Vampiros de energia: O que são e como prejudicam a sua vida?
Você sabe identificar se existem vampiros de energia na sua vida?
Independentemente de qual seja a sua resposta, iniciarei esta discussão, explicando, primeiramente, o que são vampiros de energia.
Chamamos de vampiros de energia todos os indivíduos que costumam se alimentar da energia dos outros, deixando-os cansados e esgotados.
Logo, quase que como regra geral, estes indivíduos possuem o péssimo hábito de ocupar espaços que não são deles e tentam, de todas as formas possíveis, chamar a atenção para si, seja reclamando de tudo ou de todos, ou abusando da boa vontade de outras pessoas.
Como possuem a inveja como uma de suas marcas registradas, os vampiros de energia não poupam esforços para rebaixar as conquistas de outras pessoas. Afinal, só assim se sentem maiores ou mais importantes do que realmente são. E com isso ganham um status que só é relevante para eles mesmos.
Pois, para todas as outras pessoas, são vistos como sujeitos extremamente desagradáveis e difíceis de conviver.
Sendo assim, se você sente que sua energia vital está sempre sendo drenada, fique atento. Pode ser que hajam vampiros de energia em sua vida.
Por essa razão, para ajudá-lo a se livrar deste problema, deixo aqui algumas dicas que facilitarão a sua identificação toda vez que um vampiro de energia resolver se aproximar e sugar o seu ânimo e disposição.
1. Atente-se aos seus sentimentos ao se aproximar de supostos vampiros de energia.
Sinta como você se sente após passar tempo com essas pessoas.
Nesse caso, não importa se são colegas de trabalho ou familiares. Mesmo porque qualquer pessoa que te faz se sentir mal, com certeza, não é a companhia certa para você.
Em vista disso, se notar que, a cada conversa, você se sente cansado, irritado ou ansioso, pense em estratégias para distanciar-se e tente manter-se longe desses vampiros de energia, deixando-os em espaços que não afetem sua vida ou trabalho.
Dessa forma, você conseguirá avaliar se sua energia está mesmo sendo sugada e ao se sentir melhor, entenderá que, muitas vezes, é melhor manter pessoas assim longe, do que conviver com sentimentos e sensações que não lhe fazem bem.
2. Atente-se sobre a necessidade de atenção dos supostos vampiros de energia
Observe se essas pessoas sempre precisam estar no centro das atenções.
Isso geralmente é a prova de que mesmo sem ter nada a acrescentar, vampiros de energia só se sente bem quando tem uma plateia à disposição.
Nesse caso, esse comportamento pode ser um reflexo de ego inchado e, ao mesmo tempo, um sinal de que para os vampiros de energia, quanto mais energia for sugada, melhor.
Afinal, vampiros de energia, muitas vezes, querem ser o foco da atenção e, por isso, adotam a tendência de deixar os outros se sentindo ignorados ou desvalorizados.
Nesse contexto, se não há nada que você possa fazer para ajudá-los a compreenderem que o que fazem é errado, o melhor é apenas ignorá-los.
Pois assim, você não se sentirá para baixo acreditando que a falha é interna e inteiramente sua e desviará o foco da atenção para a sua própria vida, sem se importar com o que eles querem que você sinta ou pense sobre quem é.
3. Atente-se a como os supostos vampiros de energia falam sobre os outros
Preste atenção em como essas pessoas falam sobre os outros.
Principalmente porque vampiros de energia, muitas vezes, gostam de fofocar e falar mal dos outros para se sentirem superiores.
Pois, dessa forma, não precisam olhar para os seus próprios umbigos e podem ignorar suas falhas, apontando tudo aquilo que invejam ou desaprovam em outras pessoas.
Sendo assim, se perceber que vampiros de energia estão criando conflitos entre você e os demais, fique na sua. Deixe que os próprios vampiros de energia queimem seus filmes e mostrem a todos quem realmente são.
Mesmo porque de uma hora para outra a máscara sempre cai e a partir daí não existe mais saída para aqueles que fazem ou promovem o caminho do mal. No final, são sempre descobertos.
4. Atente-se a como os supostos vampiros de energia seguem conselhos
Observe se essas pessoas sempre precisam de ajuda ou conselhos, mas nunca os seguem.
E digo isso porque vampiros de energia podem drenar a energia dos outros pedindo ajuda repetidamente, mas nunca realmente mudam suas vidas.
Afinal, para eles, melhor do que seguir conselhos, é garantir a atenção para si, fortalecendo a falsa ideia de que seus problemas são mais relevantes que os problemas daqueles a quem pedem ajuda ou de qualquer outra pessoa.
Essa é uma falha não só de caráter, mas também um desrespeito para com aqueles que param de realizar tarefas importantes para dedicar um tempo atendendo a demandas que não terão resultados.
Em vista disso, se está cansado de fornecer conselhos, pois percebe que está sendo ignorado, pare agora com esse comportamento. Você não é obrigado a ajudar pessoas que não querem realmente ser ajudadas.
Então cuide de você, da sua vida e deixe o peso dos vampiros de energia para outros que não se importam em assumir esse papel.
Considerações finais sobre os vampiros de energia em relação a você
Se você identificar um ou mais vampiros de energia em sua vida, é importante definir limites saudáveis e proteger sua própria energia.
Para isso, tente limitar o tempo que você passa com essas pessoas e se afaste quando sentir que sua energia está sendo drenada.
Assim, evitará o desgaste de relacionamentos que não lhe fazem bem e guardará suas energias para atividades que possuem valor e significado para você.
Lembre-se de que sua energia é valiosa e você tem o direito de protegê-la, em qualquer momento e a qualquer custo.
E agora me conta: Quantos vampiros de energia já tentaram, de alguma forma, atrapalhar a sua vida? O que você fez para impedi-los?
Compartilhe comigo a sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional