Como se manter calmo sob pressão e diante de problemas?

Se manter calmo diante de problemas ou sob pressão é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho atual. E, muitas vezes, torna-se um grande diferencial que pode colocá-lo à frente de seus concorrentes independentemente da área onde esteja atuando.

Motivo pelo qual, esteja você no papel de um empresário ou de um funcionário, autocontrole é um atributo mais que essencial quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional.

Por essa razão, deixo a seguir, algumas dicas que o ajudarão a se manter calmo diante de qualquer imprevisto.

Sendo assim, se quer saber como superar seus problemas sem se render à pressão, prossiga com a leitura deste artigo…

1. Para se manter calmo sob pressão, não culpe os outros pelos seus problemas

Sempre assuma responsabilidade pelas coisas que faz ou que acontecem com você.

Dessa forma, retomará o controle sobre a sua vida e, ao invés de culpar terceiros, buscará soluções para os seus próprios problemas.

Para tanto, diga sempre para si mesmo a seguinte frase: “Eu sou responsável pelo que ocorre comigo e posso resolver qualquer adversidade”.

Além disso, não guarde rancor, nem oriente suas ações por meio de emoções negativas. Logo, mesmo que no fundo, saiba que parte da culpa não foi sua, assuma o seu percentual e evite conflitos.

Agindo dessa maneira, conseguirá se manter calmo sob pressão e também frente a adversidades e tomará melhores decisões em prol da sua vida e carreira.

2. Esteja sempre atento aos fatos

Quando perceber que está cedendo à pressão, tente encontrar seu ponto de equilíbrio, acalme-se e analise os fatos relacionados ao problema.

Se a situação incluir outras pessoas, converse com calma com todos os envolvidos e ative seu autocontrole.

Nesse contexto, antes de dar qualquer resposta automática que cause arrependimento, pense de forma consciente. Confronte as informações coletadas e, em seguida, estabeleça quais serão suas ações.

Adotando essa medida, terá como resultado, a diminuição das suas chances de ceder à pressão. E, utilizando sua habilidade de resolução de problemas, chegará sempre a uma solução e impedirá que outros lhe tirem do sério.

3. Para se manter calmo diante de problemas, faça perguntas

Você não conseguirá resolver problema algum sem antes compreender quais foram as causas de tais acontecimentos.

Logo, se há um prazo para resolver determinada questão, é preciso compreendê-la por inteiro para que, em seguida, consiga se manter calmo para encontrar uma resposta.

Então, não adiante a sua decisão e busque descobrir a resposta para os seguintes questionamentos: O que ocasionou o problema? Qual é o problema? Como aconteceu? Quando aconteceu? Quem foi o responsável? Quanto tempo tenho até encontrar uma solução?

Quando você aprender a manter a calma para avaliar os fatos, mais rapidamente conseguirá eliminar o estresse ocasionado pela pressão sob o problema.

4. Crie uma abordagem que o ajude a se manter calmo sob pressão e diante de problemas

Já pensou em tentar adotar uma nova abordagem para se manter calmo e resolver um novo ou um antigo problema?

Toda vez que você muda de perspectiva, muda também as suas ações e, como consequência, o resultado de suas ações.

Em vista disso, problemas antigos são melhor direcionados por meio de novas ideias. E, num mesmo sentido, novos problemas são rapidamente solucionados com o uso da criatividade.

Em suma, é como se uma decisão bem orientada acionasse o seu mecanismo de resolução de problemas, deixando-o em alerta para a tomada de decisões futuras.

Assim, como consequência, você desenvolve o hábito de solucionar uma situação por vez, melhorando todos os seus resultados no longo prazo.

5. Seja positivo, mantenha o foco e decida qual será a sua primeira ação

Procure aspectos positivos dentro do contexto dos seus problemas e tente se manter calmo enquanto chega a uma decisão.

Como alternativa, tente descobrir o benefício ou a vantagem escondida nas adversidades que vão ao seu encontro.

Em outras palavras, seja otimista e positivo e busque encontrar algo bom mesmo nos piores cenários.

Dessa forma, conseguirá desenvolver o controle necessário para avaliar situações e para tirar lições e aprendizados valiosos presentes em cada problema.

6. Para se manter calmo e não ceder à pressão, resolva seus problemas

Quando você ocupa a sua mente e age para solucionar o seu problema, para de se preocupar excessivamente e ameniza a pressão originada pelas suas obrigações.

Portanto, não perca tempo diminuindo a si mesmo ou desacreditando de suas habilidades. Acredite no seu potencial.

Desse modo, ao ser surpreendido com uma nova situação ou problema, aprenderá a focar no que precisa fazer e o fará. Afinal, situações adversas não surgem como punição, mas sim como oportunidade para o aprendizado.

E agora me conta: O que você faz para se manter calmo sob pressão e diante de problemas?

Compartilhe conosco a sua opinião.

Sirlei StoccheroMentora Internacional