Como se destacar no mercado de trabalho?

Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar, ao menos uma vez, sobre como é difícil se destacar no mercado de trabalho atual. Ou então, talvez já tenha passado por diversas dificuldades que o fizeram correr atrás de estratégias que o destacassem enquanto disputava alguma vaga ou concorria a uma promoção.

E não tem como ser diferente. Com o aumento da força de trabalho e devido à similaridade das capacitações e formações acadêmicas, hoje destacar-se no mercado de trabalho é uma tarefa muito difícil. Principalmente porque para cada nova vaga que surge, existem centenas de pessoas capacitadas e com chances de conquistá-la.

Portanto, seja para atuar em uma profissão nova que está em alta, ou em uma profissão que nunca sai “de moda”, se você não se preparar e propor algo diferente, será sempre mais um no meio da multidão e nunca chegará ao alcance dos seus objetivos.

Sendo assim, antes de desanimar ao observar a quantidade de candidatos que disputarão a vaga com você, que tal adotar uma postura diferente para se destacar no mercado de trabalho, mostrando o que de fato tem a oferecer?

Quer saber como e por onde você pode começar? Então, fica por aqui e acompanhe a seguir, as dicas que o orientarão na sua busca por destaque e sucesso na carreira.

Construa sua marca pessoal e mostre que sabe se destacar no mercado de trabalho

Você não precisa ter milhares de seguidores, nem agir contra suas crenças e valores para conquistar pessoas e atrair atenção. Mas, deve sempre considerar que vivemos em um mundo altamente tecnológico. Logo, manter-se presente e ativo nas redes sociais é muito importante em matéria de visibilidade e intencionalidade.

Nesse sentido, criar um currículo abrangente e interessante e colocar-se à mostra nas redes sociais é algo que conta muito a seu favor, principalmente no que tange à necessidade de passar uma mensagem positiva sobre quem é para possíveis empregadores.

No entanto, vale destacar que essa mensagem precisa ser verdadeira e deve ser orientada de forma construtiva e discreta. Afinal, nenhum recrutador irá interessar-se por alguém que demonstra ser exagerado, ou tem comportamentos estranhos em seus momentos de lazer e com a família.

Isso não quer dizer que você precisa mentir para se destacar no mercado de trabalho. Mesmo porque é um erro comum agregar a si mesmo, no mundo virtual, aspectos de uma personalidade que agrada, mas não condiz com a sua verdade.

A ideia é destacar seus pontos positivos através da demonstração daquilo que faz melhor, sem denegrir sua imagem por meio da exibição de brincadeiras ou ações que possam ser vistas de forma ofensiva ou desnecessária pelas pessoas que seguem os seus perfis.

Em vista disso, uma boa estratégia para se destacar no mercado de trabalho é mostrar toda a sua irreverência e autenticidade de forma criativa, sem perder de vista o autorrespeito e a sua integridade.

Pense que os recrutadores sempre procurarão aquilo que o diferencia dos demais. Então, diferencie-se e mostre que pode criar as soluções mais impensáveis para os problemas mais improváveis. Mas, mantenha sempre o foco naquilo que é mais importante, a sua verdadeira personalidade.

Aceite que você poderá fracassar em algumas entrevistas

Toda entrevista de emprego gera nervosismo e angústia e acredite, isso não acontece somente com você.

Todos nós sentimos aquele frio na barriga na véspera e também durante as entrevistas de emprego porque contamos e muito, com um bom desempenho. Motivo pelo qual, estudamos a empresa, nos preparamos para responder às perguntas, criamos respostas para questões que sabemos que com certeza entrarão em pauta e fazemos exercícios de respiração para controlarmos nosso nervosismo e emoções.

Contudo, mesmo em situações onde há um preparo prévio, ainda sim é possível fracassar.

E você irá fracassar. Não porque não tinha o necessário, mas porque naquele momento lhe faltou algo que foi preenchido pelo perfil profissional de outra pessoa. E tudo bem que seja assim.

Você terá uma nova chance de se destacar e da próxima vez, na seguinte ou ainda, em uma oportunidade posterior, alcançará o seu objetivo. Pois, estará mais preparado para lidar com o processo e se fortalecerá através dele.

Então, antes de ir para a sua próxima entrevista, observe o que lhe faltou na entrevista anterior, inclua novos elementos ao seu “repertório pessoal” e melhore as suas respostas. Dê uma ênfase maior às suas habilidades, experiências e capacitações e aborde-as com firmeza e consistência, sem deixar de lado os seus valores pessoais e tudo o que espera da organização.

