6 dicas para ser um líder de alta performance
Para ser um líder de alta performance não basta somente ter invejáveis habilidades técnicas ou força de vontade para trabalhar duro. Afinal, conforme avançamos em nossas carreiras, aprendemos que não existe atalho ou estratégia que substitua a necessidade de aprendermos a lidar com pessoas.
Logo, as habilidades sociais tornam-se tão ou mais importantes que os seus conhecimentos e experiências profissionais.
Primeiramente porque é impossível trabalhar com pessoas de diferentes personalidades, sem termos a consciência e a percepção de suas necessidades. E, em segundo lugar, porque para mantermos o bom funcionamento das atividades de uma empresa, é essencial que a comunicação seja eficiente.
Os colaboradores precisam compreender seus papéis dentro da organização e o que esperam deles na execução de tarefas ou projetos. Sendo assim, um bom líder precisa estar sempre disposto a trabalhar e desenvolver suas habilidades sociais.
Portanto, se você quer se tornar um líder de alta performance e ir cada vez mais longe em seu papel de liderança, aqui estão 6 dicas que te ajudarão a crescer ainda mais na sua carreira.
1. Nunca pare de aprender por acreditar que já sabe o suficiente
Esteja sempre aberto e disposto para conhecer e se dedicar a coisas novas. Leia livros importantes sobre liderança, faça cursos para aperfeiçoar suas habilidades e cresça por meio da aquisição de novas competências.
Dessa forma, demonstrará aos membros de sua equipe que está sempre atento às novidades e que sabe o valor do conhecimento. Como resultado, poderá inspirá-los a buscarem aperfeiçoamento também. Condição que melhorará os resultados de sua equipe, transformando-a em referência dentro da organização.
Mesmo porque, um líder de alta performance sempre espera que seus colaboradores melhorem seus desempenhos e evoluam em suas carreiras.
Portanto, incentive o ato de aprender e tenha uma equipe acima da média.
2. Para ser um líder de alta performance, delegue tarefas
Se a equipe foi selecionada e treinada por você não há motivos para sobrecarga de trabalho ou exageros. É besteira pensar que como líder, todos os problemas precisam passar por você. Sua equipe é capaz de resolvê-los.
Em vista disso, aprenda a abrir mão do controle e não tenha medo de delegar tarefas.
Pense da seguinte forma: Se algo der errado, você poderá intervir e direcionar o caminho certo. Assim, seus colaboradores aprenderão a realizar determinada tarefa com eficiência. Por outro lado, caso tudo ocorra bem, você será agraciado pela sensação de dever cumprido e poderá escolher os indivíduos que mais se destacaram para te ajudarem em tarefas ainda mais complexas.
Logo, não se sentirá sobrecarregado e terá mais tempo para resolver as questões mais urgentes do seu setor.
Eu mesma já vi diversas pessoas em cargos de liderança largarem tudo por motivo de doença ou desgaste emocional. Consequentemente, pude perceber que muitas vezes o vilão não é o cargo, mas sim a postura da pessoa que o assume.
Para ser um líder de alta performance você não precisa dar conta de tudo. Monte uma equipe autossuficiente e altamente capacitada e deposite sua confiança neles.
Ser líder é também aprender a delegar tarefas, dando a oportunidade para que os outros cresçam e aprendam através de suas próprias experiências.
3. Desenvolva a sua escuta ativa
Para ser um líder de alta performance, você precisa aprender a ouvir atentamente todas as necessidades, demandas e obrigações que lhe são encaminhadas.
Sendo assim, ao dialogar com alguém, olhe nos olhos desta pessoa, não se distraia com o ambiente, nem fique mexendo no celular.
Pratique a habilidade de ser um ouvinte perspicaz e sempre mantenha o foco nas sugestões e ideias de seus colabores para lhes passar um feedback produtivo.
Observe os sinais não verbais dos membros de sua equipe, seus comportamentos e chame-os individualmente para conversar, caso constate que algo não anda bem.
Viu… desenvolver sua escuta ativa não é uma tarefa tão difícil. Para tanto, basta ouvir com atenção o que os outros tem a lhe dizer, sem interromper ou interferir em suas falas. Desta maneira, além de demonstrar seu interesse na conversa, demonstrará respeito e consideração por todos que interagem com você.
4. Demonstre sempre que é um líder disciplinado
Quando você mostra que tem disciplina, serve de inspiração, e faz com que os membros de sua equipe tenham disciplina também.
Portanto, respeite horários, prazos de projetos, organogramas de tarefas e esteja sempre atento a todos os seus compromissos. Ande sempre com a sua agenda pessoal e fortaleça bons hábitos desde o momento em que acorda e se arruma para ir trabalhar, até o fim de seu expediente.
Se perceber que algo previamente planejado não poderá ser resolvido no dia ou que não conseguirá, por exemplo, participar de uma reunião, antecipe-se. Não deixe para avisar os envolvidos em cima da hora.
Principalmente porque, assim como você, eles também precisam se organizar para cumprir com os seus compromissos. Logo, essa é uma atitude que demonstra respeito, responsabilidade e a sua disciplina no trabalho.
Então, se você deseja ser um líder de alta performance, pratique a disciplina e inspire os outros a serem disciplinados também.
5. Para ser um líder de alta performance, aprenda a antecipar problemas
Um líder de alta performance consegue antecipar problemas afim de evitar consequências negativas futuras. Em outras palavras, é capaz de compreender sinais ou situações que poderão acarretar em dificuldades para si ou para a empresa.
Razão pela qual, é imprescindível que você diante de um prazo apertado ou de uma tarefa mais complexa, saiba como prever riscos ou problemas potenciais.
E esta, para mim, é uma das habilidades mais difíceis de se encontrar em um líder. Afinal, exige o desenvolvimento de habilidades que envolvem o reconhecimento de possibilidades, a detecção de possíveis erros ou oportunidades, antes mesmo que se apresentem.
Além disso, é uma qualidade capaz de transformar o indivíduo em referência na empresa. Pois, gera reconhecimento, fortalecendo e ampliando competências de liderança que o diferem dos demais.
Então, se sua intenção é ser um líder altamente eficaz, antecipe problemas e situações que possam prejudicar o seu trabalho e os resultados da empresa.
6. Inspire os membros de sua equipe incentivando-os a serem sempre melhores
Um líder de alta performance sabe que resultados positivos só acontecem quando a equipe está em sua melhor forma.
Logo, se você atua em um cargo de liderança, precisa desenvolver sua empatia e estar sempre atento às necessidades de seus subordinados, demonstrando que pode ser a fonte de apoio que os seus colaboradores precisam em momentos de dúvidas ou crises.
Dessa forma, toda vez que os mesmos precisarem de orientação saberão a quem recorrer, pois terão a certeza de que serão ouvidos, retornarão aos “seus centros” e tomarão atitudes conscientes para manterem o bom desempenho de suas tarefas.
Em vista disso, não espere que seus colaboradores estejam bem o tempo todo, nem encare os problemas deles de forma negativa.
Uma liderança humanizada sempre trará bons resultados, principalmente por refletir em confiança e no seu respeito dado por você a todos os membros de sua equipe.
E agora me conta: o que faz para alcançar uma liderança mais eficaz?