Como dar o passo inicial para mudar de vida

Para mudar de vida você não precisa fazer grandes planos, nem seguir um caminho extremamente árduo e complexo.

Na verdade, toda mudança começa com o seu desejo de mudar. Logo, para dar o primeiro passo, basta seguir uma direção alinhada aos seus valores, ambições e sonhos para o futuro.

Sendo assim, ao invés de se torturar por não saber como começar, que tal fazer a si mesmo uma simples pergunta: “Por que quero mudar?”

Após respondê-la, ou você se sentirá muito aliviado ou ainda mais confuso sobre as suas intenções futuras.

Em vista disso, para aliviar o seu processo de autorreflexão, deixo abaixo algumas dicas que o ajudarão a organizar suas ideias para que, enfim, tenha a coragem necessária para dar o primeiro passo e mudar de vida.

Vem comigo!

1. Para mudar de vida, deixe as desculpas de lado

As suas desculpas são o primeiro obstáculo a ser vencido em direção aos seus objetivos.

Portanto, toda vez que sentir que tem um bloqueio que o impede de mudar de vida, avalie suas desculpas.

Pare de dizer a si mesmo coisas tais como: “É tarde demais para mudar”; “Não sou tão inteligente quanto o ciclano”; “Não tenho a disciplina necessária para mudar”; ou “Sou fraco demais”; “Sou burro demais”.

Enfim… Deixe no passado todas aquelas crenças e desculpas que o impediam de voar e tire a poeira de suas asas.

Assim, aprenderá a combater as suas desculpas e estará pronto para dar o primeiro passo para mudar de vida.

2. Defina suas metas

Antes de se perder tentando realizar metas grandiosas, você deve começar realizando metas possíveis e valiosas para o seu processo de sua mudança.

Nesse contexto, para mudar de vida, dê o primeiro passo realizando uma coisa simples que sempre postergou e defina um plano de ação e um prazo.

Por exemplo, se sua meta é perder peso, estabeleça uma data limite para se inscrever em uma academia. Em seguida, crie um planejamento. E, por fim, comprometa-se a fazer atividades físicas 3 vezes por semana em um horário pré-determinado.

Dessa forma, aprenderá a ser mais organizado e proativo em relação ao seu planejamento e terá mais força de vontade e comprometimento para realizar metas mais complexas, de médio e longo prazo.

3. Para mudar de vida, seja firme com a sua rotina

Disciplina é uma das chaves principais para abrir as portas de toda e qualquer conquista.

Em vista disso, observe as demandas de sua rotina e trabalhe para organizá-la de uma forma que sobre espaço para as suas pequenas e grandes mudanças.

Para isso, entenda que rotina não é formada somente por obrigações e tarefas urgentes. Seus planos pessoais, sonhos e ambições também devem fazer parte do seu dia a dia.

Sendo assim, para mudar de vida, comece a desenvolver o hábito de dedicar um tempo do seu dia aos seus próprios objetivos.

Na sequência, faça uma lista com ações que você pode desenvolver agora para se aproximar dos seus planos futuros. E, por último, inicie seu processo de mudança concluindo uma ação por vez.

Lembre-se de que um primeiro grande passo pode ser formado por diversos passos muito pequenos. Então não tenha preguiça ou medo de começar.

Se mudar de vida parecer ser uma tarefa árdua demais, comece pequeno e tão logo será surpreendido com grandes resultados.

4. Responsabilize-se pelo seu processo e acompanhe o seu progresso

Responsabilize-se por suas falhas, acertos e divida o seu progresso com outras pessoas.

Antes de iniciar esse tópico, deixo um adendo:

Sei que, para muitos, objetivos devem ser segredo, planos não podem ser compartilhados e projetos de vida são um assunto pessoal. No entanto, quando você divide seus objetivos com os demais, se cobra mais para realizá-los e, por essa razão, passa a ser mais responsável e consistente com as suas metas.

Por isso sugeri a você que conte os seus objetivos. Não para se vangloriar ou para incitar o surgimento de sugestões de terceiros. Mas, sim, para que policie o seu progresso tendo como motivação o seu desejo de mudança e a expectativa gerada em outras pessoas.

Além disso, quando você diz seus sonhos ou planos em alto e bom-tom, eles se tornam reais na sua mente e passam a ser uma meta a ser cumprida.

Essa é uma ação que te mantém focado e motivado a seguir adiante.

Portanto, não tenha medo de receber uma carga de energias negativas ao compartilhar seus sonhos e objetivos. Mantenha o foco no seu processo, acompanhe o seu progresso e veja a sua vida mudar, a cada etapa vencida.

5. Para mudar de vida, não se encolha diante do fracasso

Se seu primeiro passo foi um erro ou se não gerou o resultado esperado, não se encolha, nem desista do seu processo de mudança.

Tente ver tudo com objetividade e busque compreender o motivo do seu fracasso com o intuito de melhorar e não de regredir.

Para tanto, veja a sua falha como uma coisa de momento, e não como algo permanente e trabalhe nela.

Assim, resgatará suas energias para começar de novo e, da próxima vez, estará bem mais preparado para lidar com os problemas que surgirem no seu caminho.

Afinal, se para mudar de vida, é preciso dar o primeiro passo, que esse passo sirva de aprendizado e experiência para todos os outros que seguirão.

Logo, o que vale não são os resultados, mas sim o que você fará com os conhecimentos que adquiriu até aqui.

Tranquilo né?

Então me conta:

Qual foi o seu passo inicial para mudar de vida?

Compartilhe conosco a sua experiência!

Sirlei StoccheroMentora Internacional