mesmo que tenha sido por um erro no desempenho da sua função, não há motivos para sentir-se culpado.
Mesmo porque todos nós cometemos erros e diante de alguns cenários, manter-se empregado não é algo que depende somente de você. Empresas podem falir, departamentos podem ser desmembrados e ocupações podem deixar de existir. Tudo isso como consequência de um momento econômico.
Sendo assim, o mais importante durante a busca por emprego, é manter o foco em tudo aquilo que você pode controlar, sem permitir que pensamentos negativos te controlem. Tente ser paciente durante os processos de seleção e viva um dia de cada vez. Neste sentido, tudo bem sentir-se cansado. Só não vale desistir ou desanimar por considerar que tudo que ocorreu até o momento, foi exclusivamente culpa sua.
2. Valorize suas qualidades e habilidades
Não permita que as dúvidas dos outros te façam duvidar de si mesmo.
Todos nós temos habilidades e qualidades que nos diferenciam uns dos outros. Em vista disso, afirmo com convicção, que você também as tem.
Portanto, todas as vezes que sentir uma pontada no peito e uma tristeza imensa por seu momento atual, lembre-se de tudo pelo que já passou. Busque na memória as habilidades e qualidades que te ajudaram em outras situações e faça um mapa mental de todas as suas realizações.
Lembre-se: Agora você está vivenciando todos os desafios da busca por um emprego, mas nenhum deles é forte o suficiente para invalidar suas virtudes e competências.
3. Não fique pensando que é algo pessoal ou que o problema é só com você
Muitas pessoas perdem seus empregos, são deixadas para trás, são enganadas por seus próximos ou levam um “puxão de tapete” de um colega de trabalho.
Sendo assim, nada do que está vivendo agora reflete-se em algo pessoal ou trata-se somente de você.
Por isso, afaste este pensamento e tente trabalhar a sua mente tornando-a mais resistente. Desta forma, todos os desafios que chegarem até você serão enfrentados de forma mais calma, sem o sentimento perseguição ou a sensação de carma ruim.
Conserve o seu foco na sua busca por emprego e pare de comparar a sua evolução com a de outras pessoas. Acredite, só conseguimos observar as coisas e acontecimentos superficialmente e talvez, a vida maravilhosa da qual o outro tanto se orgulha e mostra sem se cansar, não seja tão maravilhosa assim.
4. Mantenha a sua mente ocupada durante sua busca por emprego
Cuide da sua saúde e não deixe as suas necessidades pessoais de lado.
Quando se sentir cansado ou desanimado, procure realizar atividades agradáveis que tragam conforto para o seu corpo e mente. Pratique o autocuidado e faça exercícios de respiração profunda para relaxar e aliviar o estresse.
Além disso, durma o suficiente e dedique um tempo para a família. Reúna-se com pessoas que não vê a algum tempo e coloque o papo em dia.
Não permita que a sua busca por emprego te afaste de tudo aquilo que lhe faz bem. Afinal, manter seu estado de espírito e humor em alta são atitudes que com certeza renovarão suas energias e deixarão sua jornada bem mais suave.
5. Aproveite este tempo para ser a melhor versão de si mesmo
Só conseguimos nos aprimorar quando aceitamos nossas falhas, potencializamos nossas qualidades e passamos a dar mais atenção às nossas necessidades e intenções.
Logo, aproveite este momento de busca por emprego para estabelecer uma conexão mais forte consigo mesmo. Avalie suas ações até aqui e defina estratégias para melhorar suas habilidades ou para aprender algo novo.
Observe outras opções de profissões e carreira e reinvente-se. Faça testes de aptidão gratuitos, pesquise diferentes áreas e descubra novas formas de aproveitar suas competências.
Em suma, concentre seus esforços em melhorar a si mesmo e ao mesmo tempo, tente encontrar um caminho que contemple suas principais aptidões e desejos.
