Adaptação: estratégias para se integrar em um país estrangeiro.
Viajar para longe de fronteiras conhecidas e se integrar em um país estrangeiro pode ser um grande desafio, principalmente para pessoas tímidas ou com um maior apego ao seu próprio estilo de vida e cultura.
No entanto, se está vivendo essa experiência neste exato momento, é importante estar ciente de que conviver e se integrar faz parte do processo de adaptação. Logo, é um esforço altamente necessário se sua intenção é fixar raízes ou se manter por um tempo considerável nesse novo ambiente.
Em vista disso, para ajudá-lo em seu processo de adaptação, deixo aqui algumas estratégias que facilitarão a comunicação e o estabelecimento de conexões significativas com as pessoas dessa nova região.
Porém, fica um alerta: tudo dependerá do seu esforço e dedicação pessoal. Então, leia as dicas e comece hoje mesmo a praticá-las.
Combinado? Sendo assim, vamos lá!
1. Para se integrar em um país estrangeiro, seja aberto e curioso
O que você já sabe sobre o país que escolheu viver? Tem o hábito de conversar e conhecer pessoas? Está aberto a descobrir os principais costumes e tradições de uma nova cultura?
Todas essas questões são altamente relevantes se a sua intenção é se integrar em um país estrangeiro.
Portanto, ao chegar no destino escolhido, tome a iniciativa e demonstre interesse genuíno na cultura local. Para tanto, seja simpático com as pessoas e aprenda sobre tradições, costumes e valores que podem ajudá-lo a entender melhor aqueles que estão ao seu redor.
Além disso, passeie pela região e tente perceber comportamentos e costumes que facilitarão a sua comunicação e integração. Assim, não cometerá gafes e, com certeza, se adaptará, com uma maior rapidez, a esse novo país.
2. Para se integrar em um país estrangeiro, aprenda o idioma
Não quero ser redundante ou repetitiva, mas considero fundamental salientar a importância de aprender o idioma do local onde pretende residir, principalmente, se tem como meta, viver por tempo indeterminado nesse novo país.
Sendo assim, para se integrar em um país estrangeiro, esforce-se, ao máximo, para aprender e dominar o idioma local e, se possível, peça ajuda para os moradores da região, demonstrando seu interesse e comprometimento nessa missão.
Dessa forma, demonstrará que está se dedicando a esse aprendizado e ganhará a confiança e, talvez, até mesmo, a simpatia e amizade dos residentes da região.
3. Para se integrar em um país estrangeiro, seja respeitoso
De nada adianta conversar com todo mundo, se você não presta atenção nas informações obtidas e não respeita os costumes e as orientações que lhe são dadas pelos moradores locais.
Entende a armadilha aqui? Pois é… É nela que você cai, quando deixa de ser humilde ou respeitoso com as pessoas.
Portanto, ao seu integrar em um país estrangeiro, demonstre, sempre, respeito pela cultura e tradições locais, mesmo que sejam diferentes das suas e assuma com humildade seu desconhecimento a respeito de determinados fatos ou informações, úteis à sua adaptação.
Além de tudo isso, evite julgamentos precipitados e esteja aberto a novas perspectivas.
Lembre-se: você deve adaptar-se às pessoas e não o contrário. Então, pratique a escuta ativa e esteja atento a tudo que esse seu novo círculo social tem a acrescentar em sua vida.
4. Para se integrar em um país estrangeiro, faça amizades locais
Se sua intenção é se integrar em um país estrangeiro, fazer amizades deve ser uma das suas maiores prioridades.
Em vista disso, ao invés de perder tempo tentando se conectar com pessoas pelo ambiente virtual, simplifique sua vida.
Conheça a cidade, passeie e atualize-se sobre eventos ou formas de entretenimento locais. Estudando com cuidado, com o tempo, você perceberá diferentes oportunidades para conhecer pessoas e fazer amizades.
Então, não desperdice convites e aproxime-se, por meio de grupos de interesse comum, de pessoas que tem tudo a ver com você.
Assim, além de facilitar sua adaptação, você criará laços importantes e terá com quem contar em momentos de crise ou diante de problemas.
5. Para se integrar em um país estrangeiro, seja paciente
A integração leva tempo. Por essa razão, não desanime se as coisas não acontecerem rapidamente.
Entenda que se integrar em um país estrangeiro é um processo. Logo, compreender como as coisas funcionam e encontrar equilíbrio entre o conhecido e o desconhecido são aprendizados que ocorrem gradualmente, com calma, esforço e dedicação.
Por esse motivo, é fundamental ter como meta o compromisso de se manter otimista e ativo, independentemente do que aconteça.
Afinal, o tempo é seu maior aliado, tratando-se de adaptação, e não seu inimigo. Esteja disposto a se esforçar e persistir.
6. Para se integrar em um país estrangeiro, comunique-se efetivamente
Nesse país é comum as pessoas se cumprimentarem com um beijo no rosto? Elas se abraçam? Tocam umas nas outras enquanto conversam? Costumam gesticular enquanto falam? E, você, está agindo conforme o esperado ao tentar se integrar em um país estrangeiro?
Se a resposta para todas as questões levantadas acima for negativa, esse é um sinal de que você precisa parar, imediatamente, de agir como se ainda estivesse em “sua casa”.
Nesse contexto, não estou induzindo-o a abandonar, de vez, sua personalidade ou forma de agir, mas, sim, informando que, para evitar problemas, você deve respeitar as normas e padrões de comportamento tendo em vista o que é esperado e aceito pelos moradores dessa região.
Sendo assim, esteja ciente das diferenças culturais na comunicação e, principalmente, a tudo diferente em termos de interação e contato interpessoal. Isso inclui tanto gestos e expressões faciais, quanto o uso do espaço pessoal.
Assim, evitará mal-entendidos e nunca será repelido ou repreendido por suas ações e comportamentos diários.
7. Para se integrar em um país estrangeiro, mantenha uma mente aberta
Se deseja, realmente, se integrar em um país estrangeiro, esteja preparado para se adaptar e flexibilizar suas próprias crenças e valores.
Nesse cenário, evite julgar ou se afastar de pessoas com crenças e valores diferentes dos seus e busque entender suas origens e como os mesmos se manifestam. Por exemplo: ao se confrontar com algo que não compreende, pergunte aos nativos da região sobre como tudo começou e qual o sentimento ou a razão envolvida nessa crença.
Ao interagir com as pessoas da região, você verá que a exposição a novas culturas pode ser uma ótima estratégia para desafiar suas percepções e para levá-lo a crescer como pessoa.
Então não a desperdice. Mantenha-se aberto a novos conhecimentos e, dessa forma, fortalecerá relacionamentos com base no acolhimento, respeito, compreensão e amizade.
8. Para se integrar em um país estrangeiro, celebre a diversidade cultural
Em vez de se concentrar apenas nas diferenças, celebre a diversidade cultural.
Para tanto, para se integrar em um país estrangeiro, busque aprender com cada experiência e diante da perspectiva dos outros, afastando-se de crenças enraizadas que impedem seu bom julgamento e crescimento.
Ademais, nunca se esqueça de que vivemos em um mundo multicultural. Portanto, é esperado que, em cada região visitada, existam diferentes pessoas, vindas de diferentes países e com hábitos e costumes culturais diferentes nos mais variados aspectos.
Motivo pelo qual, devemos sempre celebrar essas diferentes, buscando tirar o melhor de cada uma delas para aprendermos, evoluirmos e crescermos, sempre e a cada passo, como seres globais, prontos para encarar todo e qualquer desafio que se apresente em nosso caminho.
E agora, sente-se mais preparado para essa aventura?
Então me conta:
O que faz ou fez para se integrar em um país estrangeiro?
Divida comigo sua experiência!
Sirlei Stocchero – Mentora Internacional