Como manter a calma diante de situações que fogem ao seu controle?

Como é difícil manter a calma quando sofremos com alguma situação que foge ao nosso controle, não é mesmo?

Talvez seu carro tenha enguiçado logo de manhã. Pode ser que questões políticas do seu país não o agradem. Talvez seu local de trabalho esteja cheio de pessoas tóxicas e você não possa fazer nada a respeito.

Enfim, o que podemos fazer quando não há nada que possamos fazer? Será que irritar-se, perder o controle ou chutar o balde realmente são ações que remetem a resultados positivos?

Tendo em mente as questões indicadas acima, eu posso lhe garantir que a resposta para as mesmas é “não”. Nada que você faça dominado pelo estresse vale a pena.

E acredito que você concordará comigo se colocar em perspectiva todas as lembranças que tem de atitudes suas, motivadas pelo descontrole, que o prejudicaram ou que ao final, lhe trouxeram algum arrependimento.

Portanto, antes de permitir que a ira tome conta das suas ações e o machuque por dentro, vem comigo. Pois, aqui estão algumas técnicas que o ajudarão a manter a calma (ou a resgatá-la) mesmo diante dos piores cenários.

1. Xingue o quanto for necessário

Eu não diria que xingar realmente te ajudará a manter a calma, mas sim que pode ser um ótimo catalisador para diminuir o estresse.

Quer entender como? Então pare e pense:

Quantas vezes você já soltou um palavrão em alto e bom som e sentiu um conforto interno que lhe trouxe paz?

É a isso que me refiro quando sugiro que jogue tudo o que sente para fora. Logo, a ideia não é que saia por aí xingando as pessoas. Você não deve tratar ninguém de forma desrespeitosa.

A minha proposta é que libere a si mesmo da dor através de palavras que o façam se sentir mais leve.

Assim, após soltar um xingamento, conseguirá respirar fundo e “jogará para o universo” tudo aquilo que poderia direcionar, sem querer, como ofensas a um terceiro.

Portanto, “amaldiçoe” aquilo que te incomoda, mas o faça somente quando estiver sozinho.

Em seguida, tente estabelecer seu ponto de equilíbrio e retome suas atividades.

Afinal, ninguém é obrigado a ouvir palavras desagradáveis ou a conviver com quem xinga o tempo todo.

Isso é algo que você deve fazer por si e para si e preferencialmente, bem longe de outras pessoas.

2. Para manter a calma e encontrar o equilíbrio combata o estresse com mais estresse

Puxe da sua memória todas as situações nas quais foi difícil manter a calma e compare-as com a sua situação atual.

Dessa forma, acabará percebendo que esse momento em particular, não é assim tão ruim e que talvez esteja exagerando em suas reações.

Outra alternativa é comparar o problema atual com algum parecido que já tenha sido processado e solucionado em sua mente.

Nesse sentido, você pode relembrar algum acontecimento no qual teve uma carga muito grande de estresse, mas conseguiu superar. Pense nas estratégias que utilizou e resgate-as para facilitar a resolução do problema que está enfrentando agora.

Além disso, você pode também recuperar a calma pensando em situações que o colocariam em uma condição pior do que aquela que está vivenciando no momento.

Por exemplo, ao invés de pensar que por estar atrasado para um compromisso a melhor alternativa é correr e ser imprudente no trânsito, pense: posso me acidentar, machucar alguém ou perder meu carro.

Em vista disso, o melhor a se fazer é tentar manter a calma, me organizar e explicar o motivo do atraso.

3. Para manter a calma tente “amar o seu inimigo” durante poucos segundos

Essa técnica parece loucura né? Eu sei.

Mas acredite, para mim funciona muito bem.

Então, para ajudá-lo vou explicar o como e o porquê.

Imagine que você está esperando na fila de um caixa eletrônico para fazer um saque e a pessoa que está na sua frente esqueceu a senha e está atrasando o seu dia. Nesse caso, você pode xingar bem baixinho para si mesmo ou transformá-la em alguém familiar, como a sua mãe, irmã ou irmão.

Pense na dificuldade da pessoa, imagine que um familiar seu poderia estar ali passando por essa mesma situação e use a sua empatia para vê-la com outros olhos. Se possível ajude-a, chamando algum funcionário do banco que possa orientá-la na criação de uma nova senha. Ou, se preferir, simplesmente se afaste e aguarde pela liberação de outro caixa eletrônico.

De qualquer forma, faça uma escolha consciente, visando sempre manter a sua calma e a sua paz interior.

Esta estratégia pode ser aplicada também quando alguém da sua própria família ou do trabalho fizer algo que o desagrade.

Nesse contexto, se for um familiar, pense nos momentos bons que passou com a pessoa.

Por outro lado, se for um colega de trabalho que é realmente um “inimigo”, adote o hábito de enxergá-lo como um irmão irritante. Afaste-se e permita que ele resolva suas próprias questões sozinho.

Lembre-se sempre de que você não sabe qual é a realidade do outro. Por essa razão, antes de tomar uma atitude que lhe traga arrependimentos, tente manter a calma, seja empático e faça o possível para evitar conflitos.

4. Para manter a calma pense no que faria se este fosse seu último dia na terra

Imagine um cenário hipotético onde um grande desastre natural esteja prestes a acabar com toda a vida do nosso planeta e reflita:

Você preferiria gastar seus últimos minutos brigando e se estressando por qualquer situação que não pode controlar ou optaria por manter-se ao lado daqueles que ama?

Aqui estou propondo uma situação em particular, mas infelizmente não sabemos o que acontecerá conosco amanhã ou nos próximos segundos.

Podemos sofrer um acidente fatal, desencarnar por alguma doença que desconhecíamos ou ainda, sermos agredidos intencionalmente por alguém que nunca cruzou o nosso caminho antes. Enfim… não temos certeza sobre quanto tempo ainda temos nesse mundo.

Portanto, ao invés de se estressar por tudo aquilo que não pode controlar, tente adotar outra perspectiva que te deixe melhor e siga em frente.

Pense nos seus filhos, no seu cônjuge, em todas as pessoas que fazem parte da sua vida e cuide mais de você. Priorize a sua saúde física e mental mantendo o foco em tudo que sabe que pode controlar e deixe todo o resto em segundo plano.

Se estiver ao seu alcance, faça. Caso contrário, deixe para trás.

Você é bem maior que as situações que aparecem na sua vida!

5. Não fomente a sua ira com críticas de pessoas que não acrescentam em nada na sua vida

Você pode sim manter a calma diante de críticas destrutivas, mas para isso, precisa determinar que ninguém exerce poder sobre suas escolhas e decisões além de você mesmo.

Achou complexo? Então me acompanha.

Tente colocar-se no lugar de alguém que foi insultado por uma crítica e adote uma abordagem diferente daquela que costuma adotar.

Nesse sentido, você pode escolher, por exemplo, partir para a briga ou direcionar os ataques para longe.

Para uma ou outra ação, pense no seguinte: Ao decidir partir para a briga, você poderá criar um ambiente desfavorável e tornar insuportável o seu convívio com uma pessoa com a qual será obrigado a conviver, seja por questões familiares ou de trabalho.

Entretanto, se ouvir os ataques entendendo que os mesmos não lhe cabem, você sofrerá num primeiro momento, mas evitará maiores problemas no futuro. Pois, não dará “combustível” para o agressor e assim, provará seu autocontrole para “domar” situações que poderiam prejudicar o se estado emocional.

Não desperdice a sua energia com pessoas que não agregam em nada de positivo para a sua vida e siga em frente com seus próprios valores e convicções.

Considerações finais

Situações estressantes sempre vão surgir. Logo, somente você pode adquirir o controle necessário para dominar suas ações e não vacilar.

Diante disso, escolha tomar uma posição que lhe beneficie, esforce-se para mudar internamente e utilize as técnicas indicadas acima para restaurar o seu equilíbrio.

Dessa forma, diminuirá o peso de situações que poderão prejudicar a sua saúde e terá uma vida mais feliz, priorizando somente aquilo que realmente importa para você.

E agora me conta: Como você mantém a calma diante de situações frustrantes?

Compartilhe conosco sua experiência de vida e suas opiniões!

Sirlei StoccheroMentora Internacional