Alcance o equilíbrio entre trabalho e família através de 4 dicas simples
Alcançar o equilíbrio entre trabalho e família é um desafio para grande parte dos pais, principalmente, quando os filhos ainda estão em uma idade que exige maiores cuidados.
Como em muitos casos as mulheres costumam arcar com o peso desse dilema, é bastante comum que os pais façam um acordo para garantir o cuidado com as crianças. E, na maior parte das vezes, cabe ao homem cuidar inicialmente de sua carreira, para que anos mais tarde, a mulher possa cuidar da dela.
Mas, dado o preconceito que ainda existe no mercado de trabalho, conquistar uma colocação profissional torna-se muito difícil para essas mães. Afinal, os empregadores sempre ficam com um “pé atrás” quando os anos de afastamento são em decorrência da necessidade de cuidados com a família.
Talvez você mesmo já tenha sofrido este tipo de preconceito. Assim, pôde perceber recrutadores “torcendo o nariz” ou se entreolhando quando descobriram que seu afastamento do trabalho foi um reflexo do dever assumido como mãe.
Porém, vale ressaltar que nos modelos familiares atuais, muitos pais também assumem esse cuidado. Portanto, não é raro que enfrentem diversos desafios para possibilitar o equilíbrio entre trabalho e família. Tanto que, alguns pais abrem mão de suas carreiras para cuidar de seus filhos ou optam por trabalhos que não os agradam para garantir mais tempo com as suas famílias.
Sendo assim, cuidar da família não é mais uma questão de gênero. Logo, você pode sim encontrar meios que garantam o sucesso na carreira e a felicidade de seus filhos, sem abrir mão daquilo que toca o seu coração.
Mas para isso, peço que leve em consideração as dicas indicadas abaixo, pois acredito que elas poderão te ajudar a tomar decisões mais assertivas neste contexto.
1. Para alcançar o equilíbrio entre trabalho e família esteja sempre presente
Não importa onde você esteja, procure estar sempre presente. Em outras palavras, seja com a família ou no trabalho, entregue-se de corpo e alma aos seus papéis.
Resumidamente, o que quero expressar é o seguinte: Quando estiver com a sua família, pense somente nas necessidades de sua família. Entretanto, quando estiver no trabalho, atente-se às suas funções e deixe questões familiares para depois.
Sei que é mais fácil escrever a respeito do que fazer. Mas, na medida em que começar a controlar o seu tempo tendo como meta essa divisão, perceberá que consegue dar conta de ambas as esferas, sem muito esforço.
Pois, ao cuidar separadamente de cada uma delas, definirá seu método e conseguirá administrar melhor o equilíbrio entre trabalho e família.
Assim, diminuirá a energia gasta pensando em uma coisa ou outra e aumentará seu nível de desempenho naquilo que realmente importa para o momento.
2. Dedique um tempo para o autocuidado
Você só terá condições de equilibrar trabalho e família quando estiver bem consigo mesmo. Ou seja, para cuidar de seus familiares e da sua carreira, é preciso, antes de mais nada, perceber quais são as suas próprias necessidades.
Nesse sentido, priorizar sua saúde física e mental não é um ato de egoísmo, mas sim um cuidado especial que garantirá o seu sucesso nas diferentes áreas de sua vida.
Mesmo porque nenhum ser humano alcança a prosperidade por meio do esgotamento diário. E criar um lar e uma carreira próspera sempre dependerá da sua satisfação e da sua felicidade pessoal diante das suas escolhas.
Portanto, se perceber que precisa recarregar as baterias, pare e descanse. Tire um tempo para você. Somente assim conseguirá manter-se bem para cuidar de todos os papéis que dão significado a sua batalha diária, garantindo, de maneira eficiente, o equilíbrio entre trabalho e família.
3. Para equilibrar trabalho e família deixe a culpa de lado
Nem sempre você conseguirá garantir o equilíbrio entre trabalho e família. Então, diante de alguma adversidade, não se culpe.
