6 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa
Melhorar a gestão financeira da sua empresa é uma tarefa essencial para garantir a saúde financeira e o crescimento sustentável do seu empreendimento.
Logo, você no papel de empresário, deve ter total controle dos seus gastos e custos, avaliando, sempre, em que pode melhorar e também, quais ações deve eliminar para garantir que sua empresa atue com a máxima eficiência.
Afinal, uma gestão financeira eficiente requer habilidades e estratégias que permitam tomar decisões informadas, manter a liquidez e impulsionar o sucesso empresarial.
Por isso, é importantíssimo que você esteja ciente sobre as principais necessidades e os maiores problemas da sua empresa.
Pois, somente dessa forma, conseguirá avaliar as melhores estratégias tratando-se de administração de finanças e, principalmente, de controle e gestão do dinheiro do seu empreendimento. E é esse o tema que trago hoje para você.
1. Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, estabeleça um orçamento detalhado
Um orçamento empresarial é a base para uma gestão financeira sólida.
Sendo assim, ao realizar o orçamento da sua empresa, comece identificando suas receitas e despesas mensais, levando em consideração aspectos como folha de pagamento, fornecedores, aluguel, marketing, pagamento de empréstimos ou investimentos e outras despesas operacionais.
Nesse caso, adquira o hábito de monitorar e revisar seu orçamento regularmente, ajustando-o conforme necessário para garantir que suas despesas estejam alinhadas com suas metas financeiras.
E, o mais importante de tudo, conserte o que precisa ser consertado, reforce as ações que tem trazido lucro e elimine despesas que considerar desnecessárias.
Agindo dessa maneira, você verá o seu negócio prosperar e nunca mais perderá o controle sobre os seus rendimentos, pois saberá exatamente para onde o dinheiro está indo.
2. Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, mantenha a disciplina no controle de despesas
Controlar os gastos é fundamental para evitar desperdícios e melhorar a gestão financeira da sua empresa.
Por essa razão, toda vez que perceber que suas despesas estão maiores do que deveriam ou superando as suas receitas, analise cuidadosamente cada um dos gastos da empresa e identifique áreas em que seja possível reduzir custos sem comprometer a qualidade do negócio.
Por exemplo:
Para um logista que trabalha com venda de roupas, analisar o estoque de produtos que estão fora de linha e promover promoções relâmpago pode aumentar a receita e eliminar o acúmulo de produtos que ocupam espaço e não trazem rendimento.
Por outro lado, para uma grande indústria de calçados, eliminar a produção de modelos que já não são tão desejados, priorizando a produção daqueles que estão em alta, também é uma boa alternativa para diminuir custos. Mesmo que o modelo em questão tenha sido importante para a visibilidade anterior da indústria.
Logo, se também está passando por dificuldades relacionadas as suas despesas, faça o que puder para diminuir esse problema usando aquilo que já tem e sendo mais consciente durante suas compras, produção e negociação.
Para tanto, venda (mesma que por um menor valor) produtos que estão há muito tempo parados, negocie com fornecedores novos preços e prazos, busque opções mais econômicas, elimine aquilo que já não traz lucro, e priorize investimentos que tragam um retorno sólido.
Assim, diminuirá suas despesas, aumentará suas receitas e não terá prejuízo devido ao acúmulo de materiais ou devido a estratégias que já não trazem o resultado esperado.
3. Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, acompanhe o fluxo de caixa
O gerenciamento adequado do fluxo de caixa é vital para a saúde financeira de qualquer empresa.
Em vista disso, é essencial que você monitore de perto as entradas e saídas de dinheiro, antecipando possíveis variações ou crises financeiras.
Nesse caso, nunca esqueça de considerar que, para melhorar a gestão financeira da sua empresa, você deve adotar ações que tenham como objetivo mantê-la ativa e em pleno crescimento, tanto no curto quanto no longo prazo.
Sendo assim, busque sempre manter um saldo de reserva para lidar com emergências e evite depender excessivamente de empréstimos de curto prazo ou de crédito rotativo.
Dessa forma, sua empresa sempre gozará de um fluxo de caixa saudável, o que garantirá a você não só a segurança necessária diante de imprevistos, como também novas possibilidades de investimentos e de negócios que podem beneficiar, sobremaneira, o crescimento do seu negócio.
4. Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, invista em tecnologia e automação
A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na gestão financeira empresarial do mundo todo.
Por esse motivo, você, como dono de seu próprio negócio, precisa estar atualizado sobre as principais novidades tecnológicas do setor financeiro, considerando não só a organização de valores e receitas, como também o crescimento saudável da sua empresa.
Para tanto, invista na implementação de sistemas de software financeiro que possam simplificar e agilizar processos, como a emissão de faturas, o monitoramento de despesas e a reconciliação bancária.
Mas, nesse caso, tenha sempre em mente que, tratando-se de tecnologia e inovação em finanças, sempre haverão gastos e muitos deles, dependendo da especificidade, podem estar muito além daquilo que hoje a sua empresa pode arcar.
Sendo assim, na hora de escolher produtos de tecnologia e automação para a gestão do seu negócio, opte por aqueles que, realmente, trarão benefícios na sua organização diária de custos e receitas.
Com isso, economizará tempo, reduzirá gastos e, dependendo do sistema ou software de gestão escolhido, sempre terá em mãos dados e informações em tempo real que contribuirão, imensamente, para a busca de soluções e para a tomada de decisões estratégicas da sua empresa.
5. Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, acompanhe e analise indicadores financeiros
Utilize indicadores-chave de desempenho (KPIs) financeiros para monitorar o progresso e a saúde financeira da sua empresa.
Nesse cenário, se está em dúvida sobre quais seriam os melhores KPIs para avaliar a gestão financeira do seu negócio, converse com o seu departamento financeiro e peça para que o responsável lhe oriente nessa análise.
Contudo, para adiantar o processo e facilitar seu entendimento, vou citar alguns indicadores que considero importantes quando o assunto é dinheiro e gestão financeira: margem de lucro (deduzindo despesas de receitas), retorno sobre investimento (ROI), rotatividade de estoque, programações e prazos de pagamentos a fornecedores, e período médio de cobrança.
Aqui vale salientar que existem muitos outros indicadores que podem trazer uma visão mais realista sobre a situação atual do seu negócio. Entretanto, cabe a você e ao seu time financeiro, avaliarem quais são mais relevantes, considerando os objetivos da sua empresa e, principalmente, sua área de atuação.
6. Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, consulte um profissional especializado
Se você não se sente confiante em gerenciar as finanças da sua empresa ou se utilizou todas as estratégias anteriores e não obteve um bom resultado, considere buscar a orientação de um profissional especializado em finanças corporativas.
Nesse contexto, evite ficar constrangido por não conseguir melhorar a gestão financeira da sua empresa e não fuja dessa importante tarefa, continuando a fazer tudo da mesma forma.
Afinal, no mercado atual existem os mais diversos profissionais que podem ajudá-lo.
Sendo assim, a sua maior preocupação deve ser avaliar o histórico do profissional escolhido e verificar se suas conquistas pessoais e conhecimentos podem contribuir, de fato, para o crescimento do seu negócio.
Então, se já sabe que é isso que deve fazer, não perca tempo. Vá atrás de contadores, consultores financeiros ou especialistas em planejamento estratégico que possam lhe trazer uma nova visão sobre o dinheiro e o melhor, fornecendo, ao mesmo tempo, insights valiosos que o ajudarão a “organizar a casa” e também na tomada de decisões financeiras complexas.
Viu como melhorar a gestão financeira da sua empresa é uma tarefa muito mais simples do que parece?
Bem… Eu espero que sim e fico aqui na torcida para que você encontre o equilíbrio financeiro ideal para o seu negócio, fazendo-o crescer cada vez mais.
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional