Autocontrole: 5 dicas essenciais para controlar a si mesmo
Autocontrole é a capacidade de lidar, de forma saudável, com os impactos de pensamentos, sentimentos e emoções diante de problemas ou situações inesperadas.
Logo, todos nós precisamos encontrar maneiras de controlar a nós mesmos tendo como objetivo minimizar os efeitos negativos de diferentes acontecimentos e situações. Mesmo porque, quando perdemos o controle sobre nossas ações, assumimos uma postura irritadiça, alterada e impulsiva.
Como resultado, nossa saúde e os nossos relacionamentos podem ser prejudicados. Pois, em algum momento “a corda arrebenta” e infelizmente, alguém sempre acaba se machucando.
Além disso, quando aprendemos a controlar nossos impulsos encontramos novas maneiras de alcançar a ascensão. Afinal, só conseguimos atingir nossas metas quando adquirimos bons hábitos e comportamentos através da disciplina e principalmente, do autocontrole.
E você, tem obtido bons resultados enquanto desenvolve o controle sobre seus pensamentos e ações? Não… Tudo bem, este é um processo que leva tempo. Para te ajudar, aqui estão 5 dicas para melhorar seu autocontrole.
Vem comigo!
1. Resista à tentação e ao hábito de irrita-se
Não se culpe por não ser capaz de controlar seus impulsos o tempo todo. Acredite, ninguém consegue.
Por isso, diante do estresse, tente eliminar a tentação do descontrole. Desvie o foco de todas as coisas à sua volta que causam inquietação e concentre-se apenas naquelas que consegue controlar.
Para tanto, faça uma lista das tarefas mais importantes do seu dia e concentre-se totalmente nelas. Se preferir, coloque uma música relaxante e vá realizando suas atividades mais urgentes enquanto ignora todas as tentações vindas de situações do ambiente.
Assim, diminuirá o desejo de sair brigando com todo mundo e será capaz de desviar sua atenção do barulho do trânsito, dos pássaros ou das conversas, seja no trabalho ou em casa.
Aqui você precisará adquirir a disciplina necessária para se abster de qualquer infortúnio. Pois, as tentações aparecerão por todos os lados e você pode sim desenvolver seu autocontrole para afastá-las do pensamento. Este é um aprendizado que vem com o tempo, com a prática e por meio da aquisição de bons hábitos.
2. Observe a sua evolução e progresso e desenvolva aos poucos seu autocontrole
Quando você monitora o seu progresso descobre novas formas de controlar seus pensamentos, sentimentos, emoções e ações.
Tendo em vista que o autocontrole não surge de uma hora para outra, ao avaliar sua evolução, você conseguirá perceber que manter-se calmo não é algo tão difícil assim.
Eu mesma já tive meus momentos de descontrole e aprendi que não há benefício algum nisso. Claro que, vez ou outra, precisamos deixar que as emoções saiam do nosso interior, mas temos que considerar também o mal que isso nos faz ao tornar-se um hábito.
Nesse sentido, quando passamos a monitorar nosso progresso, nos tornamos mais conscientes sobre nossas ações e adotamos a estratégia de converter o impulso em reparação e o descontrole em autocontrole. Assim, saramos nossas próprias feridas e adotamos perspectivas diferentes diante de nossos sentimentos e emoções.
3. Domine seu autocontrole ou o estresse dominará você
Adote hábitos alimentares saudáveis e insira em sua agenda pessoal alguns momentos para relaxar ou praticar alguma atividade física.
Não perca noites de sono pensando somente em problemas ou em situações que precisa resolver. Não faça refeições pesadas a noite e antes de dormir, respire fundo, deite-se confortavelmente e tente limpar a sua mente.
Dessa forma, ao se deitar, não se sentirá cheio e estufado e diminuirá a chance de ter algum pesadelo ou de sofrer a noite toda tendo um sono inquieto ou agitado.
Assim, chegará ao trabalho inteiro, desenvolverá com maestria suas tarefas e estará mais calmo para trabalhar com as demandas e problemas diários.
Estas são mudanças que melhoram seu foco, concentração e saúde, portanto, é essencial que comece a pensar com carinho em cada uma delas. O autocontrole depende e muito, da sua postura frente a situações de estresse. Diante disso, escolha a melhor estratégia para dominar o seu estresse e coloque-a em prática. Não permita que o estresse exerça o controle sobre a sua vida.
4. Priorize suas tarefas e evite ficar sobrecarregado
A lista de tarefas não existe somente para que organize suas atividades diárias. Afinal, ela também tem a função de mostrar que mesmo que não tenha atingido todos os seus objetivos, você fez o que estava ao seu alcance.
Sendo assim, de nada adianta se sobrecarregar ou se culpar por não ter completado todas as coisas que estavam na lista. Às vezes precisamos atender outras urgências e é normal que seja desta forma.
O autocontrole surge da compreensão e aceitação de nossos pontos de melhoria. Logo, você não precisa ser capaz de resolver tudo, a todo momento. Só tem que aprender a aceitar que não pode controlar todas as variáveis que acontecem externamente. Mas, por outro lado, sempre conseguirá orientar suas ações para o controle de si mesmo.
5. Seja mais tolerante e acolhedor consigo mesmo e construa seu autocontrole
Não menospreze quem é diante de um erro ou falha pessoal.
Se errou, avalie suas atitudes e tente tirar algum proveito delas, seja para nunca mais cometer o mesmo erro novamente ou para aprimorar-se através dele. Não tome decisões por impulso e adquira o hábito de perdoa-se e acolher-se a cada tropeço.
Mesmo porque, quando você assume uma atitude mais positiva, a falha deixa de ser o foco de seus pensamentos e os aprendizados começam a ser revelados. Assim, você consegue observar com mais clareza as suas qualidades e ganha um novo olhar sobre si mesmo.
O autocontrole tem relação direta com o respeito e consideração que temos com a nossa própria existência. Motivo pelo qual, é muito comum ouvirmos as pessoas falarem coisas do tipo: “Está irritado assim porque não é feliz” ou “Faz mal aos outros porque não gosta de si mesmo”.
Lembre-se, o autocontrole acontece na medida em que você aprende a controlar e respeitar seus pensamentos e emoções, tendo em vista também o respeito dedicado a outras pessoas.
Em outras palavras, quando você se descontrola pode machucar a si mesmo e aos outros e, pior, pode causar uma interpretação errada sobre quem é ou como é.
Então, cuidado. Busque formas de conectar-se com o seu “eu interior” e crie bons relacionamentos com as outras pessoas e principalmente, consigo mesmo.
E agora me conta: Como mantém o autocontrole diante de acontecimentos ou situações ruins? Qual destas dicas tem mais valor para você?
Divide a sua opinião comigo!