Você sabe o que é liderança de apoio?

Liderança de apoio ou liderança de suporte é um tipo de modelo de liderança, onde você, na posição de líder, delega e apoia sua equipe até a conclusão de uma determinada tarefa.

Nesse sentido, você obtém o que espera através da conquista de melhores resultados, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento dos membros da sua equipe. Além disso, possibilita que os mesmos tornem-se mais qualificados e capacitados para desempenharam suas tarefas.

Condição que lhes fornece experiência e aprendizados para que orientem, por conta própria, suas próximas demandas.

Podemos afirmar, portanto, que ao capacitar a sua equipe, você recebe, como resultado, a ampliação do número de talentos da organização. E, serão esses talentos que, graças ao modelo de liderança de apoio, irão conduzir no futuro, eficientemente e com o mínimo de orientação, os projetos da empresa.

Como funciona o modelo de liderança de apoio?

Ao contrário do modelo tradicional, onde você, como líder, estabelece tarefas com um cronograma para exceção, na liderança de apoio, tudo é feito em conjunto.

Ou seja, você não só determina e define prazos para a realização de tarefas, como também acompanha cada etapa do projeto. Dessa forma, ao invés de apenas esperar os resultados, você contribui e participa da construção dos mesmos, orientando de perto cada membro de sua equipe.

Assim, evita que erros sejam cometidos e estabelece uma relação de confiança com os seus colaboradores, que conduzirão suas ações seguindo orientações claras e precisas. Com isso, formará equipes eficientes e com alto índice de desempenho, pois, cada funcionário aprenderá e se aperfeiçoará através do exercício de suas atividades.

Quais são os principais princípios da liderança de apoio?

A liderança de apoio é pautada em 2 princípios principais: o princípio do treinamento com significado e o princípio do desenvolvimento de habilidade comunicacional.

Para que você compreenda melhor chamamos de treinamento com significado todo treinamento que tem um objetivo a ser alcançado. 

Nesse contexto, para criar um treinamento eficiente e significativo você precisa agir considerando 3 elementos. 

Primeiramente, deve estar atento às emoções das pessoas que trabalham ao seu lado, demonstrando empatia e sensibilidade diante das dificuldades apresentadas. 

Em segundo lugar, precisa considerar o tipo de treinamento que irá ofertar, tendo em vista as expectativas e o potencial de crescimento da sua equipe. 

E, por último, deve determinar o tempo de cada treinamento, atentando-se às demandas diárias de cada profissional e à efetividade da capacitação ofertada.

O segundo princípio, como o próprio nome já diz, surge da sua responsabilidade de incentivar a comunicação servindo de exemplo para a sua equipe. 

Logo, na liderança de apoio, o desenvolvimento de uma comunicação eficiente depende do esforço que você dedica para manter todos os canais de diálogos abertos. Sendo assim, fornecer feedbacks construtivos e aceitar sugestões incentivando a comunicação, são estratégias que proporcionam o fortalecimento e o desenvolvimento de sua equipe, em todos os níveis.

O que devo fazer para exercer e incentivar a liderança de apoio na minha empresa?

A liderança de apoio surge e se concretiza por meio do trabalho em equipe. Portanto, se deseja adotar esse modelo de liderança, esteja ciente de que compromisso, bons relacionamentos e colaboração são aspectos mais que essenciais para o alcance de bons resultados.

Em vista disso, comprometa-se com a sua equipe e acompanhe seus projetos sem demonstrar insegurança. Lembre-se de que você sempre será o centro e o ponto de equilíbrio dos seus colaboradores. No entanto, as decisões devem ser orientadas de acordo com aquilo que todos os membros da equipe considerarem melhor. Por essa razão, você precisa manter o foco e se comprometer com casa etapa do processo.

No que tange ao campo dos relacionamentos, na liderança de apoio, deve existir um limite do que é ou não permitido. Afinal, como todos estarão juntos na maior parte do tempo, é normal que ocorram alguns deslizes ou problemas entre funcionários. 

Por isso, é importante que você aja com firmeza, detacando, sempre que, o ambiente de trabalho é um lugar para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Portanto, qualquer divergência deve ser resolvida através do diálogo e da comunicação aberta, sem o uso de agressões físicas ou verbais.

Com relação à colaboração, assim como ocorre nos dois elementos anteriores, tanto você quanto a sua equipe precisam tomar partido. Motivo pelo qual, você, como líder, precisa provar que não só fala como faz, e deve partir para ação sempre que considerar necessário. Assim, os membros de sua equipe, ao observarem suas ações, entenderão melhor os seus papéis e ajudarão uns aos outros com o propósito de alcançarem o objetivo esperado.

Considerações finais

Liderança de apoio é, em suma, uma liderança voltada para a solidariedade.

Sendo assim, apoie sua equipe, ouça o que eles têm para te dizer, inspire-os e os ajude a superar desafios. Nunca se esqueça de que, como funcionário, você já trilhou esse caminho. Em função disso, tem a experiência necessária para corrigir todos os erros que seus líderes cometeram no passado.

Então, esforce-se, amplie seus horizontes, forneça treinamentos significativos para a sua equipe e ajude-os a crescer.

Confie na sua capacidade de desenvolver um modelo de liderança de apoio de valor e alcance, sempre, melhores resultados.

E agora me conta: Já trabalhou atuando dentro desse modelo de liderança? Quais foram os seus resultados?

Divida conosco a sua opinião!

Sirlei StoccheroMentora Internacional