Mágoas do passado: 6 dicas para seguir em frente

As mágoas do passado têm impedido você de seguir em frente?

Se esse for o seu caso, não entre em pânico. Muitas pessoas sentem a dificuldade de perdoar-se ou de perdoar um outro alguém por situações, ações ou acontecimentos ruins da vida.

Nesse sentido, é normal sentir que uma dor que deveria ter ficado para trás ainda pode estar conectada a sentimentos ou crenças negativas atuais. Pois, esquecer o passado carrega diferentes significados. Trata-se de uma questão subjetiva, independente e individual, que só pode ser amenizada ou eliminada, quando nos sentimos inteiramente preparados para confrontar a dor.

De qualquer forma, seja qual for o significado para você, é possível sim encontrar maneiras de lidar com as mágoas do passado. Logo, para ajudá-lo nessa “empreitada” seguem algumas dicas úteis para libertá-lo das dores que bloqueiam o seu desenvolvimento ou que te impedem de seguir em frente.

1. Verifique qual é o seu nível de desconforto diante da dor

A dor emocional que você sente é confortável ou desconfortável? Ela atrapalha suas tarefas do dia a dia? Você está acostumado a conviver com ela ou sente que é prejudicial para o seu desenvolvimento?

Indiquei as questões acima por considerar que toda dor é particular, portanto, só cabe a cada um de nós definirmos o nosso desconforto diante dela.

Logo, quando internalizamos a dor como algo inerente a nossa identidade, mesmo que seja prejudicial em alguns momentos, temos a ciência de que há um limite de interferência dessa dor em nossas vidas. Sendo assim, encontramos formas de exercer certo controle sobre ela.

Por exemplo, quando as mágoas do passado são causadas por algumas pessoas, nos afastamos delas e diminuímos o peso que podem causar em nossas vidas.

Entretanto, quando as mágoas são fruto de algo que afetou a nossa infância e de crenças que carregamos até hoje, é necessário atuarmos mais ativamente para eliminar a dor.

Nesse caso, podemos começar a praticar a arte do desapego, avaliando os prós e contras relacionados ao convívio com essa dor. Ou, buscar por ajuda profissional, para tentar eliminar de vez o problema e retomar as “rédeas” de nossas vidas.

Percebe que a avaliação será sempre subjetiva? Sendo assim, sugiro que comece a questionar o nível de desconforto gerado pelas mágoas do passado e defina estratégias para trabalhar com essa dor.

2. Deixe as mágoas do passado para trás, permitindo que a dor saia de dentro de você

Não reprima seus sentimentos e emoções. Se as mágoas do passado aparecerem, sinta-as e permita que saiam de dentro de você.

Pense da seguinte maneira: quanto mais você reprimir seus sentimentos e emoções, mas difícil será deixar para trás tudo aquilo que o prejudicou. E quanto mais as dores permanecerem em seu interior, menores serão as chances de que alcance a plenitude e a paz que deseja para a sua vida.

Sendo assim, quando a dor surgir, busque por alternativas saudáveis para tirá-la de dentro de você. Pratique atividades físicas, converse com amigos, escreva uma carta retratando a sua dor, aprenda alguma nova habilidade. Enfim, adicione à sua rotina tarefas que te ajudem a trabalhar melhor com a dor.

Assim, ganhará uma nova energia para cumprir com as suas obrigações do dia e sentirá uma melhora significativa no seu desempenho e produtividade, pois tirou um peso enorme da sua mente e do seu coração.

3. Responsabilize-se por suas mágoas do passado

Aqui não estou sugerindo que sinta culpa pelo que passou, mas sim que tente perceber o quanto tem desperdiçado a sua vida pensando somente em coisas que já não agregam mais.

Afinal, quando você insiste em reviver a dor a todo momento, acaba perdendo o foco e não cumpre, de forma satisfatória, as suas tarefas. Dessa forma, fica preso ao passado e abre mão do poder de controlar a sua própria vida, permitindo que pessoas ou acontecimentos exerçam controle sobre você.

Por outro lado, ao assumir responsabilidade sobre as suas mágoas do passado, você descobre uma forma de lidar com elas. Seja confrontando-as e assumindo uma posição para eliminá-las. Ou, amenizando a influência que exercem sobre você através do tratamento com um profissional capacitado ou da prática da autocompaixão.

