A importância da empatia na gestão de negócios
Na era moderna da gestão de negócios, onde a tecnologia avança a uma velocidade vertiginosa e as pressões da concorrência são cada vez mais intensas, pode ser fácil perder de vista um dos aspectos mais fundamentais da liderança empresarial: a empatia.
Afinal, são inúmeras as empresas presentes no mercado que esquecem de cuidar de elementos fundamentais para o bom funcionamento de suas operações, como, por exemplo, seus funcionários.
Contudo, não existe empresa grande ou pequena que funcione, eficientemente, sem colaboradores. Motivo pelo qual, a empatia voltada à gestão de negócios torna-se não só uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio, mas também, o tema deste artigo.
Então, aproveito para convidá-lo a descobrir comigo a relação entre empatia e gestão de negócios.
Bora lá?
É possível promover uma gestão de negócios com foco na empatia?
Não há uma fórmula secreta que garanta eficiência na promoção da gestão de negócios com foco na empatia.
Entretanto, a base que garante isso é muito simples: basta que você considere a necessidade das pessoas envolvidas no negócio, primeiro interna, e depois, externamente.
Nesse contexto, antes mesmo de lançar o olhar para fora da organização visando atender às necessidades de clientes, fornecedores, investidores, etc., você, na posição de líder, gestor ou administrador, precisa avaliar como está a relação da empresa com os seus colaboradores internos.
Mesmo porque é a partir deles que as operações tomam vida. Logo, eles precisam ser a garantia de que todas as atividades e demandas da empresa serão atendidas com responsabilidade e eficiência.
Contudo, é fundamental o entendimento de que resultados positivos e além das expectativas só acontecem quando funcionários sentem-se satisfeitos e felizes com os seus trabalhos. E, principalmente, quando sentem que aquilo que fazem tem significado e valor.
Portanto, investir na satisfação de seus colaboradores é o primeiro passo para o sucesso do negócio. E, acredite, para fazer isso você não precisará de altos investimentos, pois o principal você já tem. Não acredita? Então eu vou te provar.
O que eu posso fazer para garantir uma gestão de negócios com foco na empatia?
Quando pensamos na gestão de um negócio, a primeira coisa que vem na minha mente, e acredito que na mente de muitos indivíduos, são as pessoas.
Sendo assim, para promover uma gestão de negócios mais humana e empática, é essencial que você amplie a sua visão para coisas que, talvez, em um primeiro momento, não consiga enxergar.
Para tanto, é fundamental que você dê atenção, primeiramente, para os seus colaboradores internos, escutando-os atentamente, observando seus rendimentos, comportamentos e ânimos diários, avaliando suas cargas de trabalho e, principalmente, incentive-os a falarem abertamente sobre suas necessidades com seus líderes diretos ou com os responsáveis pelo setor de RH.
Ademais, se for o proprietário do negócio, nunca se esqueça de “manter a porta de seu escritório aberta”.
Assim, seus colaboradores se sentirão acolhidos pela empresa e, aos poucos, todas as melhorias necessárias para garantir o bom funcionamento dessa relação serão avaliadas e aplicadas, garantindo a eficiência das operações e o sucesso do negócio.
Quais são os benefícios gerados pela promoção da empatia na gestão de negócios?
A empatia na gestão de negócios não se trata apenas de ser simpático ou agradável, mas, sim, de entender verdadeiramente as necessidades, preocupações e perspectivas dos funcionários, clientes e demais partes interessadas.
Em vista disso, a empatia carrega não só a resposta para problemas nos relacionamentos internos da empresa, mas também, inúmeros benefícios, relacionados, principalmente, à qualidade dos produtos e serviços prestados.
Isso acontece porque quando os líderes demonstram empatia, criam, consequentemente, um ambiente de trabalho mais inclusivo, no qual os colaboradores se sentem valorizados e compreendidos. Isso, por sua vez, leva a uma maior motivação, engajamento e produtividade.
Além disso, a empatia desempenha um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos com os clientes. Ao compreender as suas necessidades e preocupações, as empresas podem oferecer soluções personalizadas e um serviço excepcional, o que resulta em maior fidelização e procura.
Ademais, se atua como líder de uma empresa, saiba que a empatia também é essencial na gestão de equipes diversas.
Afinal, somente quando reconhecemos e valorizamos as diferentes experiências e perspectivas dos membros da equipe, adquirimos a expertise necessária para promover a colaboração e a inovação, além de evitar conflitos desnecessários.
Portanto, pare de agir como se todos fossem iguais e comecei hoje mesmo a ampliar seu olhar para as reais necessidades dos indivíduos que o cercam e também do seu público externo.
Dessa forma, garantirá, além do surgimento de uma cultura organizacional mais humana, a satisfação e fidelidade de seus clientes.
Então… Pronto para começar?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional