A importância do storytelling para a construção da sua marca
Na busca incessante pela conquista do coração dos consumidores, uma ferramenta tem se destacado como a chave para abrir portas emocionais, gerando identificação e confiança no público-alvo: o storytelling.
Enraizado em nossa história humana, o ato de contar histórias transcende culturas e gerações, conectando-se a um nível profundo e primitivo. Na arena competitiva do marketing, o storytelling emerge como uma habilidade essencial para construir uma marca forte e com significado.
Tanto que, hoje, por mais que você tente buscar por marcas de destaque fiéis à tradição de antigos mercados, verá que, muitas delas, só conseguiram crescer e ganhar notoriedade ao longo dos anos, graças ao storytelling.
Afinal, para cativar novos consumidores as exigências vão além da oferta de um excelente produto ou serviço.
Você precisa estabelecer uma conexão, que leve a uma identificação e a um significado que faça com que o seu público-alvo perceba a sua marca como se fosse a única no mercado.
Logo, é aqui que o storytelling reforça sua presença e importância, fazendo toda a diferença na construção de histórias marcantes e emocionantes que cativam consumidores. Por isso lhe pergunto: Você sabe o que é storytelling?
Storytelling: desvendando o significado da palavra
Storytelling não é apenas a narrativa de eventos cronológicos, que revela o início, o meio e o fim de uma história. É muito mais que isso.
Deste modo, pode ser compreendido como uma jornada sensorial que envolve os consumidores, transportando-os para todo o universo da marca.
Em vista disso, é um método que pode orientar-se demonstrando toda a jornada de criação da marca, como também centralizando-se em tudo que a marca faz por seus consumidores. Sendo, portanto, uma estratégia que cria a aproximação entre marca e cliente, pois envolve tanto sonhos e expectativas, quanto o atendimento de necessidades imediatas, de uma forma que mexe com as emoções e os desejos do público-alvo.
Em suma, o sucesso do storytelling baseia-se no fato de que cada marca tem sua própria narrativa, que consiste em uma história de origem que descreve sua visão, valores e missão.
Logo, quando bem contada e orientada, essa história pode gerar uma conexão emocional com o público-alvo, fazendo com que o storytelling não apenas venda produtos ou serviços, mas também venda emoções e experiências que ficarão para sempre na memória e no coração dos consumidores.
Qual o segredo por trás do storytelling?
Para muitos estudiosos de marketing e comportamento, o segredo por trás do poder do storytelling está enraizado na neurociência.
Diversas pesquisas realizadas sobre o tema afirmam que, quando ouvimos uma história, nosso cérebro ativa áreas que processam sensações físicas e emoções.
Por essa razão, ao contarmos histórias envolventes, podemos criar, por meio das marcas, memórias emocionais duradouras que se ligam diretamente à identidade do público que desejamos alcançar.
Tais memórias se transformam em lembranças dotadas de significados e valores que costumam ressurgir toda vez que entramos em contato com determinada marca. Motivo pelo qual, tendemos a guardar por anos, em nossa mente, comerciais vistos na infância ou músicas que marcaram parte de nossa geração.
O que o storytelling faz pelas marcas?
O storytelling permite que uma marca demonstre sua autenticidade de maneira única.
Afinal, não se trata apenas de ressaltar as conquistas, mas de revelar momentos de vulnerabilidade e superação, capazes de criar identificação e de ativar a atenção do público-alvo.
Mesmo porque todos nós podemos nos sentir vulneráveis diante de situações ou em alguns momentos de nossas vidas.
Por essa razão, a magia do storytelling se revela ao fazer da autenticidade uma ferramenta que cria confiança e credibilidade, formando uma base sólida para a relação entre marca e consumidor.
Nesse cenário, quando os consumidores sentem que estão ouvindo uma história real e honesta, tornam-se mais inclinados a se envolver e se identificar com a marca. Como resultado, compram a história como se fosse deles próprios, trazendo-a para as suas vidas através do consumo.
Ademais, o storytelling também transcende os limites do tempo e do espaço. Sendo assim, uma marca que é capaz de contar uma história atemporal mantém-se relevante mesmo em um cenário em constante evolução. Para tanto, pode fazer uso tanto da apresentação de personagens, cenários e conflitos, como da transmissão de valores universais que atravessam fronteiras culturais e linguísticas.
Considerações finais
Tudo é uma questão de planejamento e direcionamento e isso as grandes marcas fazem com maestria. Logo, com dedicação e orientação adequada você pode fazer da sua marca um sucesso também.
Portanto, se deseja criar uma marca que perdurará por muitos anos, comece hoje mesmo a utilizar o poder do storytelling em seus anúncios e ações, e assim, dará vida a algo que vai muito além de um simples serviço ou produto.
Pois ajudará as pessoas garantindo-lhes uma nova visão sobre o significado das coisas do mundo e sobre a forma de ver e viver a vida.
Pronto para usar essa importante ferramenta?
Me conta nos comentários!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional