Como gerenciar a ansiedade enquanto persegue seus objetivos?
Acredite, a jornada em direção aos seus objetivos pode ser tanto emocionante, recompensadora e cheia de potencial para crescimento pessoal, como também pode ser acompanhada por momentos de ansiedade e estresse.
E esta, infelizmente, é uma regra que vale para você, para mim e para a maioria dos indivíduos.
Pois, por mais que tentemos, nem sempre estamos emocionalmente preparados para lidar com obstáculos, problemas e com as inesperadas situações que precisaremos enfrentar em nossos caminhos.
Logo, é nesse ponto que os sentimentos de emoção e recompensa podem ser, instantaneamente, transformados em medo e ansiedade. Por esse motivo, encontrar um equilíbrio entre a busca por nossos sonhos e o cuidado com nossa saúde mental é fundamental para alcançar o sucesso de forma sustentável.
Nesse contexto, para ajudá-lo a enfrentar, sem temores, tudo o que virá daqui para frente, aqui estão algumas estratégias que poderão auxiliá-lo no tratamento/controle da ansiedade enquanto trabalha por seus objetivos.
Vamos a elas!
1. Para perseguir seus objetivos gerenciando a ansiedade, pratique a autocompaixão
Em vez de ser duro consigo mesmo quando se sentir ansioso ou sobrecarregado, pratique a autocompaixão.
Para tanto, nos momentos em que se sentir estressado, pare por alguns instantes para pensar em você, na sua luta, nas suas conquistas e em todos os obstáculos que superou para chegar onde está hoje.
Ademais, não seja cruel consigo mesmo frente a coisas que não pode controlar e reconheça que é normal sentir-se desanimado ou ansioso diante de desafios significativos. Afinal, você precisará, sim, passar por provações para alcançar seus objetivos. Isso faz parte da vida de todo ser humano.
Sendo assim, toda vez que for surpreendido por um obstáculo, trate-se com o mesmo respeito, gentileza e compaixão que demonstraria a um amigo querido, em uma situação semelhante.
2. Para perseguir seus objetivos gerenciando a ansiedade, estabeleça limites claros
Defina limites claros entre o trabalho e a vida pessoal.
Nesse contexto, na busca por seus objetivos tente reservar tempo para atividades que o relaxem e recarreguem, como atividades de lazer, exercícios físicos, meditação ou simplesmente descansar. E, simultaneamente, dedique-se, durante o expediente, somente às demandas do trabalho.
Além disso, organize seu tempo em casa para atender à sua família, dando a eles toda a atenção devida. E, sempre que possível, delegue aos seus filhos e cônjuge, tarefas que lhe garantirão uma folga em sua agenda para se dedicar aos seus planos presentes e futuros.
Lembre-se sempre de que seus objetivos são importantes, entretanto, o tempo dedicado às pessoas que ama também deve ser valorizado.
Você verá que, agindo dessa maneira, aos poucos, toda a sua rotina irá se organizar.
Condição que o ajudará a manter a perspectiva e a reduzir a sensação de sobrecarga dentro e fora do ambiente de trabalho.
3. Para perseguir seus objetivos gerenciando a ansiedade, cultive a conexão social
Mantenha-se conectado com amigos, familiares e colegas de trabalho, sem se sentir culpado ou pressionado pelos planos que estabeleceu para si.
Nesse ínterim, crie o hábito de buscar por apoio social para se descontrair e tirar o peso da sua rotina diária sempre que sentir que precisa de um tempo.
Para isso, pare por alguns instantes os planos relacionados aos seus objetivos e dedique-se ao cultivo de relacionamentos que vão além daqueles estabelecidos em casa e no trabalho.
Além disso, sempre que puder, chame seus amigos para passear, nem que seja apenas para ir até a lanchonete ou bar da esquina para “jogar conversa fora”.
Dessa forma, você ganhará uma perspectiva diferente e um senso de apoio, que contribuirão, sobremaneira, no controle da ansiedade relacionada à busca por seus objetivos.
4. Para perseguir seus objetivos gerenciando a ansiedade, pratique a mindfulness
A prática da atenção plena, ou mindfulness, pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.
No entanto, é importante salientar que tal prática exige esforço, disciplina e dedicação, principalmente, nos primeiros dias de sua adoção.
Em vista disso, comece o processo com calma, reservando apenas alguns minutos dos seus dias para praticar a respiração consciente, a meditação ou simplesmente estar presente no momento atual, sem julgamentos.
Após alguns dias, comece a aumentar, vagarosamente, os minutos dedicados a essa atividade e, na sequência, estabeleça como meta realizá-la todos os dias, independentemente dos resultados alcançados.
Assim, ao longo do tempo, perceberá que estará, cada vez mais próximo de seus objetivos e mais distante de problemas relativos ao estresse e a ansiedade.
5. Para perseguir seus objetivos gerenciando a ansiedade, celebre as pequenas vitórias
Todos os seus aprendizados têm valor e o mesmo vale tanto para as suas vitórias quanto para as suas derrotas.
Portanto, antes de se desestabilizar e de elevar seu nível de ansiedade em decorrência dos obstáculos gerados pela busca por seus objetivos, pare para avaliar tudo o que já passou e reconheça e celebre cada progresso.
Nesse cenário, parabenize-se por todas as suas conquistas, por menores que sejam, e permita-se ter um tempo para saborear, com orgulho, todos os frutos que já conseguiu colher.
Como resultado, você reforçará seu senso de realização, alcançando, simultaneamente, a motivação necessária para seguir firme com os seus objetivos, reduzindo a ansiedade associada ao perfeccionismo ou a qualquer outro problema que impeça o reconhecimento das suas conquistas.
Entende agora como é simples reduzir a ansiedade enquanto luta por seus objetivos?
Eu espero que sim e, em vista disso, te convido a colaborar comigo respondendo a seguinte pergunta…
Como você lida com a sua ansiedade? Em algum momento a sua ansiedade atrapalhou a conquista de seus objetivos?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional