Algumas manhãs, você pode sentir que há algo mais profundo do qual você poderia fazer parte. Você sente vontade por alguma coisa diferente, algo que te da paixão de fazer, mas não consegue definir exatamente o que – e te ilude e te frustra.
Você não tem certeza de como encontrar um propósito na vida. Você pode ter ouvido histórias de muitas pessoas, músicos que sentiram seu chamado durante toda a vida; os Mozarts do mundo que perseguiram suas paixões desde o momento em que saíram do útero. No fundo, você gostaria de ter esse “conhecimento” para seguir em frente na sua vida.
Francamente, você sabe: basta um pouco de aprofundamento para descobrir a verdade.
Pense em descobrir sua paixão como o trabalho de um escultor mestre, lentamente removendo a pedra para revelar a obra-prima que está por baixo. O propósito da sua vida é esta obra-prima, simplesmente escondida sob a superfície, esperando para ser liberada.
A maneira mais rápida de aprender como encontrar um propósito na vida é por meio da arte da introspecção: mergulhar na essência mais profunda de quem você é para retirar as peças para montar o quebra-cabeça do propósito.
Pense no propósito da sua vida como um fio de ouro; para alguns, esse fio vem na forma de uma determinada carreira ou profissão, enquanto para outros parece uma forma de ser ou de expressão.
Vamos usar a analogia de uma viajem épica através do oceano para levá-lo em sua jornada para encontrar um propósito na vida.
Por que você quer isso?
No final das contas, você está tentando melhorar sua vida e viver com sentido. Você quer mais prazer mais sabor, mais plenitude. No sentido mais estrito, você deseja se tornar uma pessoa melhor. Você quer acordar de manhã animado, pulando da cama com uma sede de vida que não sentia desde que era criança.
Seu propósito pode ser a força motriz por trás disso! Se você se sentir perdido, seu senso de propósito pode ser sua conexão com algo maior, algo que permitirá que você realmente faça a diferença.
Ainda assim, o seu “porquê” pode ser diferente. Antes mesmo de deixarmos solo firme, você precisa disso como sua âncora, apenas no caso de as coisas ficarem um pouco nebulosas. Para encontrá-lo, basta responder a esta pergunta:
Por que você quer encontrar seu propósito na vida?
Escreva ou lembre-se do que surgir na sua mente. Pode ser algum dos motivos acima, ou pode ser algo totalmente diferente. Seja o que for, anote bem.
As ferramentas para sua jornada:
Antes de qualquer grande aventura, você quer ter certeza de que suas ferramentas e suprimentos estão funcionando bem. Para esta missão, as ferramentas são simples: você precisará de uma caneta e um pedaço de papel, uma memória de trabalho e a unidade para descobrir o que você decidiu encontrar.
Antes de irmos, existem algumas coisas que você precisa adotar de antemão. Pense nesses itens como o código de conduta básico para sua jornada.
1-Parabenizo-me com o trabalho árduo e o esforço cansativo que será necessário para descobrir o grande propósito da minha vida.
2-Eu sei que meu propósito pode não ser diretamente óbvio, mas vou investir tempo para encontrá-lo. 3-Acredito que encontrar meu propósito é inteiramente possível.
4-Eu sei que encontrar o propósito da minha vida pode levar a algumas mudanças grandes (positivas).
5-Eu sei que encontrar o propósito da minha vida vai me deixar com o poder de moldar meu próprio destino.
Depois de deixar as afirmações acima se estabelecerem, você está pronto para libertar seu navio do cais e partir. Suas ferramentas estão afiadas e sua mente está preparada: Parabéns! Você chegou mais longe do que a maioria das pessoas.
Matando os Monstros Internos:
Quando você zarpar pela primeira vez em águas desconhecidas, haverá uma resistência inicial, um medo penetrante do desconhecido.
O primeiro monstro que você enfrentará provavelmente será suas crenças internas. Eles podem tentar pará-lo em seu caminho ou dizer que você está louco por tentar encontrar seu propósito em primeiro lugar. Eles podem dizer coisas duras, como “Você não merece ter um propósito” ou “Você nunca encontrará o que procura”.
Para combater seu diálogo interno, você precisa primeiro perceber que está acontecendo. Quando você começa a realmente prestar atenção aos pensamentos enquanto eles estão na sua mente, eles perdem o poder. Eles obtêm sua força maligna operando abaixo da superfície, então quando você ilumina um holofote de consciência sobre eles, eles perdem o controle sobre você.
Depois de familiarizar-se com esses monstros internos, será mais fácil matá-los!
Em seguida, você deve balançar sua espada da ação.
Experimente isso: quando você se deparar com uma crença que ameaça interromper sua jornada, respire fundo, olhe bem nos olhos e aja de qualquer maneira.
Isso o ensinará a desenvolver o músculo da coragem, e sua coragem centrada no coração lhe dará algo em que se apoiar durante sua incerta busca. Em última análise, isso irá melhorar sua saúde mental em geral.
Perguntas para seu mergulho interno:
Agora que você sabe por que está fazendo isso e como superar qualquer obstáculo, está pronto para o mar turbulento. Sua preparação está feita, a costa agora está fora de vista. Tudo o que resta é você e os mares de sua alma.
Você pode ler o livro O Propósito da sua Vida de Michael J. Losier, para aprender sobre algumas questões que o ajudarão a descobrir sua paixão e propósito:
Agora, prepare-se para mergulhar fundo. Lembre-se de que vamos analisar tópicos comuns em sua vida e os desejos profundos que você tem atualmente para lhe dar uma força maior de aprender como encontrar um propósito na vida.
Etapa 1: As perguntas para revelar a alma
E se você tivesse todo o dinheiro do mundo, como gastaria seu tempo?
Como seria o seu dia perfeito? Descreva cada detalhe…
Que atividades colocam fogo em sua alma?
Não tenha medo de mergulhar fundo com essas perguntas e anote tudo o que vier à sua mente.
Certifique-se de criar tempo para refletir sobre essas questões. Nada é muito estranho, então faça o possível para desligar o filtro mental. As melhores respostas virão quando você puder desligar seu autojulgamento.
Depois de ter essas respostas em mãos, vamos dar um pequeno passeio de volta em sua memória para desenterrar mais algumas respostas e aprender como encontrar um propósito na vida.
Quando você é criança, sua experiência de vida é mais libertadora, lúdica e viva. Seus caprichos direcionam sua vida e você está mais conectado a uma corrente mais profunda. Nesta fase da sua vida, o mundo exterior ainda não moldou os seus sonhos. Você tem acesso direto às suas paixões e propósito.
Todos nós tínhamos coisas que gostávamos de fazer quando crianças, mas acabamos desistindo por causa da praticidade da vida moderna. O que vamos fazer aqui é dar um passeio por seus bancos de memória e tentar obter algumas lembranças dessa sabedoria infantil.
Etapa 2: Conecte-se com sua criança interior
O que lhe trouxe imensa alegria quando criança?
O que você estava fazendo quando perdeu a noção do tempo?
Do que seus pais tiveram que arrastar você para longe?
O que você amava profundamente antes de o mundo lhe dizer para ser prático?
Mais uma vez, mantenha sua mente em um lugar aberto. Se você estiver tendo problemas, pode ajudar olhar para uma foto sua quando você era mais jovem ou pegar um velho bicho de pelúcia ou outro item que o mande de volta para as memória da infância.
Tecendo seu fio de ouro:
Agora que você se afastou das redes sociais por tempo suficiente para enfrentar os mares épicos, o outro litoral está à vista. O último trecho da jornada é amarrar todos os pedaços que você encontrou e encontrar os temas comuns.
Seu trabalho agora é examinar cuidadosamente todas as suas respostas e ver se você consegue extrair alguma idéia comum que esteja em ambas as listas.
Talvez você sempre quis ser escritor desde criança, e colocar palavras em uma página todos os dias realmente deixa sua alma em chamas. Há uma boa chance de que a escrita esteja envolvida no propósito de sua vida.
Talvez você sempre tenha sido fascinado pelas estrelas e pelo cosmos e sempre teve uma profunda conexão com o tempo ao ar livre. Você pode combinar isso em uma excursão onde você conduz grupos de pessoas na selva para observar as estrelas e contemplar seu lugar no universo.
Talvez você quando criança amava brincar de ser professor, médico, construtor, cozinheiro, inventor…
Deixe sua criatividade reinar e não se preocupe se você não conseguir fazer uma conexão imediatamente. Às vezes, ajuda dormir sobre isso e deixar seu subconsciente trabalhar na solução para você.
Se você fez o trabalho, está no caminho certo para encontrar o propósito da sua vida. Quando estiver lá, você sentirá no fundo de seu coração!
Por Sirlei Maria Stocchero
Sem fronteiras para crescer e contribuir no Amor de Deus!
Empresária.
Master Coach Life & Business.
Idealizadora do Método SMS ;
“SINTA o propósito que existe dentro de você, MUDE tudo aquilo que te limita e SEJA quem você nasceu para ser”.