Desvendando o desejo de pertencimento: Como encontrar seu grupo perfeito?
O desejo de pertencimento é uma necessidade fundamental da condição humana.
Logo, não é de se surpreender que, em determinada fase de nossas vidas, tenhamos uma maior carência relacionada ao desejo de participar de determinado grupo social ou de, simplesmente, andar com pessoas que busquem objetivos similares aos nossos.
Sendo assim, se está passando por esse momento, não se sinta bobo ou culpado por pensar que, por mais que tenha muito, ainda falta algo em sua vida.
Afinal, encontrar um grupo social que ressoe com a sua essência é uma busca que faz parte de todos os indivíduos e você deve, sim, prosseguir com a sua, se assim desejar.
No entanto, se por acaso percebeu que essa jornada está sendo muito difícil, como se navegasse por um labirinto complexo, repleto de desafios e reviravoltas, deixo, neste artigo, algumas estratégias fundamentais que o ajudarão a descobrir e a integrar-se em um grupo social que verdadeiramente reflita quem você é.
Então… Vem comigo!
1. Desvendando o desejo de pertencimento por meio do autoconhecimento
O caminho para encontrar nosso grupo ideal e para descobrir o que faz termos o desejo de pertencimento é começar com uma jornada interna de autoconhecimento.
Para tanto, inicie um processo de reflexão, pensando sobre suas paixões, interesses e valores e definindo, claramente, o que procura em um grupo social.
Nesse ínterim, pergunte-se sobre os motivos dessa sua busca e avalie se, realmente, fazer parte de um determinado grupo lhe fará sentir que pertence ao mesmo e que faz parte de algo que tenha significado para você.
Dessa forma, você verá que ao questionar profundamente suas preferências, habilidades e objetivos, alcançará uma nova perspectiva sobre os tipos de pessoas e ambientes que mais te inspiram e motivam.
Assim, estará mais preparado para ser parte integrante de um grupo que tenha tudo a ver com você.
2. Desvendando o desejo de pertencimento por meio da exploração ativa
Uma vez que você tenha alcançado uma compreensão clara de quem é e do que valoriza, agora é hora de se aventurar em novos territórios sociais.
Nesse cenário, vale destacar que qualquer tipo de experiência é válida, desde que você siga firme e forte com os seus propósitos.
Assim sendo, minhas sugestões para você são as seguintes:
1. Participe de eventos (festas locais, festas específicas incluindo algo que você goste, encontros que envolvam seus passatempos, participe de clubes de leitura, etc.)
2. Inclua-se em atividades e grupos relacionados aos seus interesses. Por exemplo, se é fã de quadrinhos e muito tímido para iniciar uma conversa no mundo real, busque no mundo virtual por pessoas da sua região com as quais compartilhe esse gosto pessoal.
3. Olhe mais atentamente as pessoas à sua volta e puxei assunto com aquelas com as quais simpatiza, e imagina que seriam excelentes amigos.
Lembre-se de que o esforço tem que partir de você. Portanto, mesmo que o resultado não seja satisfatório no começo, persista.
Dessa forma, ganhará mais experiência e tão logo suprirá o seu desejo de pertencimento encontrando um grupo que é “a sua cara”.
3. Desvendando o desejo de pertencimento por meio da proatividade
Encontrar nosso grupo ideal não é apenas sobre encontrar pessoas que compartilham nossos interesses, mas também sobre cultivar relacionamentos autênticos e significativos.
Em vista disso, se deseja entender, a fundo, como se sentirá mais preenchido, suprindo seu desejo de pertencimento, tenha a iniciativa e o comprometimento necessários para não só conquistar, mas também manter seus relacionamentos.
Mesmo porque por mais que isso exija certo esforço, mais fácil que cativar uma amizade por dia é cativar aquelas que você já conquistou ao longo do tempo, não é mesmo?
Então, esteja disposto a iniciar conversas e participe ativamente de atividades que demonstrem seu interesse genuíno pelas pessoas ao redor.
Com isso, não só formará vínculos sociais verdadeiros, mas também manterá por perto pessoas de confiança com as quais sempre poderá contar.
Agora me diz:
Já sabe de onde vem seu desejo de pertencimento? Sente-se mais preparado para partir em busca do seu grupo social ideal?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional