Como ser mais otimista em relação ao futuro e à vida?

Você sabe o que precisa fazer para tornar-se uma pessoa mais otimista? Já pensou no quanto o pessimismo está prejudicando a sua vida?

Se por acaso, em algumas ou muitas ocasiões, já tenta feito a si mesmo as perguntas indicadas acima, podemos considerar que já existe uma forte indicação de que algo não anda bem com você.

Afinal, não existe melhor maneira de encararmos nossos problemas do que mantermos, sempre, nosso pensamento positivo mesmo diante das piores situações.

Logo, se sente que precisa mudar a forma como lida com os acontecimentos da sua vida, deixo aqui algumas dicas que o ajudarão a ser mais otimista e a melhorar a sua relação consigo mesmo e com tudo que ocorre ao seu redor.

1. Para ser mais otimista, concentre-se no seu sucesso

Seu sucesso tem tanto valor quanto o sucesso daqueles que são seus conhecidos ou que estão próximos a você.

Portanto, não cometa o erro de diminuir a si mesmo ou as suas conquistas por considerar que não fez o suficiente. Todas as suas vitórias têm significado e são importantes. Por essa razão, busque adquirir um olhar mais positivo sobre quem é, e acredite na sua capacidade para alcançar grandes feitos.

Nesse sentido, para alcançar o bem-estar individual e ser mais otimista, aprenda a valorizar suas qualidades, dons, habilidades e vitórias. Prepare-se para o sucesso e para tudo que deseja conquistar, parabenizando-se pelas suas realizações atuais e visualizando e planejando o caminho que o levará até suas realizações futuras.

Para tanto, não seja tão crítico para consigo mesmo. Reflita sobre tudo que já conquistou, aprecie suas vitórias e tenha fé em tudo que ainda está por vir.

2. Não perca de vista seus pontos positivos

Você não pode mudar os acontecimentos e imprevistos que o atingem, mas pode mudar a sua reação frente a eles.

Logo, toda vez que algo ruim acontecer, concentre-se nos seus pontos positivos. Reformule formas de ação para reagir aos fatos, e use as suas qualidades e a sua experiência de vida para resolver seus problemas.

Lembre-se de que você já passou por situações difíceis em outros momentos de sua vida. Sendo assim, tem o necessário para solucionar ou reverter novas situações a seu favor.

Em vista disso, ao invés de pensar em onde falhou ou no que perdeu, seja mais otimista. Faça um levantamento dos seus pontos positivos e use-os para contornar todo e qualquer obstáculo que surgir no seu caminho.

3. Para ser mais otimista, mantenha o foco no seu tempo presente

Não há indícios que comprovem que se algo ruim aconteceu uma vez, muito provavelmente, acontecerá de novo.

Essa é uma maneira pessimista de encarar os problemas que, infelizmente, atrasam o seu percurso.

Entenda que quando você cria na sua mente esse tipo de pensamento, acaba se afastando das coisas boas que ocorrem no seu tempo presente e fica preso num looping eterno de previsões infundadas de um futuro ruim.

Razão pela qual, para ser mais otimista e alcançar tudo o que deseja mais adiante, você precisa manter seu foco nas dádivas e acontecimentos que presencia hoje. Esqueça o que já passou, desvincule-se da ideia de que o mal o persegue e curta os seus momentos do presente, valorizando, principalmente, as pessoas que estão ao seu lado.

4. Transforme a positividade em um hábito

Toda vez que falhar ao tentar ser mais otimista, aproxime-se de pessoas com alto grau de positividade e frequente ambientes que transmitam boas energias.

Para isso, expanda essa estratégia para todas as áreas do seu dia a dia e também para os seus momentos de lazer, e aprenda, na presença de outros, a valorizar o dom da vida. Como resultado, ampliará seu alto astral e gozará de melhores condições emocionais para lidar com imprevistos e problemas que possam atrapalhar seus planos.

Assim, transformará a positividade em um hábito e melhorará seu bem-estar, cercando-se de elementos que fortalecem o seu otimismo e sua crença em si mesmo.

5. Para ser mais otimista busque por soluções sem alimentar a força do problema

Quando você se concentra nos problemas e não em soluções, traz para si a lembrança de frustrações e decepções de acontecimentos passados.

Dessa forma, para de acreditar que consegue encontrar uma resposta positiva para os seus problemas e deixa de fazer o que precisa para chegar ao encontro de um bom resultado.

No entanto, é importante destacar que, quer você goste ou não, a situação de fato já aconteceu e não há nada a fazer quanto a isso. Logo, a melhor alternativa é concentrar-se em uma solução para esse novo problema, desvinculando-o de resultados anteriores.

Portanto, em vez de ficar pensando no que poderia ter feito, pense no que pode fazer hoje. Esqueça por um momento de tudo o que sentiu, dos seus erros e arrependimentos e seja positivo.

Com isso, aprenderá a ser mais otimista a partir do planejamento do que pode e deve fazer agora. Tendo como base tudo que já conheceu, experimentou e sabe que é plenamente capaz de realizar.

6. Confronte sem medo seus pensamentos negativos

Toda vez que pensar em algo e perceber que suas energias estão carregadas de negatividade, desafie suas dúvidas e medos.

Para isso, anote em um caderno todas as suas inseguranças, temores, questionamentos e erros e, principalmente, os pensamentos negativos inerentes a eles. Em seguida, formule e anote medidas que poderiam eliminar ou minimizar esses pensamentos, confrontando-os com tudo que sabe que tem de bom. E, por fim, observe quais elementos se sobressaem mutualmente e tire suas próprias conclusões.

Praticando esse exercício diariamente perceberá que grande parte dos seus pensamentos negativos são infundados. Sendo assim, não há motivos para afastar a possibilidade de ser mais otimista quanto ao seu futuro e suas realizações.

Pois, mesmo que seu futuro seja incerto, haverão tanto aspectos positivos quanto negativos. E, ao final, se você manter a sua positividade em alta, baixará a probabilidade de que algo ruim sempre volte a acontecer.

7. Seja grato

Concentre-se em todas as vezes em que as coisas deram certo e pare de dar poder para as poucas vezes em que essas mesmas coisas não funcionaram em sua vida.

Por exemplo, se hoje a tranca da sua porta quebrou, deixe a raiva de lado e mantenha o foco no tempo em que ela serviu bem ao seu propósito e guardou com segurança a sua casa.

Nesse caso, assim como em outros, tente ver o lado bom de cada situação e agradeça por todas as coisas positivas que o cercam.

Sendo assim, não permita que um carro enguiçado, um trânsito engarrafado ou um indivíduo irritado e descontrolado ameacem o seu hábito de ser mais otimista frente a problemas.

Busque na sua memória por acontecimentos e pessoas às quais se sente grato e sinta-se positivo e feliz, elencando todas as coisas boas que trazem valor para a sua vida.

Viu como ser mais otimista não é uma meta impossível, nem muito menos difícil de ser alcançada?

Então, ative o seu otimismo e colabore com suas respostas para as perguntas que vem a seguir e me conta:

O que te faz ser mais otimista e positivo frente a problemas e na vida? Essas dicas foram úteis para você?

Sirlei StoccheroMentora Internacional