Supere o medo de mudanças hoje!
O medo de mudanças faz parte da vida. Todos nós sentimos insegurança e ansiedade quando precisamos modificar alguma coisa que até então trazia a sensação de conforto.
Afinal, na maior parte das vezes, não temos controle sobre o a mudança. Logo, aceitar e se adaptar às mudanças passa a ser um desafio.
E como bem sabemos, existem desafios que “travam ações” e outros, que “despertam ações”. Portanto, o resultado sempre dependerá da forma como encaramos a mudança e da nossa condição física e mental para lidarmos com ela.
Sendo assim, a melhor estratégia é avaliar o grau da mudança, o quanto ela impacta em nossas vidas e buscar alternativas que amenizem sentimentos de culpa, medo, nervosismo e incerteza. Pois, nem toda mudança vem para surpreender negativamente, ferir ou desestabilizar. Em muitos casos, as mudanças surgem para nos mostrar novos direcionamentos e caminhos.
Dessa forma, funcionam como um “instrumento indutor”, que nos afasta da nossa zona de conforto e ativa nossa criatividade, revelando novas possibilidades e objetivos.
Como podemos identificar o medo de mudanças?
O medo da mudanças, em termos simples, apresenta-se através de sentimentos e sensações que causam temor e ansiedade leve ou extrema. Em suma, é como um alerta interior que desperta insegurança e o desejo de retornar ao momento onde tudo estava bem. Motivo pelo qual, pode travar o nosso corpo e bagunçar a nossa mente.
Além disso, pode também provocar crises de ansiedade, gerando a sensação de sufocamento e desespero.
Você já deve ter ouvido comentários sobre alguém que, diante da menor mudança, se desestabiliza e entra em choque? Isso acontece porque os indivíduos não encaram a mudança da mesma maneira. Enquanto para alguns, a mudança representa possibilidades e oportunidades, para outros, pode ser vista como uma situação assustadora.
Mesmo poque, as pessoas tem histórias de vida próprias e particulares e desenvolvem-se de formas diferentes. Logo, frente a situações inesperadas, sempre terão reações diferentes.
Nem todos tem equilíbrio emocional e disposição para organizar seus próximos passos diante de mudanças.
No geral, o medo de mudanças tem relação direta a acontecimentos do passado. Portanto, é muito comum observarmos a manifestação em pessoas com famílias instáveis ou que viveram, por muito tempo, em ambientes tóxicos. Principalmente porque, ao atingirem certa estabilidade, estes sujeitos passam a sentir-se seguros e criam apego emocional a esta condição.
Fora isso, a mudança pode despertar também lembranças ruins como o falecimento de pessoas queridas ou épocas de crise que abalaram toda a família. Assim, além da sensação de falta de controle, pode acarretar em tristeza, ansiedade, nervosismo, agonia ou culpa. Inibindo, dessa forma, qualquer ação da pessoa que precisa enfrentar as consequências de uma nova realidade.
Como superar o medo de mudanças?
Quer descobrir como superar o medo de mudanças? Deseja começar a fazer mudanças positivas na sua vida ainda hoje? Então me acompanha nestas dicas imperdíveis.
Por meio delas, você deixará a ansiedade de lado e passará a enxergar, sempre, uma nova oportunidade, em toda adversidade.
1. Não permita que pensamentos negativos te impeçam de agir
O medo de mudanças pode ter uma explicação, mas também pode ser fruto de algo desconhecido. Sendo assim, ao invés de imaginar sempre a pior consequência, pense nos aspectos positivos que a mudança poderá proporcionar para a sua vida. Faça uma lista mental de possibilidades e invista seu tempo em estratégias que viabilizem seus novos planos. Pense positivo e parta para a ação!
2. Não perca o foco do seu momento presente
Pratique atividades que te deixem concentrado na mudança, mas que, ao mesmo tempo, te ajudem a relaxar e a organizar seus pensamentos. Faça exercícios de respiração, medite, ore.
Enfim, busque por ações que te ajudem a trabalhar melhor com a mudança e que proporcionem a paz que você precisa para pensar, com calma, nos seus planos.
Resolva o que pode resolver no tempo presente e deixe o futuro para depois. Assim, você evitará um maior desgaste e diminuirá o temor frente a novas situações ou problemas que poderão ou não acontecer no futuro.
3. Resgate da sua memória histórias de sucesso de mudanças anteriores e perca seu medo de mudanças
Quando o medo de mudanças aparecer, lembre-se de tudo pelo que já passou e resgate da sua memória, somente aquilo que foi bom. Pode ser a demissão de um emprego que trouxe como consequência, a conquista de uma colocação melhor, em uma empresa maior. Ou, por exemplo, a mudança de cidade que lhe trouxe novos amigos e novas oportunidades de crescimento.
Ao elencar estratégias de sucesso anteriores, você ganhará a confiança necessária para lidar com as mudanças de hoje e seguirá, com otimismo, seu novo caminho.
4. Mantenha por perto pessoas que possam apoiá-lo e ajudá-lo a superar seu medo de mudanças
O medo de mudanças torna-se menor quando temos com quem contar.
Portanto, estabeleça um sistema de suporte que irá ajudá-lo a “segurar as pontas” diante de qualquer tipo de mudança.
A tranquilidade e o apoio oferecido por estas pessoas te ajudará a ter mais calma e estabilidade para tomar decisões importantes. Sobretudo, quando tiver que enfrentar experiências com um grau de desafio nunca enfrentado antes.
Não se isole. Se precisar, peça ajuda!
5. Busque pela eficiência e não pela perfeição
Não se apegue a expectativas pouco realistas.
Quando criamos expectativas altas demais sobre a nossa condição atual e o nosso futuro, adquirimos um medo ainda maior da mudança. Afinal, ninguém quer mexer em time que está ganhando.
Logo, a busca por perfeição pode ser um inibidor de ações frente a mudanças. Pois, o indivíduo está tão feliz com sua vida atual, que esquece que existem outros caminhos e possibilidades que também lhe trariam o mesmo conforto.
Nesse sentido, a mudança passa a ser vista como um pesadelo e não como uma oportunidade para a criação de novos sonhos e objetivos.
Neste cenário, a melhor estratégia é manter-se confortável, preparando-se sempre para o desconforto.
Sei que ao descrever as coisas desta maneira, o cenário, por sua vez, parece ser bem ruim. Então, vou sugerir que faça para si mesmo a seguinte pergunta:
“Mesmo estando satisfeito hoje, o que posso fazer para que o meu amanhã agregue em surpresas ainda melhores que possibilitarão mudanças positivas no meu futuro?”
Este é um questionamento que te deixará mais preparado e melhorará a sua atitude e sua capacidade de reação quando a mudança acontecer.
Assuma o controle sobre a sua vida e mude a forma como vê a mudança. Assim, você ganhará novas perspectivas e conquistará, mesmo que de forma diferente, tudo o que deseja ter hoje e sempre.
E agora me conta: Tem medo de mudanças? Qual a sua primeira reação diante da mudança?
Me conta nos comentários.