Como superar crises que impedem seu desenvolvimento pessoal e profissional

Superar crises é um processo e faz parte da vida de todo ser humano.

Segundo pesquisas, cerca de 90% da população mundial sofreu ou ainda sofrerá um evento traumático que deixará marcas por toda a vida.

Razão pela qual, é muito comum associarmos a capacidade de superar crises à termos como força, resiliência, garra e resistência. Pois, é impossível prever quando algo inesperadamente ruim pode vir a acontecer. Mas, em contrapartida, também é impossível seguirmos em frente de forma saudável, sem antes superarmos nossos traumas.

Assim, seja diante de desastres naturais, acidentes, da perda de pessoas queridas ou de problemas de saúde, não podemos permitir que adversidades impeçam nosso desenvolvimento. Por isso, precisamos fortalecer nossas mentes e garantir que, mesmo frente a crises, sejamos capazes de alcançar todo o nosso potencial.

Quer prosperar após a crise? Então acompanhe estas dicas valiosas que irão te fazer superar problemas e prosperar, atingindo seu pleno desenvolvimento.

7 estratégias que fortalecem sua mente e te fazem prosperar e superar crises

As dicas indicadas abaixo são bem simples em seus significados, mas para muitos, podem ser de difícil execução. Portanto, siga sua jornada com calma e acredite no processo. No fim, tudo dará certo.

1. Para fortalecer sua mente: mantenha seu foco naquilo que pode controlar

Se a crise já ocorreu não tem como você voltar no tempo e impedir o problema. Agora, é necessário colocar a cabeça no lugar e não se cobrar ou culpar por situações que já aconteceram e que fogem do seu controle. Você não pode controlar tudo. Ninguém pode.

Logo, o que cabe a você e pode ser feito imediatamente, é gastar tempo, recursos e energia naquilo que consegue controlar. Mesmo que, no momento só seja capaz de controlar sua postura, esforços e ações.

Afinal, estes já são aspectos que melhorarão sua visão relacionada ao problema. E, como consequência, garantirão o alcance do foco e da concentração necessárias para a realização de tarefas e atividades do seu dia a dia.

Pare de se culpar. Mantenha uma atitude focada em tudo que pode fazer e realizar e distancie-se de pensamentos negativos e prejudiciais.

2. Para prosperar: reflita sobre seus aprendizados

O que você aprendeu com as suas experiências? O que a crise revelou sobre você? Quais foram seus comportamentos no momento da crise e como está agora que ela já passou?

As questões indicadas acima te ajudam a refletir sobre quem é e sobre a pessoa na qual se transformou após a crise.

Em primeiro lugar, porque nos mostram que, por trás de toda crise, existem aprendizados capazes de mudar, para melhor, nossos pensamentos e comportamentos. Em segundo lugar, porque após toda crise, descobrimos algo novo sobre nós mesmos e adquirimos a capacidade de evoluir e crescer. E em terceiro lugar, porque para superar crises, precisamos passar por processos que se iniciam com a dor e a sensação de perda e se encerram com a aquisição de habilidades que nos fortalecem frente à perda.

Portanto, quando você reflete sobre aprendizados adquire uma maior consciência sobre quem é, quem já foi, e quem poderá vir a ser. Sobretudo porque consegue perceber, com mais facilidade, todo o potencial que alcançou e poderá alcançar para ser ainda melhor do que é hoje.

3. Para prosperar: procure novas oportunidades

Quando a crise traz consigo perdas financeiras, como por exemplo, o desemprego ou a falência de um negócio, o melhor é sempre nos mantermos otimistas e partirmos em busca de novas oportunidades.

Mesmo porque, ao fortalecermos nossa mente aprendemos a aceitar que precisamos nos adaptar a mudanças. E descobrimos que mudar de rumo não é uma consequência ruim.

Superar crises é sim mudar. E toda mudança traz a oportunidade de modificamos nossos pensamentos, hábitos, comportamentos, perspectivas e ações em prol de uma vida melhor.

E eu acredito que é assim que aprendemos, crescemos e evoluímos, garantindo nosso bem-estar pessoal e financeiro, bem como a prosperidade de nossas famílias.

4. Para superar crises e prosperar: reconheça sua força interior

Aprenda a confiar na sua capacidade de superar crises e enfrente todos os obstáculos que a vida colocar em seu caminho.

Só descobrimos a nossa força, quando a vida nos mostra que chegou o momento de sermos fortes.

Sendo assim, não se desespere se no começo você se sentir perdido ou muito triste. Todas as etapas pelas quais você passa são necessárias para revelar sua resiliência.

E é só a partir da superação de cada uma delas que você encontrará novas formas de lidar com a dor e fortalecerá seu corpo e mente para tudo que ainda precisará enfrentar.

Principalmente porque, a força adquirida agora será a base que possibilitará a conquista de novas habilidades frente a crises.

É, desta forma, que você se blindará e atingirá o potencial necessário para lidar com o inesperado.

5. Para fortalecer sua mente: seja mais flexível

Aprenda a flexibilizar seus pensamentos, atitudes e comportamentos e avalie com cuidado seu cenário atual.

Quando adaptamos nossa mente e nos abrimos para novas realidades, alcançamos um novo nível de compreensão e empatia que eleva nosso desenvolvimento.

Pois, paramos de repetir nossos padrões e abandonamos paradigmas que inibem o alcance de todo o nosso potencial. Assim, ficamos mais atentos às nossas necessidades e às necessidades de outras pessoas e agimos de forma mais consciente.

Condição que possibilita a expansão de nossa consciência e a aquisição de novos hábitos que condicionam, eficientemente, nossas ações diante de problemas.

6. Para superar crises e prosperar: seja grato

Mesmo nos momentos mais difíceis, pratique a gratidão.

Sei que ao ler esta frase, você possa estar se perguntando: Como posso ser grato se não há nada a que agradecer?

Então lhe mostro o seguinte: Talvez você esteja passando por dificuldades financeiras, mas goze de boa saúde. Pode ser que não esteja com a saúde em dia, mas seus entes queridos estão saudáveis e bem. Talvez tenha uma renda apertada, mas vive em uma família harmoniosa e amorosa. Pode ser que tenha sofrido a perda de em ente querido, mas ainda tem pessoas que te amam e te apoiam ao seu lado.

Enfim, na vida nunca tudo estará perfeito e sempre sentiremos falta de alguma coisa. Porém, quando nos policiamos para praticar a gratidão, reconhecemos nossa dor, mas lembramos também de tudo de bom que nos cerca.

Assim, criamos o equilíbrio e um balanço mental que alivia nossa mente e nos fortalece. Afinal, sabemos que para toda dor há também uma grande dose de amor. E é neste segundo aspecto que devemos focar, agradecendo pelas nossas vidas e por tudo que ela nos traz.

7. Para superar crises e prosperar: tenha fé

Não estou afirmando aqui que você precisa se apegar a alguma religião. Apenas saliento que, qualquer crença ou até mesmo sentimento que te faça sentir a presença de uma energia que te fortalece, te ajudará a superar crises.

Eu acredito que somos todos filhos de Deus e que Ele sempre nos fortalece frente aos piores acontecimentos ou situações.

Se este sentimento também existe dentro de você, ore, reze, e permita que Ele traduza seus pensamentos e emoções em respostas interiores que te ajudarão a encontrar um caminho.

Mesmo porque, a prosperidade após uma crise é um processo que só pode ser finalizado com sucesso através do seu emprenho e dedicação.

Portanto, preenche seu coração de esperança e luz e fortaleça sua mente e suas ações para superar qualquer dor que chegue até você.

Lembre-se: Deus sempre ajuda, mas cabe a você se ajudar também.

Agora que já sabe como superar crises e enfrentar os problemas que surgem em seu caminho, me conta:

Quais destas estratégias tem mais valor para você e quais delas você já pratica?

Sem mais a acrescentar, fico por aqui.

Que Deus acompanhe suas jornadas e lhes forneça a força necessária que os ajudará a superar toda e qualquer crise.

 Sirlei StoccheroMentora Internacional