Como praticar o autocuidado no trabalho?

Você consegue tirar um tempinho da sua rotina diária para praticar o autocuidado no ambiente de trabalho? Sabe quais benefícios essa prática proporciona para a sua vida?

Não…

Então fica comigo e segue as dicas que deixo logo abaixo. Dessa forma, não só aprenderá a cuidar mais de si mesmo no ambiente profissional, como também conseguirá responder mais prontamente a todas as demandas que chegarem até você.

Vamos às dicas!

1. Comece a praticar o autocuidado no trabalho fazendo pequenas pausas durante o expediente

Você precisa sim se dedicar e muito ao seu trabalho, no entanto, tudo que é feito de forma exagerada pode trazer problemas para a sua saúde. 

Em vista disso, aprenda a organizar a sua rotina de trabalho, tirando pelo menos, de 10 a 15 minutos de descanso, em intervalos a cada duas horas, para cuidar um pouco do seu bem-estar. 

Nesse sentido, evite olhar e-mails ou resolver pendências familiares durante esses pequenos intervalos. Tente se concentrar em você e nas suas necessidades, priorizando ações que lhe garantam a sensação de paz.

Para tanto, defina quando dará a si esse tempo, acione o cronômetro do seu relógio, distancie-se da sua mesa de trabalho e mantenha o foco em você.

Se possível, vá para um lugar silencioso, respire, feche os olhos e relaxe o seu corpo. Ou, se preferir, faça uma playlist com as suas músicas favoritas, coloque um fone de ouvido e curta essa pequena pausa, fazendo algo que seja agradável para você.

Evite ficar no meio de aglomerações ou junto a colegas de trabalho. Esse é um momento para relaxar e se desconectar do mundo e não para compartilhar fofocas de escritório.

Concentre-se naquilo que lhe faz bem.

Assim, você conseguirá praticar o autocuidado no trabalho, priorizando o seu equilíbrio e a sua paz interior.

2. Afaste-se um pouco do escritório e aprenda a praticar o autocuidado no trabalho

Quando sentir que está sobrecarregado ou desconfortável, reserve um tempo e procure alguma área onde possa respirar e retomar a sensação de conforto.

Se não conseguir praticar o autocuidado no trabalho, durante o expediente, tente uma abordagem diferente e o faça antes, durante as refeições ou após o trabalho.

Por exemplo, durante o seu almoço, você pode aproveitar parte do seu tempo livre para ler um livro embaixo de uma árvore ou para caminhar pelo bairro. Muitas vezes, o tempo reservado para o almoço é tão longo, que após a refeição, as pessoas acabam recorrendo às redes sociais por não terem mais nada a fazer.

Entretanto, por mais que seja uma ação que distancia o funcionário das suas atividades, ela não é tão benéfica assim. Pois, não promove movimento, nem o relaxamento necessário para que o indivíduo retome, em seguida, às suas funções.

Principalmente, porque, em grande parte das vezes, a pessoa decide continuar no escritório enquanto navega na internet, ao invés de distanciar-se dele.

Sendo assim, toda vez que tiver uma oportunidade para praticar o autocuidado no trabalho, afaste-se do escritório.

“Estique” o seu corpo, faça alongamentos, caminhe e aproveite para observar novos lugares durante a sua caminhada. Ou, aproveite para viajar através da imaginação enquanto lê um livro.

Qualquer estratégia é valida, desde que você seja a prioridade.

3. Esteja atento a tudo que bebe e come durante o tempo que passa no trabalho

Para muitas pessoas, um trabalho estressante é a justificativa perfeita para explicar o sobrepeso ou o descuido com questões alimentares.

Contudo, para se sentir bem e praticar o autocuidado no trabalho, é essencial manter-se atento a tudo que você consome, seja no horário de almoço ou enquanto realiza intervalos durante o expediente.

Para isso, trate o seu corpo como se fosse um templo, coloque mais “cor” nas suas refeições e diminua o consumo de café. Caso note que perdeu o controle sobre sua alimentação, comece devagar, mudando aos poucos seus comportamentos.

Nesse contexto, quando pensar em tomar uma xícara de café, substitua-a por um chá (sem açúcar) ou encha a sua garrafinha com água. Já para as refeições, se tiver dificuldade para mudar sua rotina no almoço ou se não tiver tempo para almoçar, adicione alimentos saudáveis aos seus intervalos e coma metade de uma fruta a cada duas horas.

Evite consumir doces em excesso e, no começo, tente diminuir os impactos de um hábito prejudicial, adicionando um hábito saudável por vez.

Como resultado, você conseguirá praticar o autocuidado no trabalho cuidando, primeiramente, daquilo que mais importa: a sua saúde.

4. Aprenda a praticar o autocuidado no trabalho reconhecendo o valor de suas realizações 

Nem sempre seu chefe ou supervisor direto reconhecerão o seu esforço. Entanto, isso não é motivo para que se sinta mal consigo mesmo.

Lembre-se de que você tem valor e seu trabalho faz sim muita diferença.

Logo, toda vez que se sentir deprimido pela falta de reconhecimento, parabenize-se pelo seu progresso e levante documentos que o façam se lembrar de como é bom naquilo que faz.

Caso não consiga por conta própria e precise de incentivo, busque nos seus e-mails ou em mensagens particulares, momentos nos quais alguém lhe direcionou algum elogio. Faça um apanhado das suas realizações no trabalho e toda vez que se sentir desmotivado, recorra a esses levantamentos para voltar a dar valor ao seu desempenho.

Entenda que para praticar o autocuidado no trabalho, você precisa estar com a mente saudável. Sendo assim, afaste-se de pensamentos que o façam duvidar de si mesmo e desenvolva uma rotina de autovalorização pessoal.

5. Quando terminar o expediente, desligue-se do trabalho

Esta dica é bem simples, porém, altamente eficaz.

Em vista disso, proponho a você que toda vez que chegar em casa, organize rapidamente a sua rotina para o dia seguinte. Em seguida, desligue o computador ou feche a sua agenda e vá cuidar dos seus próprios interesses.

Nesse contexto, faça o que quiser, como quiser, com quem quiser e onde quiser, colocando-se, sempre, em primeiro lugar.

Se tiver família, dedique-se a ela e curta todos os momentos disponíveis para cuidar, brincar e acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Por outro lado, se morar sozinho, faça atividades que lhe deem prazer, sem perder de vista a sua saúde emocional, física e mental.

Entenda que o que vale aqui é cuidar de si realizando aquilo que considerar melhor. E isso é algo que qualquer um pode fazer, não é mesmo?

Sendo assim, faça o que desejar e sentir que deve fazer por e para você!

Considerações finais

Então, agora que chegamos ao final dessa discussão sugiro a você que faça uso dessas 5 dicas, alterando aspectos da sua rotina e descobrindo novas formas de praticar o autocuidado no trabalho a partir delas.

Autocuidado é um hábito e como todo hábito exige esforço e comprometimento até ser incorporado por completo. Portanto, seja uma pessoa proativa e cuide mais de si. Assim, quando lhe perguntarem quais estratégias você utiliza para praticar o autocuidado no trabalho, você saberá exatamente o que responder.

Aproveitando essa “deixa”, me conta: O que você faz para praticar o autocuidado no trabalho?

Sirlei StoccheroMentora Internacional