Como a atividade física promove a produtividade no trabalho?
No mundo agitado de hoje, onde as demandas profissionais competem por nossa atenção constante, encontrar maneiras de aumentar a produtividade no trabalho tornou-se uma prioridade para muitos.
Nesse ínterim, é muito importante que saibamos dosar as nossas atividades diárias, de forma equilibrada. Afinal, assim como o trabalho em excesso é prejudicial à saúde, o trabalho contínuo semanal, mesmo que dentro de parâmetros considerados normais, sem o autocuidado, é extremamente danoso para o nosso corpo.
Por esse motivo, devemos garantir que todos os elementos que compõem nossas vidas estejam em harmonia, considerando, sempre, a importância da atividade física. Pois, é fato inegável que a conexão entre exercício e produtividade no trabalho é profunda e impactante.
Sendo assim, para garantir que esses dois elementos tornem-se complementares no seu dia a dia, seguem, nos subtítulos abaixo, algumas considerações sobre a importância da atividade física em termos de eficácia e eficiência no trabalho.
1. Atividade física + energia e vitalidade = produtividade no trabalho
Um dos benefícios mais evidentes da atividade física é o aumento da energia e vitalidade que ela proporciona.
Claro que, no começo, quando iniciamos uma academia ou outro tipo de atividade física, é comum sentirmos dores e muito cansaço. Nesse contexto, tendemos a pensar em parar e nunca mais voltar para aquilo de novo, não é verdade?
Contudo, com o passar dos dias, tudo começa a melhorar. Nosso corpo fica mais ativo e nossa mente mais descansada da monotonia e produtiva. Assim, toda aquela sensação de desgaste se transforma em bem-estar e força de vontade.
Isso acontece porque, quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfinas e neurotransmissores que nos fazem sentir bem e energizados. Essa energia renovada nos prepara para enfrentar os desafios do dia de trabalho com uma mentalidade positiva e proativa.
Condição que eleva a nossa produtividade no trabalho e melhora nossos resultados, seja na conquista de objetivos para a empresa onde trabalhamos ou na condução do nosso próprio negócio.
2. Atividade física + clareza mental e foco = produtividade no trabalho
Além de aumentar a energia, o exercício também melhora a função cognitiva.
Caso duvide deste fato, sugiro que dê uma olhadinha em artigos e matérias disponíveis na internet, pois, independentemente de sua crença ou descrença, diversos estudos, de diferentes Universidades ao redor do mundo, mostram que atividades físicas regulares estão associadas a melhorias na memória, na concentração e para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.
Eu mesma, me esforço para fazer atividades físicas toda manhã, não só por questões de saúde, mas também porque sei que terei um longo dia pela frente e precisarei de calma e disposição para enfrentar diferentes tarefas e desafios.
Nesse contexto, muitas vezes, ao terminar os exercícios, escolho realizar primeiro a tarefa mais difícil ou trabalhosa do dia, pois sei que precisarei de foco e concentração para concluí-la.
Portanto, reservar um tempo para se exercitar não apenas fortalece o corpo, mas também afia a mente, permitindo um foco mais nítido e uma tomada de decisão mais eficaz.
3. Atividade física + redução do estresse e da ansiedade = produtividade no trabalho
O estresse é uma realidade inevitável da vida profissional, mas o exercício pode ser um antídoto poderoso.
Nesse cenário, não sei como acontece para você, mas posso garantir que, no meu caso, toda vez que encerro minha rotina de exercícios, após o banho, percebo que tudo fica mais leve. Como se após toda aquela explosão, tudo em mim voltasse ao equilíbrio, aliviando a tensão do meu corpo e mente.
Segundo especialistas, nos sentimos dessa forma porque, durante o exercício, nosso corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol, ajudando a aliviar a tensão acumulada.
Além disso, a atividade física proporciona um momento de desconexão do ambiente de trabalho, permitindo que os funcionários e empresários recarreguem mentalmente e retornem ao trabalho com uma perspectiva mais equilibrada.
Assim, a produtividade no trabalho é alcançada. Afinal, quanto menor for o estresse e a ansiedade diária, maior será a nossa disposição para encarar, com calma, todas as demandas que estão por vir.
4. Atividade física + saúde mental = produtividade no trabalho
A saúde mental é um componente crucial da produtividade no trabalho, e o exercício desempenha um papel significativo na sua promoção.
De acordo com diversos profissionais da área de saúde (e isso inclui médicos, psicólogos e psiquiatras), a atividade física regular está associada a uma redução do risco de depressão e ansiedade, além de melhorar a autoestima e a autoconfiança.
Logo, você no papel de funcionário ou proprietário de uma empresa deve estar sempre atento a como o ambiente de trabalho influencia seus comportamentos, atitudes e, principalmente, sua saúde mental.
Nesse contexto, ao perceber que as coisas não estão indo bem, é altamente recomendável que se afaste de pessoas nocivas a sua saúde e que, também, comece a praticar atividades que trabalhem, positivamente, tanto o seu corpo quanto a sua mente.
Mesmo porque não podemos ignorar que indivíduos mentalmente saudáveis são mais resilientes diante de desafios e mais capazes de manter um desempenho consistente no trabalho.
E isso vale para mim, para você e para qualquer pessoa que desempenhe algum tipo de atividade remunerada.
5. Atividade física + trabalho em equipe = produtividade no trabalho
Por último, mas não menos importante, a atividade física pode promover o trabalho em equipe e o espírito de colaboração.
Então, guarde essa informação no seu coração e pare, de uma vez por todas, de tentar fazer tudo sozinho.
Acredito que ninguém espera isso de você, contudo, se alguém espera, é porque não se preocupa com a sua saúde ou porque visa tirar proveito da sua dedicação.
Nesse caso, se deseja se afastar, definitivamente, dessa ideia de que “o mundo depende de você” e iniciar um grupo, ou criar relacionamentos mais próximos com seus colegas de trabalho, lembre-se, primeiramente, que deve haver sempre um equilíbrio e o estabelecimento de limites saudáveis entre ambiente de trabalho e ambiente casual.
Nesse ínterim, uma boa opção para criar relacionamentos saudáveis que garantam a produtividade no trabalho é participar de atividades esportivas ou exercícios em grupo no local de trabalho para fortalecer os laços entre os colegas, promovendo um ambiente de trabalho mais coeso e solidário.
Além disso, a formação de equipes esportivas, fora do ambiente de trabalho, também pode ser uma ótima opção para incentivar a motivação mútua e a responsabilidade compartilhada, aumentando ainda mais a eficácia da equipe.
Portanto, aproxime-se das pessoas que trabalham com você e crie um ambiente produtivo e propício para o crescimento de todos os envolvidos.
E então… O que achou do tema do artigo de hoje?
Consegue entender agora a relação entre produtividade no trabalho e atividade física?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional