Comunicação colaborativa: promova a inovação na sua empresa
A comunicação é um elemento chave para o sucesso de qualquer empresa, e a colaboração é um aspecto fundamental da comunicação eficaz.
Logo, quando unimos esses dois elementos, comunicação + colaboração, abrimos as portas para um mundo novo, repleto de possibilidades e oportunidades, principalmente ao que tange no fomento da criatividade e da inovação.
Nesse contexto, tratando-se de inovação, a colaboração pode ser ainda mais importante, pois, muitas vezes, as ideias mais inovadoras vêm de uma equipe que trabalha junto para resolver problemas e gerar novas soluções.
Por esse motivo, a comunicação colaborativa é ainda uma das melhores estratégias em termos de crescimento e evolução da empresa. Afinal, é por meio dela que decisões claras, coerentes e assertivas são tomadas, possibilitando o alcance de objetivos e de excelentes resultados.
Sendo assim, para mostrar para você o valor dessa importante ação, aqui estão algumas maneiras pelas quais a comunicação colaborativa pode ajudar a impulsionar a inovação na sua empresa.
1. Comunicação colaborativa = compartilhamento de ideias
Quando as pessoas compartilham suas ideias, criam a oportunidade para que outros pensem sobre elas, melhorando-as e adaptando-as para atender às necessidades específicas da empresa.
Por isso é muito importante que você incentive gestores e equipes a trabalharem em conjunto. Para tanto, é sempre bom estar atento às contratações da empresa e verificar, continuamente, se seus líderes estão abrindo espaço para que todos contribuam na busca por soluções ou no desenvolvimento de projetos.
Incentivar novas ideias é desenvolver uma cultura voltada para a comunicação colaborativa eficiente, para o respeito mútuo e com foco em resultados.
Mesmo porque somente mediante uma comunicação colaborativa igualitária, as equipes sentem-se mais seguras e confiantes para trocar informações, conhecimento e perspectivas.
O que resulta em soluções mais inovadoras, muito além daquelas que poderiam ser elaborados por um único líder ou pelo proprietário da empresa.
2. Comunicação colaborativa = feedback em tempo real
Uma comunicação colaborativa permite que os membros da equipe forneçam feedback imediato mutualmente.
Nesse caso, os feedbacks não precisam ser, necessariamente, oriundos da percepção, avaliação ou observação de líderes e gestores. Pois, todo e qualquer membro de uma equipe pode colaborar com seus colegas, fazendo elogios, fornecendo opiniões ou sugerindo novas ideias para a busca de resultados em comum.
Já ouviu aquele ditado: “A união faz a força”.
Nesse contexto, não só faz a força como também proporciona a inovação. Primeiro, porque cria a oportunidade para que tudo seja tratado em conjunto. Segundo, porque possibilita a formação de laços de confiança que facilitam a comunicação. Por último, porque faz com que diversas mentes se unam para desenvolver estratégias com o intuito de chegar ao resultado esperado.
Dessa forma, a criatividade passa a ser dominante e tudo que nasce a partir dela é um passo rumo à inovação.
Daí a importância do incentivo ao feedback contínuo, pois por meio dele você e seus colaboradores contribuem entre si para refinar e ajustar as ideias rapidamente, tornando o processo de inovação mais eficiente e eficaz.
3. Comunicação colaborativa = identificação de problemas
Quando você estabelece na sua empresa uma comunicação colaborativa eficaz, aumenta as chances de suas equipes agirem, mais rapidamente, sobre os problemas que precisam ser resolvidos.
Para ajudá-lo a compreender melhor esse argumento, que tal um breve exemplo?
Imagine que está desenvolvendo um protótipo há meses e até o momento não encontrou uma solução que possibilite que o mesmo funcione. Agora, convide outras pessoas com conhecimentos maiores ou similares aos seus para avaliarem esse mesmo protótipo.
Concorda comigo que as chances de encontrar o problema e chegar a uma solução são bem maiores quando existem mais pessoas envolvidas no projeto?
Logo, essa é uma das razões que fazem da comunicação colaborativa um dos aspectos mais importantes para a inovação das empresas. Principalmente porque, graças a ela, você pode chegar a novas ideias e soluções inovadoras que ajudam na superação de obstáculos, na identificação de oportunidades e, principalmente, na adaptação a mudanças no mercado.
4. Comunicação colaborativa = foco no cliente
A comunicação colaborativa ajuda as equipes a se concentrarem nas necessidades dos clientes e a desenvolverem soluções inovadoras que atendam às suas demandas.
Sendo assim, toda vez que começar a criar estratégias para ampliar seu público-alvo ou para manter ou reciclar antigos clientes, peça para que todos os membros da sua equipe contribuam com sugestões.
Nunca se esqueça de que eles também são clientes de alguém, e como tais, possuem sentimentos e dores e sabem o que esperam de determinados produtos e serviços. Além disso, também conhecem bem o que a sua empresa oferece. Por essa razão, sabem ler e identificar dores e necessidades que talvez tenham passado despercebidas por você.
Entenda que é, dessa forma, através da colaboração, que ocorrerá a troca de informações, altamente necessária e indispensável, para a criação de produtos e serviços mais relevantes, personalizados e com significado para todos os seus clientes.
Então, incentive a comunicação colaborativa na sua empresa e alcance, com mais facilidade, seus potenciais clientes.
5. Comunicação colaborativa = cultura de inovação
Uma comunicação colaborativa pode ajudar a criar uma cultura de inovação em toda a empresa.
Em outras palavras, quando as equipes se sentem livres para compartilhar ideias e trabalhar juntas, elas são mais propensas a assumir riscos e experimentar novas abordagens.
Com isso, adquirem maior confiança para trabalharem em suas ideias e ousam mais. Condição que resulta no surgimento de uma cultura de inovação exponencial, que aumenta, exorbitantemente, as possibilidades e oportunidades da empresa de crescer em volume, qualidade e inovação no mercado.
Considerações finais sobre a relação entre comunicação colaborativa e inovação
Em resumo, a comunicação colaborativa é fundamental para a inovação em qualquer empresa. Ao encorajar o compartilhamento de ideias, o feedback em tempo real, a identificação de problemas, o foco no cliente e a criação de uma cultura de inovação, as equipes podem trabalhar juntas de maneira mais eficaz para criar soluções mais inovadoras que impulsionam o sucesso da empresa.
Bacana né?
Mas e quanto a você: Está incentivando a comunicação colaborativa na sua empresa? Como estão os seus resultados?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional