Por que sempre ouvimos dizer que o tempo também cura?
No caminho da busca pelo autoconhecimento, descobrimos que o tempo é um aliado precioso, dotado de um poder extraordinário de cura.
Não acredita… então pense agora, nesse exato momento, em quantas vezes já sofreu por algum acontecimento e, por não ter como revertê-lo, permitiu que o tempo se encarregasse disso para você…
Muitas, não é mesmo?
Afinal, em meio às turbulências da vida, nem sempre temos a resposta ou a solução para os nossos problemas. Logo, é nesse ponto que o tempo se revela como um mestre sábio, capaz de transformar nossas dores em sabedoria, nossas feridas em cicatrizes de crescimento e nossos desafios em oportunidades de evolução.
Motivo pelo qual, faço do tempo hoje o tema principal deste artigo e convido você a explorar comigo as diferentes situações que me fazem acreditar que o tempo pode, sim, ajudar a curar e a reestabelecer o equilíbrio em nossas vidas.
Sendo assim, vamos lá!
O tempo e o seu poder de cura
Ao longo da vida, cada um de nós enfrenta momentos de dor, perda e sofrimento.
Nesse cenário, mesmo que ainda não tenha experimentado grandes dores, é inegável que, em algum momento, isso irá acontecer, seja por alguma lembrança resgatada do passado ou por acontecimentos que o alcançarão no futuro.
Pois, por mais que tentemos controlá-las, essas dores são como cicatrizes invisíveis que carregamos no íntimo da alma e, por uma fração de segundos, inesperadamente, elas podem, de uma hora para outra, se revelar.
No entanto, à medida que o tempo avança, essas feridas emocionais começam a se curar.
E isso só acontece porque o tempo nos concede a oportunidade de refletir sobre nossas experiências, de compreender suas lições e de aceitar o que não podemos mudar.
Portanto, mesmo que você duvide desse poder em um primeiro instante, tão breve o tempo lhe surpreende com a cura, colocando tudo em seu devido lugar.
O poder de cura do tempo e o fortalecimento do autoconhecimento
Na jornada do autoconhecimento, aprendemos a acolher o tempo como um aliado, não como um inimigo.
Nesse ínterim, o tempo nos convida a mergulhar nas profundezas de nossa própria alma, a enfrentar nossos medos mais profundos e a confrontar nossas sombras mais obscuras.
Sendo assim, a reflexão e o autoconhecimento também servem como ferramentas auxiliares no processo de cura, pois, o tempo nos ensina a arte da paciência e da aceitação, permitindo que abracemos integralmente quem somos, com todas as nossas imperfeições e vulnerabilidades.
Em vista disso, toda vez que buscamos pelo autoconhecimento nos depararmos com novas percepções e conclusões sobre situações vividas anos atrás.
Mesmo porque o tempo não cura por si só. Ele se alia a nossa história de vida e à nossa própria evolução, possibilitando uma compreensão mais profunda de quem nós somos e revelando uma força interna que nunca imaginamos um dia alcançar.
O poder de cura do tempo e a autodescoberta
O poder de cura do tempo reside na sua capacidade de nos guiar em uma jornada de autodescoberta e transformação.
À medida que o tempo avança, somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos, a reconhecer nossas verdades mais profundas e a abraçar nossa humanidade de maneira compassiva.
O que quero dizer com isso? Bem… vamos lá…
Sabe aquela crença limitante que você tentou, de todas as formas possíveis, eliminar da sua vida e, com muito esforço, em algum momento, inexplicavelmente conseguiu?
Pois é… o tempo te ajudou com isso também.
Afinal, é através do processo de autodescoberta que encontramos a cura para as feridas do passado e a coragem para enfrentar os desafios do futuro.
No entanto, é importante lembrar que o tempo não é um remédio milagroso que cura todas as nossas dores instantaneamente.
O tempo é, em suma, um companheiro paciente que caminha ao nosso lado, nos acompanhando em nossa jornada de crescimento e evolução.
Por esse motivo, é preciso dar tempo ao tempo, permitindo que ele atue em nós de maneira gradual e transformadora.
E você pode fazer isso também, mantendo a paciência e permitindo que o tempo cuide de tudo aquilo que você não pode cuidar.
Pronto para encarar mais esse desafio?
Então me conta:
Quantas vezes e como foi surpreendido pelo poder de cura do tempo?
Divida comigo sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional