Como abrir os olhos para novas oportunidades?

Estar atento às oportunidades que aparecem em nossas vidas parece algo simples, mas infelizmente não é. Afinal, diante dos mais diferentes compromissos e obrigações, fica difícil observar tudo o que ocorre à nossa volta. Principalmente porque todos nós temos prioridades, metas e tarefas que tomam praticamente metade do nosso dia.

Logo, por mais que desejemos não conseguimos acompanhar todas as oportunidades que aparecem e essa pode vir a ser a nossa grande falha na vida. Pois, uma oportunidade perdida raramente volta a se apresentar e, na mesma medida, uma oportunidade reconhecida e não aproveitada também pode deixar de existir quase que instantaneamente.

Portanto, se uma oportunidade bater a sua porta, corra para destrancar a fechadura. E, em contrapartida, se nunca bater, oportunize para si mesmo a chance de conquistar seus sonhos. Esteja aberto a novas possibilidades e crie suas próprias oportunidades.  

Não sabe como fazer isso? Então aqui seguem 6 dicas que te ajudarão a ampliar sua visão para reconhecer as oportunidades que cruzam o seu caminho.

1. O que passou, passou

Esqueça dos problemas ou acontecimentos do passado e mantenha o foco no seu tempo presente.

Pare de pensar nas portas que se fecharam ou nunca se abriram para você e comece a observar com cuidado as novas portas que estão escancaradas aguardando sua iniciativa.

Nesse contexto, não baseie a sua vida em dores de antigos relacionamentos, nem se feche para o mundo devido a algum acontecimento traumático que deixou marcas.

Avalie com calma sua situação atual, cuide do seu corpo e da sua mente e comece a gastar suas energias buscando oportunidades que proporcionem o seu desenvolvimento e bem-estar.

Para tanto, concentre-se nas novidades que aparecem para você e descubra formas de tirar o máximo proveito de cada uma delas.

Por exemplo, ao invés de ficar postergando uma viagem que sempre desejou fazer, acompanhe promoções de pacotes de viagens e quando surgir uma boa oportunidade, aproveite-a.

Pare de inventar desculpas e de ignorar sinais. Aproveite os momentos do presente fazendo algo gratificante para você.  

2. Aprenda a lidar com seus medos e abra espaço para oportunidades

Abandonar o peso do passado é também seguir em frente mesmo diante do medo.

Temos medo de errar novamente, de ficar sozinhos, de sermos magoados por alguém ou de, sem querer, machucarmos pessoas próximas a nós, tememos o fracasso e a dor da perda.

Logo, o medo faz parte da nossa vida. E é por essa razão que sempre precisamos avaliar com cuidado se iremos retroceder ou prosseguir com os nossos planos mesmo estando com medo.

Portanto, antes de ferir a si mesmo, questione-se… O que você mais teme: a consequência das suas decisões e ações ou as consequências de ficar parado, estagnado, esperando a vida passar?

Não cometa o erro de deixar as oportunidades passarem por não saber se a sua escolha dará certo ou não. Deixe a vida te surpreender.

3. Adote outras perspectivas e aposte na sua positividade

Não baseie as suas possibilidades tendo como parâmetro os resultados alcançados por outras pessoas.

É besteira imaginar que se um caminho não deu certo para um indivíduo, com certeza não dará certo para mais ninguém.

Uma mesma escolha poderá ter resultados diferentes, pois o processo nunca é igual para todos. Nesse sentido, por exemplo, não importa se o seu projeto de empresa ou se o seu plano de carreira é similar ao de alguém que fracassou. Afinal, você irá orientar suas decisões e suas estratégias de maneira diferente e obterá também resultados diferentes.

Então, mantenha uma perspectiva mais positiva e não desista de uma oportunidade antes mesmo de tentar.

Seja realista, avalie suas possibilidades e não permita que a negatividade frente a uma falsa “profecia” de futuro atrapalhe seus planos.

4. Você é sim suficiente e merece as oportunidades que recebe

Tenha mais confiança nas suas habilidades e capacidades e deixe de lado a sensação de escassez.

Se a oportunidade surgiu para você, é sua por direito. Sendo assim, você é sim merecedor.

Confie na sua capacidade de colocar seus planos em ação e veja as oportunidades que aparecem para você como ferramentas auxiliares que possibilitarão a realização dos seus sonhos e objetivos.  

Você é muito mais forte e capaz do que imagina, mas só acreditará de verdade nisso quando a sua gratidão pela vida for bem maior que as dúvidas e crenças limitantes que carrega sobre si mesmo.

5. Oportunidades também levam ao aprendizado

Aprendemos muito mais com os nossos erros do que com os nossos acertos. Portanto, não se sinta mal quando algo não der certo para você.

Avalie com carinho o que ocasionou a sua falha, aprenda com os seus erros e dessa forma, policie-se para não tomar a mesma decisão no futuro.

Lembre-se de que cada escolha e cada oportunidade que aproveitamos sempre trarão consigo duas possibilidades: o erro e o acerto. E é assim para tomo mundo.

Só temos certeza do resultado após finalizarmos todo o processo. Razão pela qual, o mais importante não é o que obtemos de positivo, mas sim o que aprendemos ao superarmos cada obstáculo.

Então deixe suas inseguranças sobre o futuro de lado, aceite o risco e permita que cada oportunidade traga novas experiências e aprendizados para a sua vida.

Mantenha os olhos abertos para enxergar as oportunidades que cruzam o seu caminho

Você pode, muitas vezes, não reconhecer num primeiro momento as oportunidades que passam por você. Mas acredite, elas sempre estão ao seu redor.

Oportunidades profissionais, de carreira, de relacionamento, de lazer e de autoconhecimento estão por toda parte. Logo, o que precisamos fazer é ampliar a nossa visão buscando sempre aquele “algo a mais”.

Então, nunca se dê por satisfeito. Deixe seu passado para trás, trabalhe sua relação com o medo, adote uma perspectiva mais positiva e valorize o aprendizado de suas experiências, sem se prender a resultados.

Abra seus olhos e deixe que as oportunidades lhe apontem um caminho. Essa é uma decisão da qual você jamais irá se arrepender.

E quanto a você: Mantém os olhos abertos para oportunidades?

Me conta nos comentários!

Sirlei StoccheroMentora Internacional