Inteligência emocional: relação entre emoções e sucesso

Inteligência emocional é um termo que já faz parte das nossas vidas há um bom tempo. Portanto, em algum momento, você já deve ter se deparado com alguma oferta de emprego na internet exigindo esta competência.

Isso acontece porque hoje não basta ser somente bem qualificado. Um bom profissional precisa ter controle sobre suas emoções no ambiente de trabalho. Sobretudo, por estar em contato direto com outras pessoas e ser responsável por demandas urgentes e altamente importantes.

Por esse motivo, torna-se essencial sabermos o que é inteligência emocional e quais são os pilares que a definem.

O que é inteligência emocional?

Em suma, inteligência emocional é a capacidade que o indivíduo possui de identificar e controlar suas próprias emoções e sentimentos. Porém, não consiste apenas em um ato subjetivo e individual. Afinal, refere-se também a habilidade de compreender as emoções de outras pessoas.

Nesse sentido, se você é uma pessoa com facilidade para construir e manter relacionamentos; consegue manter o foco e o equilíbrio da sua equipe de trabalho; sabe como apaziguar problemas ou conflitos; e ainda por cima, garante ambientes de trabalho amigáveis, com um clima confortável, logo, você é um indivíduo com uma inteligência emocional alta.

No entanto, caso seja o oposto de tudo indicado acima e “explode” ou “desmorona” em questões de segundos, logo, possui uma inteligência emocional abaixo da média.

Motivo pelo qual, os recrutadores sempre adotam testes como forma de avaliar a inteligência emocional dos candidatos. Pois, são estes os indivíduos que precisarão ter o equilíbrio e discernimento necessário para promover ou auxiliar no alto desempenho da equipe.

Por esta razão, a inteligência emocional está diretamente relacionada ao sucesso pessoal e profissional. Mesmo porque ninguém quer conviver com uma pessoa que não tem controle sobre suas emoções e tem fortes reações a todo momento.

Segundo Daniel Goleman (autor do Best-seller Inteligência Emocional), existem cinco pilares da inteligência emocional que auxiliam os indivíduos na conquista do sucesso profissional:

  • Autoconsciência (conhecer suas próprias emoções).
  • Autogerenciamento (controlar suas emoções).
  • Automotivação (saber como motivar a si mesmo).
  • Empatia.
  • Gestão de relacionamento (saber como se relacionar com as outras pessoas).

1. Autoconsciência e inteligência emocional

Como o próprio nome já diz, se você é capaz de perceber a sua consciência, reconhecendo suas próprias emoções, logo você já possui certo nível de inteligência emocional.

Aqui, podemos considerar outros fatores como a identificação de forças e fraquezas e também de valores pessoais. Pois, um indivíduo com alta inteligência emocional sabe observar seus pontos fortes e fracos, ao mesmo tempo em que compreende suas motivações e busca concretizar seus objetivos.

Somente quando identificamos cada emoção, conseguimos definir estratégias para compreender melhor a origem de cada uma delas. Dessa forma, descobrimos os gatilhos que ativam nossos sentimentos e emoções e adquirimos consciência sobre eles, evitando-os, deixando-os agir ou regulando-os.

2. Autogerenciamento 

Não basta identificar emoções. Para aumentar sua inteligência emocional, você precisará ter controle e saber como regulá-las.

Quem tem autogestão sobre as emoções consegue retomar o controle e assumir perspectivas diferentes mesmo frente ao estresse, ao mau humor e à raiva.

Afinal, saber como regular eficientemente estes impulsos melhora a sua relação consigo mesmo e a forma com os outros observam os seus comportamentos. Condição que gera confiança e a melhoria contínua do seu desempenho no trabalho.

Assim, as situações passam a ser melhor avaliadas e não há espaço para atos impulsivos ou negativos que possam ocasionar em arrependimento. Logo, seu trabalho estará seguro e sua saúde emocional também.

3. Automotivação e inteligência emocional

Quem tem motivação, sempre terá motivos para seguir em frente.

Portanto, quando você define os seus objetivos e tem automotivação, nunca desiste no meio do caminho. Afinal, passa a ser movido por algo mais forte e intenso e adota uma visão mais otimista sobre o seu presente e futuro.

Dessa forma, torna-se mais ativo na busca por realização pessoal e profissional e aprende a ter orgulho das suas conquistas. Mesmo porque passa a compreender melhor o seu processo, se esforça mais para alcançar sempre melhores resultados e descobre novas formas de motivar a si mesmo e também à sua equipe.

Comportamento que garante não só o seu sucesso profissional, mas que também gera valor para a empresa.

4. Empatia 

Empatia é a capacidade de conectar-se com os outros, compreendendo emoções e identificando sentimentos, comportamentos e situações que geram a sensação de perda, tristeza ou dor.

No ambiente de trabalho é uma capacidade altamente necessária, pois possibilita a antecipação das necessidades, expectativas e dores de clientes ou colaboradores.

Sendo assim, é um elemento indispensável a todos que desejam alcançar o sucesso profissional. Primeiramente por promover o acolhimento. Em segundo lugar, por propiciar a aceitação de pessoas com diferentes personalidades e perspectivas dentro de uma mesma equipe. Por último, por estimular o bem estar e a harmonia no ambiente de trabalho.

Portanto, se seu objetivo é melhorar a sua relação com as pessoas, comece a observar mais atentamente as necessidades emocionais de cada uma delas. Adote uma postura mais acolhedora e aprenda a identificar e reforçar as qualidades que melhorarão o desempenho da sua equipe.

5. Gestão de relacionamento 

Você só ganhará a confiança das pessoas que trabalham com você, quando aprender a se relacionar com elas.

Logo, os resultados da equipe da qual faz parte serão tão melhores quanto a sua capacidade de confiar e passar confiança para todos que trabalham nela.

Por esse motivo, o ideal é sempre abrir espaço para a contribuição através da observação de diferentes pontos de vista. Demonstrar respeito é a melhor forma de ganhar respeito.

Então seja verdadeiro, incentive a participação de todos, respeite posicionamentos e ajude a conduzir o trabalho com consistência e eficiência.

Lembre-se: Todos nós podemos melhorar, portanto, aumentar nossa inteligência emocional não é só algo possível como também altamente indicado.

Ao adquirir hábitos que elevam sua inteligência emocional, você adquire também maiores possibilidades de alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida. Isso se reflete tanto em casa quanto no ambiente profissional. Em vista disso, exercite sua inteligência emocional e colha os benefícios de ter uma vida com mais equilíbrio, regulação, bem estar e controle.

E agora me conta: Os pilares da inteligência emocional já fazem parte do seu dia a dia?

Por ora fico por aqui. Até a próxima!

 Sirlei StoccheroMentora Internacional