Ganhe autoconsciência e mude de vida!
Autoconsciência é, em suma, o conjunto de elementos que compõem a nossa percepção sobre nós mesmos. Inclui traços de personalidade, sentimentos, hábitos e comportamentos que são percebidos pelo indivíduo como aspectos que fazem dele quem é.
Sendo, portanto, um estado psicológico onde o foco de atenção central é sempre o conhecimento que a pessoa tem sobre si mesma. Logo, podemos dizer que a autoconsciência nos acompanha já nas primeiras fases de nossas vidas e se manifesta automaticamente em acontecimentos simples.
Nesse sentido, pode-se citar como exemplo, o nosso desenvolvimento desde o nascimento, quando ainda bebês, descobrimos a diferença entre o nosso próprio toque e o toque de um terceiro.
Como a autoconsciência se manifesta no indivíduo?
Já parou para pensar em como você desenvolveu sua autoconsciência?
Segundo Philippe Rochat, aluno treinado por Jean Piaget, escritor e especialista em desenvolvimento infantil, existem cinco níveis de autoconsciência, que ocorrem desde o nascimento até, aproximadamente, os cinco anos de idade.
Primeiramente, de acordo com o autor, o bebê entra em contato consigo mesmo, quando começa a reconhecer seu próprio reflexo em objetos. Esse é o nível da diferenciação.
Em seguida, além do reflexo, o bebê passa a reconhecer também seu próprio ser e seus movimentos como diferentes dos demais. Esse é o nível da situação.
Perceba que por enquanto a criança apenas desenvolveu um reconhecimento enxuto sobre si mesma, que só passa a ser melhor compreendido no nível de identificação, quando ela consegue olhar para si mesma e afirmar: “essa pessoa sou eu”.
No quarto nível, denominado permanência, a criança torna-se capaz de olhar para fotos e reconhecer a si mesma, mesmo que sua aparência já não seja tão igual graças a passagem do tempo.
Por último, ao atingir a autoconsciência, a criança começa a ter uma visão de terceira pessoa ao observar seus hábitos e comportamentos. Assim, começa a notar as expectativas e interpretações que os outros indivíduos depositam nela. Desenvolve sentimentos como orgulho, vergonha e insegurança, tendo como base os resultados de suas próprias ações.
Como aprimorar sua autoconsciência e seu foco sobre si mesmo?
Agora que você já sabe o que é autoconsciência, que tal me acompanhar nas próximas linhas onde indicarei algumas estratégias para facilitar o aprimoramento da sua relação consigo mesmo?
Vem comigo!
1. Reserve um tempo para meditar ou para ficar em silêncio enquanto pensa em sua vida
Quando relaxamos nossos corpos e mentes adquirimos uma maior consciência sobre aquilo que nos falta. Pois, ao emergir em nossas emoções, lembranças e pensamentos, conseguimos perceber algo novo sobre nós mesmos.
Pense no seguinte: Quantas vezes já parou para relaxar e sentiu seu corpo tenso ao pensar em alguma coisa que espera alcançar no futuro? Isso é um sinal vindo da sua consciência diante das preocupações que se desviam do tempo presente.
Logo, você não sabe se concluirá suas metas no futuro, mas já sofre de ansiedade ao imaginar um contexto onde predomina o fracasso. Nesse caso, a autoconsciência vem da sua insegurança frente às coisas que não pode prever, revelando aspectos e crenças que você precisa controlar para garantir uma relação mais sadia consigo mesmo.
2. Crie um mecanismo para levantar e registrar os dados referentes ao avanço da sua autoconsciência
Quando criamos um diário ou algum outro recurso de acompanhamento da autoconsciência, alcançamos a autorreflexão e conseguimos observar melhor nossos comportamentos, hábitos e ações.
Como resultado, definimos novos objetivos e descobrimos quais aspectos de nossas vidas exigem algum aprimoramento.
Dessa forma, ganhamos um maior controle sobre nós mesmos e garantimos um melhor convívio com a nossa própria existência, pois nos tornamos capazes de mediar, reduzir ou eliminar ações que atrasam o nosso desenvolvimento.
3. Para desenvolver sua autoconsciência procure ajuda profissional
O terapeuta é um profissional preparado e altamente capacitado que poderá auxiliá-lo no desenvolvimento de sua autoconsciência.
Sendo assim, não tenha vergonha de assumir que precisa de ajuda profissional.
Pense nos seus hábitos e padrões de comportamento e pratique os exercícios indicados pelo seu terapeuta, visando transformar crenças negativas em crenças positivas.
Afinal, a mudança tem que vir de dentro e você só será capaz de mudar quando assumir que precisa educar sua autoconsciência para que a mesma trabalhe a seu favor e não contra você.
4. Desenvolva sua inteligência emocional
A inteligência emocional é um dos principais caminhos para alcançar a autoconsciência.
Pois, somente por meio dela, conseguimos perceber e controlar nossas emoções sem contaminação externa ou prejuízo de valor. Mesmo porque este também é um processo subjetivo que se sustenta no reconhecimento que temos sobre nós mesmos.
Então, busque por maneiras de expressar suas emoções de forma mais saudável, considerando a sua saúde, seus relacionamentos e suas aspirações. Com isso, aprenderá a dominar a si mesmo e aprimorará, cada vez mais, a sua autoconsciência.
Autoconsciência: considerações finais
A autoconsciência é uma das chaves para a melhoria contínua, porém, não deve ser a base sobre a qual você construirá todas as suas percepções sobre a vida.
Principalmente porque as pessoas sempre estarão julgando e avaliando as suas ações e comportamentos e uma autoconsciência elevada pode acarretar em angústia, ansiedade e nervosismo, diante das expectativas criadas por outras pessoas.
Portanto, ela deve ser interpretada como algo que te ajuda a evoluir frente às metas que você estipula para si mesmo.
Nesse contexto, tente desviar-se das cobranças e olhares de terceiros, tendo como foco seu próprio crescimento. Entretanto, se perceber que tem uma autoconsciência excessiva que se reflete em cobranças exageradas ou fobia social, procure por algum tipo de ajuda profissional.
Busque desenvolver uma relação saudável de autoconsciência e colha os frutos do seu sucesso, mudando sempre para melhor.
E quanto a você: O que faz para ter uma autoconsciência próspera e saudável?
Me conta nos comentários!