Como administrar o convívio com pessoas tóxicas no trabalho?

Já parou para pensar na quantidade de pessoas tóxicas com as quais já teve que lidar no ambiente de trabalho?

E aqui chamo de “pessoas tóxicas” todo e qualquer indivíduo que engana, age de má fé, inventa mentiras, ameaça, acusa, irrita ou toma atitudes que o tornam inconveniente e inconsequente, sem levar em consideração os sentimentos, o espaço ou as opiniões de outras pessoas.  Sendo assim, podemos dizer, em suma, que são indivíduos que dificultam o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais no trabalho.

Agora que já estabelecemos quem são estas pessoas, podemos concordar que estabelecer um bom convívio com elas não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

E o pior disso tudo é que, é impossível prever como serão os nossos colegas de trabalho. Logo, só nos cabe aceitar e tentar conviver da melhor forma possível com essas personalidades conflitantes que ameaçam a harmonia das equipes e o alcance de bons resultados.

Contudo, o que podemos fazer quando nenhuma estratégia dá certo? Tem algum modo de estabelecer uma forma saudável de convívio?

Bem… para ajudá-lo a encontrar as respostas para estas e outras questões, aqui estão algumas estratégias que podem ser consideradas e testadas, principalmente, no ambiente profissional.

1. Não permita que pessoas tóxicas contaminem o seu humor e o seu desempenho

Sempre haverão pessoas tóxicas tentando sugar as energias de alguém ou contaminando tudo e todos ao redor de forma negativa. Por isso, não são as ações destes indivíduos que importam, mas sim as suas reações diante destas ações.

Vou explicar…

Toda vez que você se abala ou dá sinais de fraqueza, a toxicidade ganha força e cria um alvo nas suas costas. Dessa forma, pessoas tóxicas passam a exercer poder sobre você, pois, ao perceberem tudo aquilo que te afeta, utilizarão sempre as mesmas estratégias para te afastar do seu centro de equilíbrio.

E há um indício de maldade nesse tipo de atitude que para nós, é de difícil explicação. Afinal, não há valor algum representado nessas demonstrações de exercício de poder. Condição que prova que é apenas uma fonte de prazer para aquele que as pratica. Logo, você é uma consequência, um alvo, dentro desse cenário e não a causa dele.

Pense que talvez a pessoa que esteja destilando veneno sobre você pode estar presa a uma personalidade amarga, que a faz odiar a própria vida. E, em vista disso, só consegue se sentir bem e superior às demais pessoas quando causa algum sofrimento, desconforto ou dor. De qualquer forma, são as pessoas tóxicas que possuem um problema e não você.

Então, não perca seu tempo tentando entendê-las, nem dê munição para que voltem a incomodá-lo. Se sentir que está a ponto de explodir, afaste-se e não se envolva com o drama tóxico delas. Inicie outra atividade, distraia-se com colegas que o façam sorrir e mantenha o foco no seu desempenho e produtividade.

2. Tente compreender a mensagem por trás da toxicidade

Um colega de trabalho ou chefe que é agressivo e grita o tempo todo, muitas vezes, só precisa ser ouvido.

Sendo assim, toda vez que alguém o agredir ou for grosseiro enquanto transmite uma ordem ou informação, mantenha a calma e peça gentilmente para que se explique melhor. Tente tirar a mensagem principal escondida por trás da loucura, agradeça pela atenção e siga com as suas tarefas. Nesse sentido, se notar uma brecha, seja atencioso e permita que a pessoa se abra com você. Entenda que nem todos sabem lidar com o estresse e, às vezes, uma pessoa tóxica é, simplesmente, o reflexo de alguém que sofre em silêncio.

No entanto, se perceber que pessoas tóxicas estão utilizando a agressão para subjugá-lo, só fique por perto pelo tempo necessário. Após obter o que precisa, vá para longe e estabeleça o mínimo de interações possível. Mesmo porque, diferentemente do exemplo citado acima, existem pessoas que são tóxicas por prazer e não desejam a sua ajuda.

3. Para lidar com pessoas tóxicas estabeleça limites

Antes de tomar uma decisão sobre como irá agir para lidar com pessoas tóxicas que prejudicam o seu trabalho, defina em que ponto está com cada uma delas e estabeleça limites baseando-se no que pode ou não tolerar.

Nesse contexto, toda vez que um colega lhe apontar o dedo dizendo que a falha foi sua, ignore-o e recue. Se outro colega jogar diferentes reclamações nas suas costas, oriente-o, sugerindo soluções.

Se possível coloque os reclamantes frente a frente e faça uma mediação para que cheguem a uma conclusão.

Entretanto, se constatar que pessoas tóxicas estabeleceram um problema e o foco é somente você, não permita que lhe tirem do sério. Avalie a situação, observe em que grau está e demonstre, com calma e seriedade, que está cansado de brincadeiras de mau gosto ou de comportamentos inadequados. Mostre que não tolerará mais tais atitudes e seja firme em seu posicionamento.

Às vezes, uma simples demonstração de convicção, firmeza e integridade é o suficiente para afastar todas e quaisquer pessoas tóxicas que possam vir a cruzar o seu caminho.

4. Se nenhuma das estratégias anteriores derem certo, encaminhe o caso para o seu superior

Ninguém gosta de fazer reclamações sobre um colega para o chefe. Contudo, se nenhuma das alternativas para o encontro de uma solução gerou resultado, entenda que você fez a sua parte e a partir de agora o caso deve ser encaminhado para outra pessoa.

Nesse contexto, demonstre para o seu superior como o seu trabalho tem sido afetado pelos comportamentos do seu colega e incentive outras pessoas a delatarem o que ele tem feito a elas também. Para isso, levante argumentos e conceda exemplos que comprovem os seus argumentos, seja para incentivar seus colegas de trabalho a comunicarem os danos causados a eles ou para comprovar para o seu chefe que os seus resultados estão sendo prejudicados.

Tente trazer o entendimento de que assim como você, toda a empresa também está sendo afetada. Pois, o desempenho de uma equipe de trabalho depende da harmonia e engajamento de seus membros.  

Ao adotar essa postura, você conseguirá eliminar comportamentos nocivos de pessoas tóxicas no seu setor. E, como resultado, ajudará a empresa a administrar melhor as suas contratações, evitando, dessa forma, que problemas como estes voltem a acontecer.

E quanto a você: O que faz para lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho?

Me conta nos comentários!

Sirlei StoccheroMentora Internacional