3 passos para alcançar equilíbrio em nossas vidas
No turbilhão pelo qual passamos dia após dia, estabelecer equilíbrio em nossas vidas pode se tornar uma busca incessante.
Principalmente em épocas onde tudo se transforma em uma enorme bagunça e não encontramos tempo, nem a disposição necessária, para colocar “as coisas no devido lugar”.
Logo, entre as demandas do trabalho, as pressões sociais e as obrigações familiares, é fácil nos sentirmos sobrecarregados e desconectados de nós mesmos.
No entanto, cultivar um senso de equilíbrio não é apenas possível, mas também essencial para a conquista de uma vida plena e satisfatória. E todos nós podemos, sim, alcançar um nível satisfatório de equilíbrio em nossas vidas.
Sendo assim, se está, neste exato momento, se perguntando como isso é possível e o que deve fazer realizar esse feito, aqui estão três passos fundamentais para ajudá-lo a encontrar esse equilíbrio tão necessário para a sua vida.
1. Para alcançar equilíbrio em nossas vidas devemos praticar o autoconhecimento
O primeiro passo para alcançarmos o equilíbrio em nossas vidas é desenvolver um profundo autoconhecimento.
Calma… não estou afirmando que você deve, do nada, se tornar um grande conhecedor de si para trazer, imediatamente, harmonia para a sua vida. Afinal, tudo faz parte de um processo.
Em outras palavras, os resultados são conquistados aos poucos e os bônus surgem ao longo da experiência.
Sendo assim, comece pelo básico: dedique tempo para refletir sobre seus valores, paixões, pontos fortes e áreas de melhoria. E, a cada reflexão, faça anotações sobre o que descobriu e defina metas para mudar, transformar ou conquistar aquilo que estiver ao seu alcance.
Para iniciar esse processo, você pode, por exemplo, definir um período específico do seu dia para meditar ou simplesmente encontrar um momento tranquilo para contemplar suas experiências e emoções.
Nesse cenário, faça tudo com calma. Não tenha pressa. Pois assim, atingirá uma maior clareza sobre suas prioridades e objetivos e tomará decisões mais assertivas, alinhando-as aos seus desejos pessoais e valores.
2. Para alcançar equilíbrio em nossas vidas devemos estabelecer limites saudáveis
Um dos maiores desafios para alcançar o equilíbrio em nossas vidas é aprender a dizer não e estabelecer limites saudáveis.
Eu mesma tinha uma enorme dificuldade para determinar quando era o momento de dizer não para pessoas e situações, e dizer sim para mim mesma. Em vista disso, me acostumei a ficar em segundo plano e, por vezes, me coloquei de lado para suprir necessidades que não eram minhas.
No entanto, com o tempo e por meio do autoconhecimento, parei de me sentir “forçada” a sempre atender o que os outros esperavam de mim. E devo lhes dizer: isso foi libertador.
Afinal, muitas vezes, somos nós que geramos sobrecarga ao nos comprometermos além de nossos limites, seja no trabalho, em relacionamentos ou em atividades pessoais.
Contudo, a pergunta que devemos fazer para nós mesmos, por mais egoísta que pareça ser, é a seguinte: O que estou ganhando com isso?
Sim, nossas ações precisam nos trazer algum benefício, seja esse sentimental, material ou imaterial.
Motivo pelo qual, aprender a definir limites claros e respeitar nossas necessidades é essencial para preservar nossa energia e bem-estar.
Logo, para iniciar esse passo, comece identificando áreas em sua vida onde você se sente sobrecarregado ou estressado.
Em seguida, avalie quais compromissos ou responsabilidades você pode reduzir e eliminar para criar mais espaço para o autocuidado e para atividades que lhe tragam alegria.
Lembre-se: dizer não a algo não significa ser egoísta, mas, sim, priorizar sua saúde e felicidade. Portanto, deixe a culpa de lado e, mesmo que “doa” num primeiro momento, faça o que considerar melhor para você e por você.
3. Para alcançar equilíbrio em nossas vidas devemos estabelecer “onde está esse equilíbrio”
Equilíbrio não se resume apenas a dividir o tempo igualmente entre trabalho e lazer, mas, sim, a integrar todas as áreas importantes de nossas vidas de forma harmoniosa.
Nesse contexto, considero que o equilíbrio inclui tanto cuidar da sua saúde física e mental, quanto cultivar relacionamentos significativos, perseguir interesses pessoais e buscar crescimento espiritual.
Sendo assim, não representa um fim, sendo, nesse ínterim, um meio importante para chegarmos ao fim. Consegue entender? Não… Então vou explicar.
Para ter uma vida mais saudável, ou seja, “o fim” ou objetivo principal, você precisa estabelecer metas pessoais, tais como: consumir mais frutas e legumes, beber mais água e praticar atividades físicas. Em suma, esse passa a ser o “meio” que o encaminhará ao fim. Pois, temos que concordar que ninguém fica saudável apenas ao determinar que quer ser mais saudável. Tudo é uma questão de direcionamento, disciplina e ação.
Por esse motivo, para alcançar equilíbrio em nossas vidas não basta determinar que ele será alcançado, mas também compreender onde ele está.
Portanto, para completar com êxito o terceiro passo dessa missão, procure criar uma rotina que incorpore atividades que nutram todas as áreas importantes da sua vida.
Isso pode incluir exercícios regulares, tempo de qualidade com entes queridos e práticas de autocuidado, como atividades físicas e relaxamento. Enfim… você deve focar em qualquer coisa que lhe traga conforto, satisfação e bons sentimentos.
Dessa forma, ao adotar essa prática diariamente, você aprenderá a priorizar o equilíbrio em todas as áreas da sua vida, conquistando, gradualmente, um sentimento de autorrealização que o tornará capaz de lidar com todo e qualquer desafio que surgir em seu caminho.
Pronto para iniciar esse processo?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional