Os cinco países mais acolhedores para imigrantes brasileiros

Hoje, imigrantes brasileiros que desejam morar fora do país contam com diversas possibilidades para trabalho e também para estudos. Basta, em suma, encontrar o país que melhor se encaixa com os seus objetivos e verificar quais vistos garantirão a sua entrada.

E você: quer construir sua carreira profissional no exterior e não sabe por onde começar? Então vou te ajudar.

Primeiro, indicando brevemente, as novidades na validação de documentos aceitos no exterior. E em seguida, mostrando quais são os cinco países mais acolhedores para imigrantes brasileiros.

Vem comigo!

Novidades na emissão e validação de documentos no Brasil

Atualmente, as políticas brasileiras tem respeitado mais as imposições referentes a validação de documentos no exterior.

O novo modelo da CNH, lançado neste ano, possui agora um código de identificação. Por meio dele, é possivel confirmar a legitimidade do documento e os dados do motorista em inglês e espanhol.

Sendo assim, não há mais a necessidade de solicitar uma autorização para dirigir veículos no exterior.

Além disso, os cartórios, desde o dia 03 de junho, disponibilizaram um serviço de apostilamento eletrônico.

Com este serviço, imigrantes brasileiros conseguem receber certidões, diplomas e documentos públicos nacionais de forma online. Condição que auxilia estudantes e residentes que já estão no exterior e precisam certificar documentos. E, em contrapartida, agiliza a certificação de documentos de pessoas que estão no Brasil e pretendem ir para o exterior.

O apostilamento permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros nos 118 países signatários da Convenção da Apostila de Haia.

O serviço já está disponível em todos os cartórios do Brasil e a certificação de documentos pode ser solicitada online.

Bem, iniciei com a indicação de alguns serviços que já estão sendo ofertados no Brasil. Assim, percebemos que hoje, morar no exterior não é mais um “bicho de 7 cabeças”. Mas, como o objetivo principal do artigo não é este, vamos agora ao que interessa, indicando abaixo quais países são mais receptivos e fáceis para imigrantes brasileiros.

Qual país é mais acolhedor com imigrantes brasileiros e como escolher?

Seja para estudar ou para morar no exterior, é sempre importante avaliar quais países facilitam a entrada de estrangeiros. E também, o que eles têm a oferecer para os imigrantes. Afinal, sair de um ambiente confortável para outro que só trará dor de cabeça não vale a pena. Principalmente porque, quem deseja morar no exterior quer ter uma vida melhor, com mais segurança e recursos. Sendo assim, escolher sem pesquisar a fundo as características do país, pode transformar seus sonhos em pesadelos, gerando uma infinidade de arrependimentos.

Portanto, decidir de forma consciente é sempre melhor que escolher por impulso ou empolgação. E, muitas vezes, ir para um destino diferente daquele planejado no início, pode trazer inúmeras surpresas e descobertas culturais que não tem preço.

Desta forma, o que vale é descobrir o país certo para você, que garanta uma entrada mais segura e permita sua permanência de forma legal.

Entre os países preferidos pelos imigrantes brasileiros está o Canadá. Vamos descobrir o porquê?

1. Imigrantes brasileiros com destino ao Canadá

Na lista dos cinco países mais acolhedores para imigrantes brasileiros, não poderia faltar, de jeito nenhum, o Canadá.

Como possui baixa densidade populacional, o Canadá é hoje uma das principais escolhas de imigrantes que têm o objetivo de evoluir profissionalmente. Tendo em vista que, o país tem adotado medidas para facilitar a entrada de profissionais estrangeiros com formação em diferentes áreas.

Por meio do programa Express Entry, o “candidato” à imigração preenche um formulário online informando seus dados pessoais e qualificações. Mas,  precisa  ser selecionado por alguma empresa canadense para garantir a liberação do visto. Isto posto, o candidato precisará ter paciência, pois, o processo pode ser demorado e muitas vezes, ninguém pode vir a convocá-lo. Mesmo porque, o programa não garante a contratação, apenas disponibiliza as informações para as empresas que estão em busca de funcionários. Logo, a contratação ocorrerá de acordo com a oferta de vagas, independentemente da demanda.

Além disso, é possível também ir para o país com visto de estudante, desde que a documentação e os dados de matrícula do curso estejam em dia. E lá, após conseguir um emprego, trocar a modalidade do visto, por solicitação do empregador, para visto de trabalho.

Para tanto, o estudante precisa ter mais de 18 anos e o Ensino Médio completo. Em todos os países indicados aqui nesta lista, com exceção do último, precisa haver também a comprovação de um determinado valor em dinheiro. Mas, a quantia é variável e esta questão precisa ser avaliada previamente para evitar problemas.

Além do mais, vale destacar que tanto os estudantes de graduação quanto os trabalhadores, precisam ter fluência na língua inglesa.

Dadas as diferentes modalidades de visto, é importante sempre entrar em contato com serviços especializados de imigração. Assim, você saberá quais são as melhores opções para o seu caso.

2. Como a Alemanha recebe os brasileiros?

A Alemanha é outro país que tem sofrido bastante, há anos, com a baixa taxa de natalidade. Motivo pelo qual, também tem adequado suas políticas de imigração visando atrair força de trabalho.

Neste caso, assim como no Canadá, a entrada de imigrantes brasileiros é facilitada, desde que haja a comprovação de qualificação profissional. Desta forma, se sobressaem, todos aqueles que comprovam ter além de certificações, uma larga experiência em suas áreas de atuação.

No Brasil, para conseguir a chance de buscar emprego na Alemanha por um período de 6 meses, você precisará fazer a solicitação no Consulado. Porém, só conseguirá a permissão para entrar no país se sua qualificação atender às exigências e regras para vistos de trabalho.

Logo, além da documentação pessoal e do visto em dia, precisará entregar um currículo e comprovar as informações contidas nele apresentado seus certificados. Terá também, por fim, que ter disponível uma certa quantia mensal em euros – o suficiente para te manter no país.

Para estudantes, as regras são similares em praticamente todos os países. Portanto, o estudante precisa ter Ensino Médio completo e ser maior de 18 anos.

Ao contrário do que ocorre no Canadá, não é exigida a fluência em alemão.

Conforme informado anteriormente, é sempre bom buscar por serviços especializados de imigração que indiquem o melhor caminho para você.

Confiar em “achismos” pode ocasionar em perda de dinheiro e erros de processo. E isso, eu acredito que seja algo que ninguém quer, não é mesmo?

3. Como Portugal recebe os imigrantes brasileiros?

Portugal é hoje o destino mais buscado por imigrantes brasileiros, seja para estudar, trabalhar, ou para levantar a documentação necessária para garantir a cidadania portuguesa.

Para intercambistas é exigida a apresentação do documento para identificação de estrangeiros e a comprovação de matrícula em algum curso de graduação.

Para ficar em Portugal, também é necessária a liberação pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. E caso deseje ir com visto de trabalho, terá que verificar qual visto atende à sua qualificação e as regras para a emissão.

Com relação aos vistos de trabalho, o melhor sempre, independentemente do país de destino, é entrar em contato com serviços especializados. Somente assim, saberá com certeza, qual a melhor modalidade de visto indicada para você.

4. Como os brasileiros são recebidos na Irlanda?

Um dos queridinhos da vez e o país que não poderia faltar nesta lista só poderia ser a Irlanda. Principalmente porque, para residir, estudar e trabalhar no país, os imigrantes brasileiros, não precisam de muito e podem fazer um simples curso de idiomas.

Claro que, você permanecerá no país somente até o tempo de conclusão do seu curso. Mas, nada te impede de se matricular em outros e regularizar seu visto a cada curso adicional.

Fora isso, você também poderá trabalhar enquanto estuda. E, diante disso, se tiver sorte, pode conseguir um visto de trabalho, que garantirá sua estadia por mais tempo no país.

O visto de estudante garante o direito de ficar por um período de 8 meses na Irlanda, desde que o curso e o estudante atendam a alguns requisitos básicos:

  • O estudante precisa ter o Ensino Médio completo e mais de 18 anos de idade;
  • O curso deve ter uma carga horário mínima de 15 horas semanais;
  • O curso tem que ter a duração mínima de 25 semanas.

Você poderá solicitar o visto de estudante no Brasil e renová-lo duas vezes. Porém, caso deseje ficar mais tempo no país precisará encontrar um trabalho que lhe garanta um visto de trabalho formal.

5. É fácil ir para o Chile?

O Chile possui alguns acordos com o nosso governo e permite que imigrantes brasileiros morem em seu território durante um ano. Este é, portanto, o tempo que você terá para conseguir um emprego formal. Após isso, deverá solicitar a permissão de trabalho que tem validade de dois anos.

Até aqui acredito que assim como eu, você deva ter pensado: “então é mais simples”… Neste contexto, posso dizer que sim e não.

Solicitar o documento para ficar no país por um ano e depois o visto de trabalho são processos simples. O problema, na verdade, consiste na demora da liberação destes documentos que pode levar de três a doze meses. Condição que pode acarretar em problemas para você, caso não planeje direito suas datas e seu financeiro.

Além disso, é obrigatória também a emissão de uma identidade chilena. Documento que pode demorar um pouco até ser liberado.

Agora que você já sabe quais destinos te aguardam, escolha o seu e ative sua mente internacional em busca de novas experiências de vida e carreira.

E me conta: qual destes países considera o ideal para você?

Sirlei StoccheroMentora Internacional