Avalie com cuidado a situação e peça educadamente para distanciar-se por um momento para resolver a urgência que bater à sua porta.
Se for uma questão familiar, explique o acontecido para o seu chefe e peça uma dispensa de algumas horas para resolver o problema. Por outro lado, se for uma questão profissional, seja honesto com a sua família e mostre os motivos da necessidade do retorno ao escritório.
Em ambos os casos, imprevistos podem acontecer e não é culpa sua.
Em vista disso, não tente compensar o equilíbrio entre trabalho e família, oferecendo mais horas para um ou outro para minimizar o impacto do “rojão” que estourou em suas mãos. Simplesmente siga em frente. Principalmente porque adotando a “estratégia da compensação”, você pode acabar transformando essa ação em um padrão de comportamento que o afastará de vez de qualquer tipo de equilíbrio.
Assim, sempre estará se comprometendo com promessas que irão te sobrecarregar e nunca satisfará as necessidades de sua família ou do seu trabalho.
Logo, se o problema surgir, faça o possível para resolvê-lo e não tente compensá-lo por culpa. Tudo voltará ao equilíbrio com o tempo, desde que você não interfira naquilo que já estava dando certo.
4. Ignore o preconceito
Muitas vezes o equilíbrio entre trabalho e família surge da escolha de carreira que você escolhe seguir.
Sendo assim, ignore qualquer julgamento e siga o caminho que te faz feliz.
Se escolheu trabalhar em casa para passar mais tempo com os filhos ou se abriu mão de uma carreira corporativa de sucesso para fazer um negócio via internet que possibilita uma maior interação com a sua família, ótimo. Não há nada de errado em priorizar a família, desde que isso não prejudique as suas finanças. Por isso, pouco importa o que os outros pensam a respeito.
O mesmo vale para decisões inversas que priorizam o trabalho. Afinal, você pode dedicar um tempo maior para a sua carreira se isso servir como o impulso necessário que garantirá a prosperidade da sua família. E se esse é o caminho que decidiu seguir, ignore as críticas de parentes ou amigos.
Pois, aqueles que criticam não estão na sua pele. E nós bem sabemos que nem sempre o equilíbrio é conquistado no curto prazo. Em alguns casos, é preciso abrir mão do conforto presente para ganhar as recompensas desejadas para o futuro.
Mas, mesmo tendo ciência disso, oriento que tenha cuidado. É sempre importante avaliar o quanto está sendo deixado para trás. Nesse sentido, mesmo que a ênfase maior esteja centrada no trabalho, é essencial que existam momentos em lazer dedicados à família, principalmente porque:
1. Mesmo frente ao maior problema, a família sempre será nosso porto-seguro.
2. Todos nós precisamos ter um bom motivo para desejarmos voltar para casa e o amor em família deve ser um dos princípios que nos move.
3. Nossa saúde física e mental depende também dos relacionamentos que estabelecemos em casa.
Considerações finais
Conforme informado acima, tudo é uma questão de escolha. Logo, tente ser o mais preciso possível tendo em vista seu sucesso no trabalho e também a prosperidade da sua família.
Dessa forma, seja equilibrando ou priorizando um papel ou outro, verifique suas metas no curto e longo prazo e siga sempre seu coração.
Ressalto isso porque só posso definir o que é mais importante refletindo sobre aquilo que cabe a mim. Motivo pelo qual, sugiro que observe seus objetivos e defina o caminho que deseja traçar para você.
Eu considero o equilíbrio entre trabalho e família essencial para o sucesso pessoal e profissional. Portanto, espero que siga com carinho essas dicas e que tome decisões conscientes, pois não podemos consertar o que ficou para trás, mas podemos fazer uma grande diferença nos resultados de tudo aquilo que nos aguarda lá na frente.
E quanto a você: O que faz para garantir o equilíbrio entre trabalho e família?
Me conta nos comentários!