Espere a sua vez de falar e não deixe de comentar sobre trabalhos voluntários ou projetos que tenha desenvolvido. Seu valor será analisado tanto por questões de participação e comportamento social quanto por questões profissionais. Sendo assim, demonstre todas as suas competências e também a sua personalidade, abrindo espaço para uma conversa mais dinâmica e descontraída.

Lembre-se de que duas impressões são formadas durante uma entrevista de emprego: a sua e a da empresa, e ambas, devem ser consideradas.

Desenvolva um mindset de crescimento e aprenda a se destacar no mercado de trabalho

Mesmo que já tenha conquistado o emprego dos seus sonhos, sempre haverá uma nova oportunidade de crescimento de carreira dentro da organização, e você precisa estar atento a ela.

Motivo pelo qual, para se destacar no mercado de trabalho, observe com atenção quais são as habilidades exigidas para cada novo cargo e certifique-se de aprendê-las.

Se for alguma habilidade técnica, faça cursos. Por outro lado, se for uma habilidade pessoal, pratique-a e aumente suas chances de ser percebido dentro da organização.

Mostre para os seus líderes que é dono de uma marca pessoal que está em constante evolução e busque por aprimoramento realizando espacializações que se refletirão em ganhos para o seu setor onde atua.

Assim, desenvolverá uma mentalidade de crescimento que fortalecerá seu destaque e a sua imagem na empresa. Condição que abrirá seus olhos para novos objetivos profissionais e mostrará o quanto pode crescer dentro e fora da organização onde trabalha.

Nesse contexto, uma boa forma de aprimorar suas estratégias de crescimento é criando etapas tangíveis para o alcance de seus objetivos. Para isso, você pode, primeiramente, definir uma meta principal e avaliar todos os desafios que precisará enfrentar para atingi-la. E, em seguida, observar tudo o que precisará fazer para viabilizar a sua meta, seja em termos de investimento ou de otimização de tempo para colocá-la em prática.

Vale destacar que com metas e objetivos bem definidos você conquistará um mindset de crescimento que suscitará o desejo por melhoria constante. Logo, conseguirá se destacar no mercado de trabalho demonstrando que tem tudo aquilo que os recrutadores e líderes buscam em um candidato ideal, seja em critérios de promoção ou de contratação.

Encontre o seu verdadeiro propósito e coloque-o em tudo que se propor a fazer

Mesmo que a sua verdadeira “paixão” não esteja presente no seu trabalho ou na carreira que escolheu, é possível incluir elementos dela às coisas que você normalmente faz.

Nesse sentido, observe todas as tarefas que desempenha no dia a dia e traga o seu propósito para o trabalho, adicionando algo que lhe faça bem.

Por exemplo, se é uma pessoa ativa que ama estar em contato com a natureza, mas hoje trabalha em um ambiente fechado, que traz a sensação de prisão, invista na sua liberdade. Adicione quadros com paisagens naturais nas paredes e coloque algumas plantas em locais estratégicos do seu escritório ou na sua mesa de trabalho. Mude a tela do seu computador para temas que o agradem e se possível, ouça sons ambientes enquanto exerce suas atividades diárias.

Dessa forma, se cercará de energias positivas e conseguirá se destacar no mercado do trabalho através do aumento do seu entusiasmo e bem-estar enquanto se dedica com afinco ao desempenho de suas tarefas.

Entretanto, caso perceba que odeia as funções que desempenha e que não existem meios de torna-se feliz ou realizado frente a elas, infelizmente ou felizmente, a melhor alternativa é partir em busca de uma nova carreira.

Mas, para isso, é bom estar sempre atento às suas habilidades e qualidades como profissional, bem como às suas opções para se destacar no mercado de trabalho dentro de um novo nicho ou segmento.

Lembre-se de que independentemente da área, você deve andar de encontro à sua felicidade. Logo, antes de jogar tudo para o alto, é necessário avaliar se o problema está no trabalho ou em você.

Considerações finais

Seja qual for a sua escolha, busque ser sempre quem de fato é. Diante disso, seja interessante, autêntico e nunca abra mão da sua verdadeira essência.

Ao final de tudo, você verá que a empresa certa, aparecerá no momento certo, porque você é a pessoa certa para o cargo.

E agora me conta: O que faz para se destacar no mercado de trabalho?

Sirlei StoccheroMentora Internacional