Logo, mesmo que escolha um direcionamento ou outro, o mais importante nesse quesito será sempre a conscientização de que o problema já aconteceu. E agora, o que está ao seu alcance, é definir o quanto permitirá ou não que essas mágoas afetem a sua vida.

4. Abra espaço para viver novas experiências

Gastar toda a sua energia com mágoas do passado é uma decisão que te impede de vivenciar todas as surpresas e alegrias do tempo presente.

Portanto, esteja sempre disposto e atento para encarar novas experiências, mesmo que ainda não tenha superado o processo da dor.

Nesse contexto, amplie os seus horizontes aceitando tudo de bom que a vida tem a lhe oferecer. Para tanto, você pode: estabelecer metas e objetivos pessoas de curto e longo prazo; ter uma postura de gratidão diante das conquistas que já alcançou; escolher melhor as pessoas com as quais irá se relacionar; aprender uma nova habilidade; descobrir um novo hobby; criar novos vínculos; ou ainda, cuidar melhor de si próprio.

Dessa forma, permitirá que novas experiências tomem grande parte de seu tempo. Condição que lhe afastará de sentimentos ruins relacionados a mágoas do passado.

5. Libere suas mágoas do passado colocando-se em primeiro lugar

Antes de torna-se um prisioneiro de tudo aquilo que te afeta, coloque-se em primeiro lugar, e revele para si mesmo tudo de positivo que vê em você.

Mesmo porque você tem um passado, mas não pode ser definido a partir dele. O seu desenvolvimento foi construído através da soma de suas experiências, e isso inclui acontecimentos bons e ruins.

Logo, você deve priorizar a si mesmo tendo como base não só as suas experiências, mas também os seus desejos, objetivos e aspirações.

Essa é uma ótima estratégia para alcançar o autoconhecimento. Pois, possibilita a observação de suas qualidades, falhas e a definição de novas maneiras de perdoar-se ou de perdoar outros que lhe fizeram algum mal. Além disso, é uma prática de autoavaliação que te conecta consigo mesmo na medida em que o faz pensar em seus sonhos e nos obstáculos que te impediram de alcançá-los.  

Sendo assim, priorize-se e perdoe-se. Assim, conquistará um bem estar psicológico que te afastará de incertezas e diminuirá as sequelas das suas mágoas do passado.

6. Aceite o que você não pode mudar e mude o que você não pode aceitar

Pare de revisitar acontecimentos ou situações passadas e não se martirize tentando encontrar soluções para coisas que não podem ser mudadas.

Se não teve como mudar as consequências das suas ações no passado, não será agora que você será capaz de chegar a uma resolução. Portanto, conscientize-se de que algumas mágoas do passado precisam ficar para trás e aceite que não havia nada que você pudesse ter feito para evitar ou resolver o problema.

E tudo bem que tenha acontecido dessa forma. Não foi culpa sua. Você não pode controlar todas as variáveis, nem redirecionar o tempo para que atue de acordo com o que espera que aconteça.

Sendo assim, esqueça o “e se eu pudesse” e mantenha o foco naquilo que realmente pode fazer.

Nesse sentido, concentre suas energias em tudo aquilo que sabe que não consegue aceitar, mas que, com esforço e dedicação, você pode alterar.  

Por exemplo, uma meta de carreira pode ser um desafio, mas dependendo do problema que você encare no tempo presente, é possível alterar algumas estratégias, mudar direcionamentos e chegar a um resultado similar ao que foi previamente planejado.

Então, não se deixe abalar por acontecimentos ou mágoas do passado e adote uma postura mais humana e realista diante daquilo que pode ou não solucionar. Dessa forma, preservará a sua saúde e definirá as lutas que irá seguir com uma maior assertividade.

Observações finais

Lembre-se: permitir-se sentir, retomar o poder sobre a sua vida, experimentar coisas novas e manter o foco no que você pode controlar, são práticas que te ajudam a diminuir a dor emocional e a lidar com mágoas do passado.

Mas, se está passando por um problema maior ou está tendo muitas dificuldades para lidar com alguma dor, não fique apenas concentrado nessas dicas. Procure ajuda profissional.

Assim, descobrirá qual a melhor forma de trabalhar com as crenças negativas que te impedem de evoluir e aprenderá as melhores estratégias de enfrentamento de acordo com o seu perfil.

E agora me conta: O que faz para diminuir o impacto das mágoas do passado sobre a sua vida?

Sirlei StoccheroMentora Internacional