Por que sentimos medo da mudança?

Nós, seres humanos, buscamos constantemente por estabilidade e previsibilidade em nossas vidas.

Por essa razão, sempre torcemos para que as situações com as quais nos sentimos confortáveis continuem ocorrendo da mesma forma ou em um parâmetro onde ainda exerçamos algum tipo de controle.

No entanto, apesar desse anseio pela segurança, muitas vezes nos deparamos com a necessidade inevitável de enfrentar mudanças.

E, nesse caso, imagino que essa imprevisibilidade não assuste só a mim, como também a você e a muitas pessoas que você conhece.

Afinal, por mais que eu, assim como muitos outros indivíduos, me sinta empolgada com as surpresas vindas da mudança, sei bem o quanto algumas viradas inesperadas podem afetar nossos planos e objetivos futuros.

Por isso, aprender a olhar o inesperado com outros olhos, buscando encontrar o lado positivo de cada transformação, faz muita diferença em termos de adaptação e mudança de vida.

Sendo assim, se hoje está experimentando uma sensação de medo diante dessas transformações e resistindo às oportunidades que elas podem trazer, deixo, logo abaixo, as razões pelas quais nós, em grande maioria, sentimos medo da mudança.

1. O conforto da familiaridade e o medo da mudança

O medo da mudança está intrinsecamente ligado à nossa preferência pela familiaridade.

Logo, se você tem se sentido deslocado e desconfortável com algum acontecimento em particular, muito provavelmente, isso está acontecendo devido à distância percebida entre aquilo que você está familiarizado em comparação a essa nova realidade ou condição com a qual precisa lidar.

E isso acontece porque, não só você, como também todos nós, estabelecemos rotinas e padrões de comportamento que nos fornecem uma sensação de controle e segurança.

Por essa razão, quando uma mudança ameaça esses alicerces familiares, somos impulsionados a resistir e a rejeitá-la, mesmo que a mudança possa ser benéfica no longo prazo.

Em vista disso, ao invés de nos adaptarmos à mudança, a lamentamos. E, dessa forma, deixamos de aproveitar oportunidades surgidas por intermédio dela e aguardamos, na esperança de que tudo volte ao seu “estado normal”.

Condição que nos encaminha para o erro e para a frustração.

Portanto, mesmo que se sinta assustado a princípio, tente encontrar tudo que há de positivo na mudança e trabalhe para transformá-la em algo bom. Pois assim, aprenderá a se adaptar a novas situações e sempre irá encarar as próximas mudanças com muito mais otimismo.

2. A ameaça do desconhecido e o medo da mudança

O medo da mudança também surge da incerteza e do desconhecido.

Por isso, tememos o que não compreendemos e evitamos situações que não podemos prever com segurança.

Você mesmo já deve ter sentido isso diante da possibilidade de uma mudança brusca como a perda de um emprego por cortes na empresa ou devido ao sentimento de estranheza vindo de algum acontecimento com o qual não gostaria de lidar.

E isso é extremamente normal, afinal, nossos instintos primordiais tendem a nos alertar sobre possíveis ameaças em ambientes desconhecidos, mesmo que essas ameaças sejam imaginárias ou exageradas.

Sendo assim, toda vez que sentir que uma mudança inesperada se aproxima, avalie sobre as suas condições de trabalhar com ela e tente ser positivo.

Ademais, mesmo que não tenha certeza sobre como as coisas serão daqui para frente, crie estratégias e transforme o medo da mudança em um novo meio de ver e aprender com o desconhecido.

3. A perda e o fracasso e o medo da mudança

O medo da mudança, geralmente, implica em abdicar do que já conhecemos, do conforto e dos padrões estabelecidos.

Motivo pelo qual, não é de se estranhar que você, muitas vezes, seja acometido pela sensação de perda ou fracasso, mesmo quando a mudança promete benefícios a longo prazo. Pois, toda mudança gera insegurança e torna imprevisível o nosso caminho. E isso afeta, sobremaneira, os nossos instintos e também nossas expectativas sobre o futuro.

Além disso, o medo de falhar ou de perder o que já temos pode nos impedir de explorar novas oportunidades, mantendo-nos presos em uma zona de conforto que, a longo prazo, pode se tornar estagnante. Condição prejudicial em termos de crescimento e melhoria de vida.

Logo, se estiver hoje diante de uma mudança, tente não enxergar apenas o que há de negativo em relação a ela. Para tanto, pense em tudo que tem a ganhar e otimize suas chances de adquirir ganhos utilizando suas principais habilidades e qualidades.

Assim, se fortalecerá por meio da mudança e nunca mais duvidará de si ou da sua capacidade de superá-la ao lidar, da melhor forma, com ela.

4. Autossabotagem e o medo da mudança

Muitas vezes, nosso medo da mudança manifesta-se mediante comportamentos autossabotadores.

Em outras palavras, diante da mudança, você pode procrastinar, buscar desculpas ou resistir ativamente às transformações em sua vida, mesmo tendo consciência de que são necessárias. E esse é um comportamento que nunca o levará para um bom lugar.

Afinal, você precisa ter em mente que essa resistência é alimentada por medos subjacentes e pela aversão ao desconforto emocional que a mudança pode trazer. Contudo, quando passa a ser um hábito, torna-se um fator impeditivo que o impede de evoluir e crescer.

Nesse ínterim, o melhor que você tem a fazer é substituir a autossabotagem por comportamentos mais saudáveis em relação à mudança.

Para isso, busque compreender a origem dos seus medos e em seguida, elenque tudo que tem a ganhar ao modificar algo importante na sua vida.

Dessa forma, se distanciará de desculpas e apreciará todos os benefícios vindos da mudança.

5. Nova mentalidade e identidade e o medo da mudança

Outra razão para o medo da mudança reside na nossa tendência de nos apegarmos a certas identidades e padrões de pensamento.

E isso costuma ocorrer porque mudar implica em questionar e, às vezes, abandonar essas identidades estabelecidas, o que pode ser assustador.

Logo, quando você se não se habitua a mudança, fica preso a um padrão que, talvez, não o agrade, mas seja visto como necessário por ter sempre feito parte de quem você é. O que faz parecer errado o desejo ou a possibilidade de mudar.

No entanto, esse é só mais um mito que você colocou na sua mente. E afirmo isso por saber que todos nós mudamos ao longo de nossas vidas e através de nossas experiências. Sendo assim, toda mudança é normal e benéfica, quando bem trabalhada e orientada.

Então pare de lutar contra essas transformações.

Para tanto, afaste-se do medo de perder a si ou de não ser aceito em uma nova situação, ou opção de vida.

Abrace a mudança e, se possível, faça dela uma nova constante em sua trajetória.

Enfim… Agora que já conversamos sobre alguns aspectos importantes referentes a mudança, me conta:

O que você tem feito para superar o medo da mudança?

Compartilhe comigo a sua experiência!

Sirlei Stocchero – Mentora Internacional

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito. Em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível, a confiança em nós mesmos e em nosso propósito de vida se torna uma engrenagem vital para o nosso desenvolvimento e crescimento. Afinal, por mais que...
4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança. O processo de mudança, seja pessoal ou organizacional, é frequentemente desafiador e pode acarretar diferentes gatilhos mentais a depender do momento e do perfil do indivíduo que passa pelo processo. Logo, são...
Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar? Errar é normal e natural. Faz parte da vida de todas as pessoas. No entanto, já se perguntou, alguma vez, por que precisamos passar por todo o processo do erro para chegarmos ao acerto? Ou melhor... quantas vezes é...
Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média. Alta performance é o termo da vez e já faz um tempo que vem sendo “reverenciado” por muitos como um dos segredos essenciais para o sucesso. E isso não chega a ser algo surpreendente, mesmo porque, todos sempre...
3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira. Você consegue se manter atualizado e competitivo na carreira? Quais estratégias você adota para se destacar no meio da multidão? Ainda não tem respostas para essas questões? Tudo bem. Afinal,...
Desapego emocional: inspirando mudanças positivas em sua vida.

Desapego emocional: inspirando mudanças positivas em sua vida.

Desapego emocional: inspirando mudanças positivas em sua vida. Praticar o desapego emocional é uma decisão importante que melhora não só a sua relação consigo mesmo, como também eleva a sensação de bem-estar e promove mais qualidade em sua vida. Logo, praticar o...
Armadilhas do ego: como o ego afeta a nossa autopercepção?

Armadilhas do ego: como o ego afeta a nossa autopercepção?

Armadilhas do ego: como o ego afeta a nossa autopercepção? Você já foi surpreendido com as armadilhas do ego? Sabe identificar quando está sendo dominado pelo ego e não pela razão? Para iniciarmos este assunto, considero essencial dar uma breve explicação sobre o...
Falta de motivação no trabalho: causas e consequências.

Falta de motivação no trabalho: causas e consequências.

Falta de motivação no trabalho: razões e consequências Você já sofreu com a falta de motivação no trabalho? Em algum momento já parou para pensar no porquê? Todos nós enfrentamos e ainda enfrentaremos diversas dúvidas e problemas ao longo de nossas vidas. No entanto,...
Por que devemos nos manter convictos em nossos objetivos?

Por que devemos nos manter convictos em nossos objetivos?

Por que devemos nos manter convictos em nossos objetivos? Na jornada rumo ao sucesso e realização pessoal, a convicção em nossos objetivos desempenha um papel fundamental em termos de perseverança, resiliência e conquista. Logo, não se trata apenas de ter metas. Isso,...
O poder da serendipidade em nossas vidas.

O poder da serendipidade em nossas vidas.

O poder da serendipidade em nossas vidas. A serendipidade é, resumidamente, o encontro fortuito de algo valioso enquanto procuramos por algo totalmente diferente. Em outras palavras, é àquela surpresa que vem ao nosso encontro em momentos onde não esperávamos por nada...
3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo

3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo.

3 lições essenciais aprendidas por meio do empreendedorismo. São várias as lições aprendidas por meio do empreendedorismo. Motivo pelo qual, deixo, nas linhas a seguir, três importantes lições, essenciais para o crescimento dos meus negócios e fundamentais para o meu...
A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito.

A importância de confiarmos em nós mesmos e em nosso propósito. Em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível, a confiança em nós mesmos e em nosso propósito de vida se torna uma engrenagem vital para o nosso desenvolvimento e crescimento. Afinal, por mais que...
4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança.

4 gatilhos mentais que dificultam o processo de mudança. O processo de mudança, seja pessoal ou organizacional, é frequentemente desafiador e pode acarretar diferentes gatilhos mentais a depender do momento e do perfil do indivíduo que passa pelo processo. Logo, são...
Experiência internacional: três lições transformadoras

Experiência internacional: três lições transformadoras.

Experiência internacional: três lições transformadoras. A experiência internacional, seja por meio de viagens, estudos ou trabalho, possui o poder de transformar vidas de maneira profunda e duradoura. Nesse contexto, tanto faz se a experiência foi curta ou longa, ou...
Desmotivação profissional: causas e consequências.

Desmotivação profissional: causas e consequências.

Desmotivação profissional: causas e consequências. Na busca incessante pelo sucesso e realização, muitos de nós nos deparamos com períodos de cansaço e desmotivação profissional. Os constantes problemas em casa, as demandas do dia a dia e questões familiares costumam...
Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar?

Por que, muitas vezes, precisamos errar para acertar? Errar é normal e natural. Faz parte da vida de todas as pessoas. No entanto, já se perguntou, alguma vez, por que precisamos passar por todo o processo do erro para chegarmos ao acerto? Ou melhor... quantas vezes é...
Como iniciar uma carreira no exterior?

Como iniciar uma carreira no exterior: primeiros passos

Como iniciar uma carreira no exterior? Se está pensando em iniciar uma carreira no exterior, há algumas coisas importantes que você deve considerar antes de dar o primeiro passo. Afinal, esteja você saindo de um ambiente pessoal e profissional seguro, ou se arriscando...
Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média.

Alta performance: alcançando um desempenho acima da média. Alta performance é o termo da vez e já faz um tempo que vem sendo “reverenciado” por muitos como um dos segredos essenciais para o sucesso. E isso não chega a ser algo surpreendente, mesmo porque, todos sempre...
Qualidade no relacionamento com clientes: como treinar sua equipe para esse fim?

Qualidade no relacionamento com clientes: como treinar sua equipe para esse fim?

Qualidade no relacionamento com clientes: como treinar sua equipe para esse fim? Quer melhorar a qualidade no relacionamento com seus clientes? Então, atente-se ao capital humano da sua empresa. Ou seja, desenvolva a sua equipe. Sei que falando, ou melhor, que...
3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira.

3 dicas essenciais para se manter atualizado e competitivo na carreira. Você consegue se manter atualizado e competitivo na carreira? Quais estratégias você adota para se destacar no meio da multidão? Ainda não tem respostas para essas questões? Tudo bem. Afinal,...