Como saber se você escolheu a carreira certa?
Encontrar a carreira certa é uma jornada pessoal que pode gerar dúvidas e incertezas ao longo do caminho.
Pois, durante a nossa vida adulta enfrentamos diversos obstáculos e dilemas que nos fazem duvidar ou questionar nossas escolhas.
No entanto, não se engane, isso não acontece somente com pessoas que escolhem uma profissão tendo como base a opinião de terceiros ou por necessidade.
Afinal, encontrar a carreira que mais se encaixa em nosso perfil é um desafio que nem sempre é superado no início de nossa vida profissional. E não há problema algum nisso.
E faço essa afirmação porque acredito, piamente, que nunca é tarde para repararmos nossos erros e nos aventuramos em algo novo.
Portanto, se sentiu que esse cenário o representa, te convido a desvendar comigo alguns sinais reveladores que podem indicar se você está no caminho certo ou se é hora de considerar uma mudança de direção.
Então… Vem comigo!
1. A carreira certa envolve paixão e propósito
Quando você está na carreira certa, sente-se apaixonado pelo trabalho que realiza e encontra um senso de propósito em suas atividades diárias.
Em outras palavras, você se sente feliz e “em casa” todos os dias porque, acima de tudo, ama o que faz. Em vista disso, acorda todas as manhãs animado com as possibilidades do dia à frente e vê a vida sempre com um olhar positivo, mesmo quando precisa lidar com problemas diários.
Isso, meu caro colega, é sentir que está na carreira certa. É, em suma, paixão pelo trabalho.
Contudo, se as coisas não estão seguindo esse alinhamento, provavelmente, há o indício de que chegou o momento da mudança e de que, talvez, essa não seja a melhor carreira para você.
Nesse caso, busque por opções que lhe causem aquele brilho nos olhos e comece a estudar novas oportunidades de carreira.
2. A carreira certa engloba habilidades e talentos naturais
Preste atenção nas suas habilidades e talentos naturais.
Nesse contexto, se percebeu recentemente que não faz uso de seus dons no trabalho e, por isso, sente um certo sufocamento, avalie o que pode mudar.
Para tanto, ao começar a estudar a fundo qual é a carreira certa para você e pense em tudo que faz bem e em tudo que gosta de fazer, sem considerar tanto questões como remuneração ou dificuldades relacionadas a aquisição de novas habilidades.
E, em seguida, imagine-se usando o que tem de melhor para fazer essa nova possibilidade de carreira dar certo.
Assim, descobrirá seus pontos fortes e utilizará suas habilidades, até então inatas, para alcançar uma jornada profissional satisfatória e gratificante.
3. A carreira certa tem foco em crescimento e desenvolvimento
Uma carreira gratificante oferece oportunidades contínuas de crescimento e desenvolvimento profissional.
Isso inclui a possibilidade de fazer cursos de aperfeiçoamento, de adotar práticas e inovações diferenciadas para o seu segmento de atuação e, até mesmo, a chance de descobrir, por conta própria, novas estratégias de desenvolvimento de carreira.
Portanto, se está questionando se escolheu ou não a carreira certa, avalie o quanto está aprendendo e se ainda sente atração pelas novidades relacionadas a profissão que escolheu.
Dessa forma, perceberá se está, de fato, buscando por novos aprendizados e evoluindo em sua área de atuação. Caso contrário, comece a avaliar outras áreas que despertam seu interesse.
4. A carreira certa consiste no equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial para o bem-estar e a felicidade.
Logo, se sua carreira permite que você mantenha um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, esse é um indicador positivo de que está no caminho certo.
Principalmente se há uma flexibilidade de horários ou benefícios que lhe proporcionem um sentimento de satisfação em relação ao que desempenha como profissão.
Entretanto, se fica o tempo todo olhando para o relógio, pensando na imensidão de coisas que precisa resolver em casa ou se sente que está desperdiçando sua vida, comece hoje mesmo a buscar por novas oportunidades de carreira.
Afinal, a carreira certa não tem nada a ver com morar no trabalho. Essa é uma escolha profissional que só traz rancor e pesar ao longo do tempo e você não quer isso, não é mesmo?
5. A carreira certa gera feedback e reconhecimento
Alguém já te disse o quanto é bom no que faz? Qual foi a sensação? Sente orgulho da sua carreira?
Pois é… Por mais que evitemos, o feedback positivo e o reconhecimento pelo trabalho ainda são termômetros essenciais para a definição da carreira certa.
Nesse contexto, eu sugiro que, antes de se frustrar pensando nas mudanças que poderia fazer para se sentir bem com o que faz, comece a pensar em como os outros percebem o que você faz.
Geralmente, quando estamos felizes com a nossa carreira, damos o nosso melhor e, por isso, recebemos elogios pela nossa dedicação.
No entanto, quando não nos sentimos satisfeitos com as nossas escolhas profissionais, fazemos tudo por obrigação e, em vista disso, não nos comprometemos com os nossos resultados.
Sendo assim, se não tem recebido feedback construtivo e reconhecimento pelo seu desempenho, é bem provável que, talvez, você precise desbravar novos horizontes profissionais.
6. A carreira certa promove alinhamento entre valores e crenças
Uma carreira que está alinhada com seus valores e crenças pessoais tende a trazer maior satisfação e realização.
Razão pela qual, é essencial que você observe se o problema é realmente a carreira que escolheu ou o local onde decidiu trabalhar.
Mesmo porque, muitas vezes, nos tornamos reféns de situações que nos transformam, e mesmo sem perceber, passamos a agir seguindo padrões que não tem relação alguma com quem somos.
Nesse cenário, a melhor estratégia é avaliar a verdadeira causa da sua aflição, buscando, sempre, resgatar valores e crenças inegociáveis que, por uma razão ou outra, ficaram para trás.
Assim, você voltará a sentir-se bem consigo mesmo e escolherá um caminho cada vez mais próxima de tudo em que mais acredita.
E então… Pronto para começar essa experiência de autoavaliação? Conseguiu descobrir se está ou não na carreira certa?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional