3 chaves para a construção da resiliência
Desenvolver resiliência é como libertar-se de amarras que impedem o nosso avanço. Pois, é um processo que acontece de dentro para fora, criando uma ponte entre nosso desejo de superação e nossos objetivos.
E, devido a essa característica subjetiva e individual, é graças à resiliência que nos tornamos capazes de enfrentar fases ou períodos difíceis de nossa vida com mais facilidade.
Afinal, não há dúvidas de que todo ser humano, ao longo de sua história, passará por sofrimentos, frustrações, perdas, angústias e decepções. Além disso, quando menos esperamos, momentos traumáticos também podem vir a acontecer.
Você mesmo já deve ter passado por algum problema que quase o fez desistir de tudo tamanha a sua tristeza diante do inesperado. Mas, por saber que precisava cuidar de si e talvez de outras pessoas, ergueu a cabeça e seguiu em frente. E só o fez porque compreendeu que naquele instante precisava ser mais forte.
Assim funciona a resiliência.
Portanto, podemos defini-la, em poucas palavras, como a capacidade de superarmos desafios impedindo que eles nos superem.
Por essa razão, seja para lidar com mudanças ou para superar adversidades, não há meio mais eficaz do que a construção da nossa resiliência.
Quando começamos a desenvolver nossa resiliência?
Lembra de acontecimentos da sua infância onde percebeu que não era capaz de fazer algo e teve que se esforçar para aprender? Consegue puxar da memória aquela frustração inicial?
Então… eu costumo dizer que é nesse momento da vida que nós, como adultos, podemos orientar nossos filhos para a construção da resiliência.
Mesmo porque, crianças resilientes conseguem se adaptar melhor às situações. Pois, como adquirem um maior controle emocional, tornam-se mais aptas para lidar com acontecimentos inesperados e até mesmo com a perda.
Em vista disso, cabe a nós ensinarmos às crianças que o mais importante não é o que acontece com elas, mas sim a forma como reagem diante destes acontecimentos.
Agindo dessa maneira, abrimos espaço para que desenvolvam a resiliência necessária para alcançarem a felicidade e o sucesso que desejamos para elas no futuro.
Logo, se não trabalhou a sua resistência à problemas na infância e precisa lidar com algo difícil agora, já na vida adulta, aqui estão 3 chaves que o ajudarão a desenvolver, eficientemente, a sua resiliência.
1. Aceite acontecimentos e desenvolva a sua resiliência
Negar um acontecimento traumático com certeza não é algo que o ajudará a desenvolver a sua resiliência.
Portanto, esforce-se para aceitar tudo aquilo que aconteceu com você e viva intensamente cada momento. Chore, reflita, escreva sobre o ocorrido ou, se preferir, converse com pessoas que possam lhe ajudar. Mas, nunca se esqueça de que para trabalhar com uma adversidade, você precisa, primeiramente, aceitar que a mesma ocorreu com você.
Dessa forma, você não se colocará na posição de vítima e conseguirá lidar melhor com o choque ou com os sentimentos derivados desse acontecimento.
Pois, quando você pratica a aceitação aumenta as chances de encontrar a força necessária para buscar uma solução.
Assim, cria dentro de si, a segurança que garantirá uma melhor gestão de suas emoções e um maior controle sobre as ações que tomará durante o processo de superação do problema.
2. Busque uma resposta
Não se sobrecarregue tentando encontrar uma solução imediata para o seu problema. Dê tempo ao tempo e faça atividades que o conectem consigo mesmo e que o levem ao encontro de uma resposta.
Nesse sentido, você pode aderir a alguma prática espiritual ou fazer exercícios de relaxamento. Outra estratégia bastante eficaz é gastar suas energias ajudando outras pessoas enquanto tenta descobrir a resposta para o seu próprio dilema.
Logo, tire um tempo para cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu espírito e se precisar, peça ajuda.
A sua resiliência surgirá na medida em que você encontrar um ponto de equilíbrio que restabeleça a sua calma e o seu controle para trabalhar com as questões que o afligem.
Então, não se machuque tentando resolver tudo de uma vez. Aceite o seu problema, cuide das suas emoções e crie um espaço interno acolhedor, capaz de ajudar você a descobrir uma resposta enquanto descobre a si mesmo.
3. Para desenvolver a sua resiliência, aprenda a perdoar
Aprender a perdoar-se e a perdoar os outros é essencial para o processo de construção da sua resiliência.
Sendo assim, evite guardar rancores ou mágoas do passado e tente encontrar maneiras de substituir esses sentimentos por outros que agreguem positivamente em sua vida.
Nesse contexto, ao invés de olhar para o que já aconteceu e pensar no quanto errou, avalie os motivos do seu erro e supere suas falhas adotando uma perspectiva mais carinhosa para consigo mesmo.
Tenha mais compaixão por você e aprenda a superar adversidades partindo do pressuposto de que todos os seres humanos são falhos. Logo, você também está sujeito à falha e pode sim falhar.
Então perdoe-se, acalente-se e desenvolva a sua capacidade de superação de forma consciente… sem se perder e sem perder os outros de vista.
E quanto a você: Guardou essas chaves no seu coração?
O que faz para desenvolver a sua resiliência?
Me conta nos comentários!