6 qualidades para impulsionar seu sucesso como empreendedora
Já pensou em que poderia fazer para alcançar seu sucesso como empreendedora? Quais são seus maiores desafios hoje?
Faço estas perguntas a você, pois antes de iniciar no mundo do empreendedorismo também já tive estas mesmas dúvidas.
Afinal, nós mulheres sabemos o quão difícil é alcançar algum destaque no mundo dos negócios. Principalmente quando estamos em uma área dominada majoritariamente por homens.
Eu mesma já sofri preconceito por ser mulher e estar à frente do meu negócio. E sofri muito até aprender como negociar com empresários chineses, sem ser vítima de comportamentos desagradáveis ou desrespeitosos.
Razão pela qual, decidi deixar aqui, neste breve artigo, algumas qualidades que considero essenciais a toda mulher que deseja alcançar o sucesso como empreendedora.
Então, sem mais delongas, vamos a elas!
1. Tudo começa com a humildade
Você não sabe tudo e nem precisa saber.
Portanto, se deseja ter sucesso como empreendedora, aprenda, antes de mais nada, a pedir ajuda e assuma que precisa de suporte para realizar algumas tarefas.
Para isso, cerque-se de pessoas com qualificações diferentes da sua, que possam ajudá-la a dar um “up” na sua empresa, ou comece a contratar especialistas para cada função.
Por exemplo, se não tem um bom controle financeiro, faça consultoria, cursos, peça ajuda ou contrate um ótimo profissional de finanças. Ou, se sabe que tem dificuldades com vendas, encontre alguém que possa auxiliá-la dando dicas ou facilitando o seu processo de aprendizagem.
Assim, você ganhará mais confiança, aprendendo novas habilidades e também ampliará os horizontes da sua empresa, contratando pessoas com ampla experiência em suas áreas de atuação.
Além disso, toda vez que se deparar com algo que não saiba fazer, assuma essa carência e demonstre-se disposta a melhorar. Seja sincera e explique para a pessoa que você ainda não tem uma solução ou resposta, mas que fará o possível para resolver a questão.
Isso é demonstração de maturidade e responsabilidade e não de fragilidade.
2. Para alcançar seu sucesso como empreendedora, seja resiliente
Nada vem fácil no mundo do empreendedorismo.
Entenda que fornecedores podem te deixar na mão, uma crise pode assolar o país, a economia pode entrar em declínio, seu setor pode perder espaço para alguma inovação, você pode sofrer com a falta de mão-de-obra qualificada, enfim…
Um milhão de coisas podem acontecer e cada uma delas pode parecer ser a ruína do seu negócio. No entanto, isso só acontecerá se você desistir e se permitir cair.
Pois, se você acreditar que o melhor está por vir e lutar para manter sua empresa em pé, com certeza cada obstáculo será vencido e o crescimento realmente virá.
Sendo assim, não permita que os desafios do negócio te impeçam de seguir adiante.
Se você quer muito ter sucesso como empreendedora, aprenda a ser firme, encontre a sua força e não desista mesmo diante dos maiores desafios.
3. Siga a sua intuição
Acompanhar os avanços e acontecimentos do mercado é muito importante, contudo, sua intuição também é.
Você pode usar a sua intuição para, por exemplo, ler o comportamento da sua equipe, avaliar problemas futuros, orientar suas decisões e também para prever ações de seus concorrentes.
Ter “feeling” e sentir as coisas antes mesmo que aconteçam também faz parte do empreendedorismo. Isso é algo que aprendemos com o tempo e com a ampliação do nosso conhecimento acerca do nosso setor.
Logo, toda vez que ficar em dúvida sobre que caminho deve seguir, ouça o que a sua intuição lhe diz, e alcance o sucesso como empreendedora dando ouvidos, primeiramente, a si mesma.
4. Para alcançar o sucesso como empreendedora, aprenda a se adaptar
No mundo dos negócios nada ocorre de forma linear. Em vista disso, se deseja ter sucesso como empreendedora, seja receptiva a mudanças e se adéque a cada situação.
Nesse contexto, gosto de citar como exemplos aqueles acontecimentos sobre os quais você não teria controle. Alguns deles seriam: a chegada de um novo concorrente forte na sua área de atuação ou o aparecimento de alguma inovação tecnológica que diminui os custos de produção e barateia o preço do produto final.
Pois, em ambos os casos, para dar continuidade ao seu negócio, você precisará desenvolver estratégias para se manter competitiva e produtiva no mercado. E para isso, terá que se adaptar e mudar algum processo com o qual já está familiarizada.
O que quero salientar nesse item é que mudanças acontecem a todo instante e isso não é ruim. Para se sair bem dentro dessas condições, você só precisa estar atenta aos sinais do mercado e aceitar mudar, mesmo que isso doa num primeiro momento.
5. Melhore a sua comunicação
Ter uma boa comunicação não é apenas saber falar. Você precisa aprender a ouvir também.
Por essa razão, toda vez que um membro de sua equipe vier até você com uma sugestão, dúvida ou reclamação, ouça-o com atenção.
Essa é uma atitude essencial para o bom desenvolvimento de equipes de trabalho. Afinal, é um erro comum esperar perceber por ações aquilo que, na verdade, precisa ser discutido abertamente.
E isso vale também no trato com fornecedores ou clientes.
Mesmo porque, você nunca entenderá todo o contexto de uma situação se não observar com atenção todos os elementos que a construíram.
Para compreender melhor essa observação, pense da seguinte forma:
Imagine uma situação na qual seu cliente tem uma reclamação e você apenas soube da mesma pelo intermédio ou fofoca de terceiros. Como chegará a uma solução imediata se não sabe qual é a principal queixa ou dor deste cliente?
Por questões como essa afirmo que a comunicação deve ser clara e eficiente em todos os setores da sua empresa. Contudo, o exemplo deve começar por você.
Você é o rosto da empresa. É a pessoa que deu origem ao empreendimento. Portanto, se quer ter sucesso como empreendedora, demonstre o quanto se preocupa com a sua criação, comunicando-se, eficientemente, com todos que dela fazem parte.
6. Para alcançar o sucesso como empreendedora, tenha empatia
Nós mulheres somos mais empáticas por natureza. E não teria como fugirmos desta regra, pois a vida surge do nosso ventre.
Talvez, por esse motivo, tenhamos a tendência de nos adaptarmos melhor a situações delicadas que exigem um maior cuidado ou carinho.
E no trabalho, tudo deve acontecer de forma similar. A conexão precisa ser emocional, em certa medida, para que nossos funcionários se sintam seguros para “abrir o jogo” em momentos difíceis.
Afinal, as pessoas que trabalham para você poderão passar por perdas, adoecer ou sofrer por alguma situação vivida por amigos, colegas, ou familiares. E isso terá como consequência a queda de desempenhos ou, no pior dos casos, o surgimento de alguma doença mental. Condição que se manterá se não houver a sua interferência.
Sendo assim, se perceber que algum membro da sua equipe está sofrendo, chame-o para conversar. Permita que ele desabafe e tente promover a cura abraçando essa causa.
Lembre-se de que colocar-se no lugar do outro é a melhor maneira de compreender a dor pela qual ele está passando. Logo, seu sucesso como empreendedora está diretamente relacionado ao bem-estar e ao bom desenvolvimento da sua equipe.
Por esse motivo, estar presente, mostrar que se importa, e ser prestativa é a melhor maneira de promover bons relacionamentos e de garantir o engajamento de todos os seus funcionários.
Simples não é mesmo?
Então agora que já sabe quais qualidades precisa aprimorar para alcançar o sucesso como empreendedora, me conta:
Como garante o sucesso do seu negócio? Quais destas qualidades você já tem e em quais precisa melhorar?