6. Nunca abandone o seu propósito de vida
Quando somos guiados por um propósito dificilmente perdemos o nosso foco.
Sendo assim, agregue valores ao novo emprego que vão além do próprio emprego. Pense em tudo que espera conquistar, como por exemplo, a compra de um imóvel, ser capaz de pagar uma nova graduação, mestrado ou doutorado ou ter reservas suficientes para aproveitar a aposentadoria.
Afinal, o emprego não é um fim, mas o meio para chegarmos a tudo que ansiamos alcançar por fim.
Fora isso, considerando todos os desafios que englobam a busca por emprego, ter sempre em mente um objetivo com valor e significado, te ajudará a manter-se forte mesmo nos seus piores dias.
7. Afaste-se de pessoas tóxicas durante sua busca por emprego
Não há nada mais prejudicial para a sua busca por emprego do que conviver constantemente com pessoas que sempre tem algo negativo para dizer a seu respeito.
Seja culpando-o pelo desemprego ou desaprovando suas ações, pessoas tóxicas sempre encontram uma forma de desmotivar e agredir, sem considerar as dores do momento pelo qual está passando.
Por essa razão, caso perceba que os ambientes que frequenta estão cercados por indivíduos com uma energia negativa e prejudicial, busque por novos ares.
Uma boa alternativa é se conectar através das redes sociais com pessoas que estão passando pelos mesmos problemas que você. Ou, se preferir, você pode também estabelecer uma relação mais próxima com pessoas já conhecidas que torcem por você e são solidárias e acolhedores com a sua condição atual.
Isso te ajudará a compartilhar informações e ideias e quem sabe, possibilitará como bônus, o alcance de novos contatos que poderão colocá-lo novamente no mercado de trabalho.
8. Faça afirmações positivas para si mesmo
Quando se sentir inquieto ou triste e for dominado por diversos pensamentos negativos, faça substituições, tendo em vista suas principais qualidades.
Por exemplo, ao invés de pensar que o que está vivendo no momento presente parece não ter fim, substitua por: “Tudo isso é temporário e logo vai passar”.
O mesmo vale quando começar a se depreciar ou menosprezar sentindo-se menor que todos os demais.
Logo, substitua o pensamento de que não é bom o suficiente e não tem o necessário para alcançar o sucesso, por: “Sou mais do que suficiente. Sou inteligente, competente e por isso tenho a plena convicção de que serei um profissional de sucesso”.
Sei que escrevendo assim tudo parece meio vago, mas com a prática, você aprenderá a criar seus próprios mantras e frases de impacto. Assim, se sentirá mais seguro e com certeza reativará suas energias dominando toda e qualquer afirmação negativa.
9. Mantenha-se forte durante sua busca por emprego
Busque dentro de si por todas as suas motivações e por tudo aquilo que te faz querer manter-se em pé e vencer na vida.
Pense no seu futuro, no futuro da sua família, no seu bem-estar, nos seus objetivos de longo e curto prazo e faça da resiliência o seu lema de vida.
Mude a forma como vê, compreende, absorve, processa e principalmente como reage aos acontecimentos. Não permita que a visão do pior cenário possível iniba a imagem de tudo de bom que ainda está por vir.
Primeiramente, diante de uma situação ruim, respire fundo e faça uma pausa para pensar com calma a respeito. Depois, analise a situação de forma objetiva e por último, condicione a sua mente na busca por soluções possíveis que não só resolverão o problema, mas também lhe trarão um novo horizonte de possibilidades.
Durante a sua busca por emprego, qualquer pequeno evento ruim pode vir a transformar-se em um grande espetáculo. Diante disso, manter-se forte e focado no seu propósito, são atitudes que te ajudarão a trilhar um melhor caminho sem perder de vista tudo de bom que deseja para si.
E agora me diz: O que faz para manter sua positividade em alta durante a busca por emprego?
Deixe a sua contribuição nos comentários e ajude outras pessoas que podem estar enfrentando os mesmos desafios que você!