Como criar uma cultura de honestidade e bons valores na sua empresa
Quando iniciamos no mundo do empreendedorismo, independentemente de qual seja a área de atuação, descobrimos, no dia a dia, o quão importante é criar uma cultura de honestidade e bons valores que englobe todas as atividades, comportamentos e obrigações de um negócio.
Mesmo porque são tantas as variáveis que precisam ser consideradas para garantir o sucesso de uma empresa, que se torna indispensável praticar uma cultura consistente, transparente e respeitosa, que envolva todas as pessoas que trabalham tanto dentro quanto fora do ambiente da empresa.
Nesse caso, me refiro não só a funcionários e fornecedores, mas também a clientes, investidores e outras pessoas de interesse, que possuem, direta ou indiretamente alguma relação com o negócio.
Sendo assim, para auxiliá-lo na criação de uma cultura de honestidade e bons valores dentro da sua empresa, deixo aqui algumas práticas que possibilitam não só a viabilização da ideia, mas que também garantem que a mesma alcance o resultado esperado.
1. Para criar uma cultura de honestidade e bons valores, defina, primeiramente, os principais valores
Esse ponto deve ser a sua prioridade máxima já no início da criação do seu negócio.
Afinal, não existe empresa que consiga sobreviver no mercado atual, sem uma definição clara de quais são seus valores fundamentais.
E, como valores fundamentais posso citar tanto os mais básicos e essenciais como honestidade, transparência, respeito e responsabilidade, como também os mais atuais e importantes para o sucesso de um negócio, como, por exemplo, responsabilidade social, sustentabilidade, igualdade de direitos e equidade.
Portanto, ao elencar os primeiros pontos-chave que garantirão uma cultura de honestidade e bons valores na sua empresa, atente-se, principalmente a aspectos humanos relacionados ao respeito e convivência no ambiente de trabalho e, em seguida, vá adicionando outros aspectos e elementos que envolvam os clientes, o mercado e a sociedade.
E, por fim, nunca se esqueça da ação mais importante que é comunicar esses valores aos funcionários, de forma clara e regular, incorporando-os nas políticas, procedimentos e práticas da empresa.
Assim, possibilitará a compreensão e a adoção desses valores internamente, e consequentemente, fará com que os mesmos tragam resultados positivos, ao serem repassados externamente, por meio da negociação de seus produtos/serviços.
2. Para criar uma cultura de honestidade e bons valores, seja um líder exemplar
Os líderes desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de honestidade.
Logo, você, no papel de líder, deve sempre agir de forma ética, demonstrando integridade e trabalhando conforme as regras, as normas e os valores estabelecidos.
Para facilitar a compreensão dessa prática vou te mostrar duas situações:
Primeiro, imagine um líder que valoriza o trabalho que desempenha e conhece, a fundo, a cultura da empresa. E, por essa razão, divulga, a todo momento, essa cultura para a sua equipe, e toma todas as providências para que as ações sejam realizadas tendo como base as regras e os objetivos estabelecidos, na totalidade.
Em seguida, imagine outro líder que conhece, mas ignora a cultura da empresa. E, por isso, não a divulga para os seus colaboradores e faz as coisas à sua própria maneira, sem se preocupar com normas ou com os resultados que esperam dele.
Agora me conta: Qual destes líderes tem potencial para alcançar melhores resultados? Ou melhor, qual deles possibilitaria a disseminação de uma cultura de honestidade e bons valores que refletisse em bons resultados para a empresa?
Eu acho que você, assim como eu, deve concordar que o primeiro líder, com certeza, trará melhores resultados tratando-se não só de respeito às normas e padrões estabelecidos, como também nos demais aspectos que garantem o crescimento saudável de um negócio.
Sendo assim, esteja atento não só a sua atuação como líder, mas também a atuação daqueles que você nomeou para desempenharem essa função.
Para tanto, comunique e incentive a comunicação, constantemente, da importância da honestidade e dos bons valores para o seu negócio. E, o mais importante, demonstre que também se importa e a relevância de tudo isso por meio de suas ações.
Assim, servirá de inspiração e garantirá o empenho de todos que trabalham com e para você.
3. Para criar uma cultura de honestidade e bons valores, seja transparente e promova uma comunicação aberta
Se deseja criar uma cultura de honestidade e bons valores na sua empresa, promova um ambiente em que a comunicação aberta e honesta seja valorizada.
Para tanto, incentive os funcionários a compartilharem suas opiniões, preocupações e ideias, e esteja disposto a ouvi-los atentamente.
Nesse contexto, observe os objetivos da sua empresa, separe aqueles que foram alcançados, daqueles que não chegaram a lugar algum e peça para que todos reflitam a respeito e elaborem uma solução que possibilite o sucesso, pelo menos em parte, de todos os objetivos.
Se possível, nesse caso, envolva todos os setores na busca de um objetivo comum e ouça, independentemente do cargo ou do nível hierárquico, qualquer opinião ou ideia, mesmo que, por ora, não concorde com a mesma.
Além disso, aja com transparência ao revelar números, índices, resultados alcançados, planos e expectativas. Afinal, seus colaboradores merecem e devem saber tudo o que acontece no interior da empresa.
Pois, somente assim, conseguirão elaborar estratégias mais assertivas, não só baseadas em uma cultura de honestidade e bons valores, como também com foco em resultados e de acordo com tudo aquilo que a empresa espera alcançar tanto no presente, quanto no futuro.
4. Para criar uma cultura de honestidade e bons valores, implemente políticas de conduta e ética
Toda vez que você implemente políticas claras de conduta e ética na sua empresa, você orienta o comportamento dos funcionários e traz mais eficiência para todas as operações.
Tais políticas podem incluir práticas de anti-corrupção, conflito de interesses, proteção de dados, relacionamentos interpessoais e outras questões relevantes para o setor de atuação da empresa.
Nesse contexto, você pode pensar tanto em políticas que ressaltem os valores que deseja transmitir no interior da empresa, como também em outras políticas, que demonstrem para o público externo e para o mercado a missão, os objetivos e principalmente, os valores que orientam as ações do seu negócio.
Portanto, estabeleça, primeiramente, os valores dos quais jamais abriria mão e depois, insira-os nas políticas de conduta e ética da sua empresa.
Como resultado, alcançará o sucesso na criação de uma cultura de honestidade e bons valores empresariais e, ao mesmo tempo, será reconhecido e respeitado por sua consistência na adoção de tais valores.
5. Para criar uma cultura de honestidade e bons valores, reconheça o esforço de seus funcionários e cuide de suas contratações
Nem todo funcionário seguirá, à risca, todas as normas e padrões estabelecidos pela sua empresa. No entanto, sempre existirão aqueles que merecem ser reconhecidos e recompensados por demonstrarem comportamento ético e por agirem conforme os valores esperados.
Sendo assim, esteja atento a como os seus funcionários se comportam e principalmente, observe e comprove, sempre que possível, se estão comprometidos com a cultura de honestidade e bons valores em vigor.
Nesse caso, recompense os colaboradores que alcançaram os resultados esperados, elogiando-os publicamente. E, em primeiro lugar, presenteie aqueles que foram além destes resultados, com algum bônus, prêmio ou promoção.
Além disso, ao ampliar seu quadro de funcionários, tenha a certeza de que está contratando pessoas que possuem valores e comportamentos similares aos quais estabeleceu para o seu negócio.
Assim, sempre terá colaboradores comprometidos e engajados com os objetivos da empresa e também equipes fortes, determinadas e com foco em resultados.
6. Para criar uma cultura de honestidade e bons valores, crie mecanismos de denúncia e corrija desvios
Para a segurança de seus colaboradores, estabeleça canais seguros e confidenciais para que os mesmos relatem violações éticas ou comportamentos inadequados.
Nesse sentido, para garantir a correção de desvios, em casos de denúncias, assegure-se de que esses relatos sejam tratados de forma adequada e que não haja retaliação contra os denunciantes. E, ao mesmo tempo, evidencie quais são as punições para comportamentos inadequados e aplique-as ao confirmar a origem e a ocorrência de tais ações.
Para isso, deixe questões pessoais de lado e esteja disposto a tomar medidas corretivas quando ocorrerem violações éticas e morais contra funcionários ou contra o público externo.
Sendo assim, trate essas situações de forma séria e imparcial e nunca se submeta a ameaças, mesmo que o funcionário em questão contrate um advogado e continue a agir de má-fé.
Lembre-se de que outros funcionários dependem da sua empresa, portanto, o exemplo deve partir de você.
Então, faça valer os seus direitos e também os direitos de seus colaboradores e trabalhe, afinco, para garantir que a cultura de honestidade e bons valores que estabeleceu para a sua empresa sempre esteja em primeiro lugar, ou seja, no topo de suas prioridades.
Agora que já finalizamos a nossa conversa, fico por aqui, mas antes, peço que contribua comigo respondendo a uma simples questão:
O que você faz para criar uma cultura de honestidade e bons valores dentro da sua empresa?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional