Chegou o momento de trocar de fornecedor?

Se tem se perguntado, há algum tempo, se chegou o momento de trocar de fornecedor? Pare e pense na sua situação atual e aceite que muito provavelmente é exatamente isso que você precisa fazer.  

E não faço essa afirmação por acreditar que essa troca é sempre necessária. Mas por saber que, com o passar dos anos, infelizmente, alguns fornecedores deixam de oferecer o atendimento e a qualidade esperada.

Logo, seja pela falta de investimento, pelo comodismo ou pela falsa crença de que o cliente sempre se manterá fiel, esses acabam fazendo muito pouco. Condição que “esfria” as relações comerciais e obriga clientes a buscarem por novas soluções para os seus problemas.  

Afinal, um ótimo fornecedor é um ativo do qual nenhuma empresa costuma abrir mão. Principalmente quando há garantia do bom andamento das operações, ótimos resultados relacionados à redução de custos operacionais e a confiança de que prazos serão atendidos.

Por outro lado, fornecedores medianos ou ruins podem levar qualquer negócio para o fundo do poço.

Por essa razão, mesmo que exista uma lista de fornecedores principais, praticar a arte do desapego e aceitar que mudanças são necessárias, são decisões e ações essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todo e qualquer negócio.

Então, para facilitar a sua avaliação e ajudá-lo a minimizar o seu sentimento de culpa, seguem abaixo alguns sinais que comprovam que o seu fornecedor não está prestando o atendimento que você merece.

1. Você não é avisado com antecedência sobre o aumento dos preços

Se você faz encomendas no automático por comprar sempre a mesma quantidade de produtos da mesma pessoa, atente-se ao valor final do seu pedido.

Quando nos acostumamos a comprar as coisas no automático, muitas vezes, só sentimos o impacto ou o susto quando recebemos o valor da cobrança. E a partir daí já é tarde para fazer qualquer tipo de reparação.

Portanto, ao fazer o pedido de compras, o ideal é que você sempre realize a checagem dos preços. Somente assim poderá avaliar se a cobrança é justa e se acompanha a realidade do mercado.

Porém, caso o fornecedor tenha aumentado os valores e enviado os produtos sem um aviso prévio, cobre uma justificativa. E pior, se notar que essa prática passou a ser um hábito, tome providências.

Você não é obrigado a pagar o preço se não tinha conhecimento sobre o quanto isso impactaria nos seus custos finais.

2. Houve uma queda considerável da qualidade do produto ou serviço

Se os seus clientes estão reclamando sobre a durabilidade dos produtos entregues, é bem provável que a qualidade dos insumos, serviços ou produtos de seus fornecedores estejam abaixo do esperado.

Por essa razão, ao receber a próxima remessa de um produto ou ao solicitar alguma prestação de serviços, avalie pessoalmente o processo para compreender o que está acontecendo.

Se a questão for realmente a queda da qualidade, estabeleça um diálogo sincero e exija uma explicação. Nesse contexto, se no decorrer do processo, você perceber que nada melhorou, não perca tempo e busque por um novo fornecedor.

3. O SAC não oferece um bom atendimento e o fornecedor demora para atender ou não retorna ligações

Nada pior do que ter um problema, saber quem pode resolvê-lo e ainda assim não obter o apoio necessário para chegar a uma solução.

Se não há uma resposta é porque você deixou de ser prioridade para o fornecedor. E isso pode acontecer por quatro motivos principais:

1. A empresa criou tantos departamentos e tantas operações intermediárias que acabou por distanciar-se de seus clientes;

2. Não sabem como resolver o seu problema;

3. Preferem adiar o atendimento para ganhar mais tempo para buscar uma solução para o seu problema. No entanto, o deixam no vácuo.

4. Preferem postergar ao invés de ajudar na solução do problema.

Logo, se você sente que agora é impossível conversar com alguém capacitado para ajudá-lo, comece a avaliar as suas possibilidades de trocar de fornecedor.

4. Você paga as suas contas, mas as cobranças não param de chegar

Se você paga as suas contas em dia e mesmo assim continua recebendo cobranças de instituições financeiras ocasionadas por confusões de controle do seu fornecedor, pare de aceitar desculpas e caia fora!

Você não pode permitir que o nome da sua empresa seja negativado ou que fique manchado pela ineficiência de terceiros.

Portanto, não importa se o departamento está passando por uma reestruturação, se novos funcionários estão em treinamento ou se ocorreram problemas de sistema. Qualquer erro desta magnitude que ocorra mais de uma vez deve ser repreendido.

5. A todo momento recebe o contato de alguém solicitando novas informações de cadastro ou tem que repassar sempre uma nova confirmação de dados a cada compra

Se o fornecedor não adicionou seus dados em um sistema ou se tem preguiça de conferir dados no momento da compra, isso é um problema dele e não seu. 

Mesmo porque é uma situação extremamente desconfortável ter que, a cada contato, repetir sempre a mesma coisa. Primeiramente porque torna a negociação cansativa. Em segundo lugar porque toma um tempo que poderia ser aproveitado na realização de outras atividades. E, em terceiro e último lugar porque esse tipo de ação torna-se desrespeitosa, pois o cliente tem a ciência de que forneceu anteriormente os dados necessários para agilizar o processo.

Então, caso isso esteja acontecendo com você, faça uma reclamação. Suas informações e seu tempo são preciosos e devem ser tratados com respeito.

6. O fornecedor não demonstra mais a gratidão de antes pela parceria estabelecida

Todo negócio depende, sempre, da satisfação do cliente final. Entretanto, alguns fornecedores tendem a se tornar complacentes e deixam de agradecer aos seus clientes quando concretizam a negociação.

De início pode ser um mal entendido ou uma impressão do momento. Mas, por outro lado, se perceber uma certa rispidez ou frieza frequente durante as negociações, comece a colocar em perspectiva o seu real valor para o fornecedor.

Afinal, você optou por comprar com ele mesmo sabendo que existem outros fornecedores no mercado. Motivo pelo qual, o respeito e a consideração devem estar presentes em cada contato estabelecido antes, durante e após o fechamento do pedido.

Atente-se à postura do seu fornecedor e nunca aceite menos do que você merece.

7. Seus funcionários estão tendo dificuldades para negociar com o seu fornecedor

Outro problema que costuma acontecer é quando o fornecedor usa o bom relacionamento com a diretoria da empresa para mascarar a má fé com a qual conduz os seus negócios. Assim, utiliza as mais diferentes artimanhas para agradar e conquistar aqueles que estão na liderança, mas trata de forma desrespeitosa aqueles que estão abaixo da linha de decisão.

Eu já passei por isso e confesso que, por um tempo, duvidei se aquela situação era real ou fruto da minha imaginação. No entanto, a dúvida passou quando percebi que o problema não era só comigo, mas com todos que estavam nas camadas operacionais inferiores da empresa.

Portanto, se os seus funcionários fizerem reclamações constantes ou lhe procurarem para relatar algo incomum sobre o fornecedor, ouça com atenção.

Talvez ele esteja se aproveitando da boa relação estabelecida com você para entregar produtos ou serviços de baixa qualidade.

Sendo assim, pratique a sua escuta ativa. Mantenha-se informado e escolha fornecedores que dediquem a você e aos seus funcionários o mesmo respeito e consideração durante todas as etapas do processo de negociação.

8. Os prazos de entrega não estão sendo respeitados

Assim como você espera que o seu produto seja entregue no prazo, o seu cliente também espera receber a encomenda que fez também no prazo.

Porém, quando o fornecedor faz uma promessa e não cumpre, você, por depender desta entrega, também não consegue atender a demanda do seu cliente.

Assim, infelizmente, o problema se intensifica, pois, a decepção e a frustração acometem os dois lados e a possibilidade de perder clientela aumenta imensamente a cada negociação que extrapola o fator “prazo de entrega”.

Entende o perigo desse círculo vicioso para o seu negócio?

Se as suas relações com o seu cliente final ficaram abalados e se isso tem acontecido com uma frequência maior ao longo do tempo, é sinal de que seu fornecedor está passando por algum problema.

Nesse caso, a melhor solução é procurar outro fornecedor e tentar reparar os danos atendendo o mais prontamente possível aos pedidos destes clientes.

Lembre-se: Nada afeta mais um cliente do que esperar por uma entrega e nunca receber.

Faça o melhor para si e para os seus clientes e busque sempre por fornecedores responsáveis, honestos, respeitosos, confiáveis e gratos.

E agora me conta: Como está a sua relação com os seus fornecedores?

Compartilhe conosco nos comentários as suas experiências!

Sirlei StoccheroMentora Internacional