7 dicas simples para harmonizar a sua vida

Harmonizar a sua vida não é, e nem deve ser visto como algo impossível ou difícil demais de ser alcançado. 

Esqueça por um momento de tudo aquilo que está acontecendo contigo ou dos problemas pelos quais já passou e tente olhar com otimismo para o seu futuro. Em seguida, pense somente nas pequenas coisas que te incomodam e comece a modificá-las devagarinho.

Assim, perceberá que nem tudo na vida exige uma grande mudança e que com muito pouco, você pode criar uma nova realidade para si e para as pessoas que ama. Tudo é uma questão de transformação de hábitos e você é capaz de transformá-los.

Para tanto, só precisa interiorizar que deseja melhorar e alterar seus mecanismos de autodefesa internos e externos. 

Logo, para auxiliá-lo nessa missão, deixo aqui 7 dicas que com certeza o ajudarão a harmonizar a sua vida, transformando, de pouco a pouco, os rumos da sua história.

Me acompanha?

1. Para harmonizar a sua vida faça as pazes com o seu passado

O passado já aconteceu e não há nada que você possa fazer para desfazê-lo ou eliminá-lo.

Sendo assim, para harmonizar a sua vida, toda vez que sentir que seu passado voltou a te assombrar, dê um passo para trás. Pense em tudo que está sentindo com relação ao que já ocorreu e em maneiras de minimizar a dor de lembranças que o prejudicam.

Se possível, marque um encontro com a pessoa que te magoou e perdoe-a, para perdoar-se em seguida. Ou então, avalie tudo que fez para superar essa dor, compense fazendo algo que te traga a sensação de paz e perdoe-se pelo erro que cometeu.

Entenda que se não fizer nada com esses sentimentos e emoções negativas, eles irão perdurar. Portanto, descubra o que está sentindo e após isso, trabalhe com as suas dores mantendo o foco em todas as coisas boas que conquistou e que ainda poderá conquistar no futuro.

Encare o seu passado como referência e não como residência.

2. Ignore o que os outros pensam ou falam sobre você

Só você sabe verdadeiramente quem é, e aonde pretende chegar.

Então por qual motivo insistiria em perder tempo ouvindo sobre o que outras pessoas pensam a seu respeito?

Eu acredito que não exista motivo algum e penso que você concorda comigo não é mesmo?

Em vista disso, vamos fazer agora um “combinado”. Toda vez que alguém julgar as suas escolhas, as suas roupas, os seus comportamentos e as suas ações, agindo de má fé, você pensará imediatamente na sua liberdade de expressão, no seu valor, na sua personalidade e na sua integridade e se distanciará dessa pessoa.

E não estamos combinando isso agora por maldade, implicância, arrogância ou falta de humildade, mas sim por termos a consciência de que nem todos que te criticam, desejam necessariamente o seu bem. Logo, é desses indivíduos negativos, invejosos, tóxicos e maldosos que você precisa se afastar.

Então, para harmonizar a sua vida, amplie a sua visão sobre quem é. Valorize-se, aprecie-se e faça tudo que estiver ao seu alcance para ser sempre e cada vez mais, alguém melhor… Para você e por você.

3. Para harmonizar a sua vida dê tempo ao tempo

Todos nós transitamos por problemas, acontecimentos e situações ruins que deixam marcas. No entanto, você pode curar as suas feridas aceitando que, indubitavelmente, “tudo passa”.

Toda dor que você sente hoje há de passar. Todas as mágoas que você carrega, com o tempo, irão desaparecer. Toda ferida aberta, um dia, irá cicatrizar. Afinal, na vida, temos momentos tristes e momentos felizes. E, muitas vezes, a tristeza vem como um impulso para ativar a nossa alegria, transformando a dor em um libertador sorriso.

Sendo assim, aprenda a harmonizar a sua vida, tirando a pressão do imediatismo.

Dê tempo ao tempo. Diante de um problema, espere a poeira baixar, coloque a cabeça no lugar, distraia-se com novos acontecimentos, dedique-se às pessoas que ama e tão logo, quando chegar o momento, tudo ficará bem, pois, tudo irá passar…

4. Para harmonizar a sua vida responsabilize-se pela sua felicidade

Não espere que a sua felicidade venha a partir de um terceiro. Ninguém é obrigado a te fazer feliz.

Mesmo porque, as pessoas que convivem contigo são apenas uma parte da sua felicidade e não o todo. Nesse sentido, elas te ajudam, mas não podem garantir a plenitude de sentimentos, pois, isso sempre dependerá da sua relação consigo mesmo.

Entenda que enquanto você não colocar para si a responsabilidade de ser feliz, nunca conseguirá viver bem. Razão pela qual, estará sempre parasitando, cobrando e forçando as pessoas a realizarem coisas que o façam se sentir bem diante de quem é. E isso não é amizade ou amor. É dependência.

Portanto, toda vez que perceber que precisa muito da presença de uma determinada pessoa para sentir-se bem consigo mesmo, afaste-se um pouco. Dedique um tempo para conectar-se com quem é, pratique atividades que lhe façam bem e encontre no seu interior motivos para a sua felicidade.

Para harmonizar a sua vida, aprenda a apreciar suas qualidades e a se divertir também sozinho. transformando-se na sua melhor companhia.   

5. Não compare a sua vida com a vida de outras pessoas

Sua vida é boa e tem valor porque foi desenvolvida e construída a partir das suas escolhas e do seu poder de ação.

Por isso, pouco importa se o seu tempo de maturação foi maior que o de outra pessoa, se seu carro é mais velho, se sua casa ainda não foi quitada ou se você não está com o físico em dia e o seu vizinho é atleta. Ninguém é parâmetro para ninguém e todos evoluem em tempos diferentes.

Nada disso diminui o valor da sua vida ou da sua história. Você também é capaz de conquistar tudo o que planejou e definiu como meta para si.

Então, aceite o seu tempo de evolução, valorize as suas conquistas e siga o seu planejamento com otimismo.

Nesse contexto, para harmonizar a sua vida, concentre-se na sua própria felicidade e esqueça a imagem do “comercial de margarida” que visualiza toda vez que uma pessoa “de sucesso” passa ao seu lado.

Tenha em mente o fato de que imagem não é tudo e talvez a realidade do outro não seja tão boa quanto parece.  Já pensou nisso?

6. Para harmonizar a sua vida entenda que você não é obrigado a saber todas as respostas

Se algo ruim aconteceu e você não soube o que fazer no momento e ainda hoje, não chegou a uma solução, tudo bem. Não se sinta culpado, nem inferior a outras pessoas por não saber como resolver alguns problemas.

Atente-se às suas tarefas, cuide de outras demandas do seu dia a dia e siga em frente.

Elimine toda a pressão que joga nas suas costas, aceitando que não tem a obrigação de saber todas as repostas. E ninguém espera que a tenha.

Sendo assim, para harmonizar a sua vida, relaxe o seu corpo e a sua mente e mantenha o foco no que sabe que consegue resolver.

Se outros acontecimentos atordoarem a sua rotina, peça ajuda ou orientação. Elimine o peso das suas responsabilidades, aceitando o fato de que nem tudo é culpa sua, nem tudo está ao seu alcance e nem tudo é sua obrigação.

7. Sorria, pois, a sua vida não consiste somente em problemas

Não fique preso a acontecimentos, nem pense que tudo de ruim só acontece com você.

Mude de perspectiva e tente lidar com os problemas mantendo o bom humor.

Quer uma ajudinha? Que tal exemplificar?

Já caiu alguma vez e por mais que estivesse com dor, começou a sorrir para diminuir a preocupação de outras pessoas e também a vergonha que estava sentindo?

A ideia aqui segue praticamente o mesmo contexto.

Portanto, para harmonizar a sua vida, toda vez que você “cair”, levante-se, sorria e pense que isso é só algo momentânea, que logo irá passar.

Assim, se sentirá melhor diante de situações que fogem ao seu controle e manterá suas boas energias, atraindo coisas boas para si e para as pessoas que estão ao seu redor.

Tranquilo né?

Então… agora que já conheceu as dicas para harmonizar a sua vida e percebeu como as mesmas são práticas e fáceis de serem aplicadas à sua rotina, me conta:

Já utilizou ou pretende utilizar alguma delas?

Contribua deixando um relato da sua experiência ou opinião!

Sirlei StoccheroMentora Internacional