Como expressar a sua individualidade no trabalho?
Quando você “veste” a camisa da empresa pode ser fácil perder parte daquilo que o faz ser quem é (sua individualidade) em prol da adoção de comportamentos coletivamente aceitos e esperados.
Logo, o segredo para fugir deste estado de espírito é buscar o equilíbrio entre aquilo que esperam de você e a pessoa que de fato você é. E, para tanto, não é necessário chocar ou impor algo que contrarie ou incomode as pessoas que o cercam.
Para expressar a sua individualidade no trabalho basta adicionar um pouco da sua personalidade a tudo o que você faz. Nesse sentido, seja agindo de forma mais descontraída ou adotando um visual mais interessante, deve-se sempre levar em consideração o ambiente onde está inserido.
Afinal, uma empresa de advocacia, por exemplo, pode não aprovar um comportamento mais expansivo ou vestimentas extravagantes. Mas, pode aceitar um profissional com um ótimo senso de humor, que goste de usar cores diferenciadas de camisas ou sapatos. Tudo é uma questão de dosagem.
Por essa razão, quando existe uma coerência e verdade no estilo adotado, é comum um interessa maior por parte das pessoas. Afinal, o seu carisma aumenta na mesma medida em que você se sente mais próximo da sua verdadeira personalidade. Condição que proporciona um maior conforto e satisfação durante a realização das suas atividades profissionais diárias.
Portanto, se deseja expressar a sua individualidade no trabalho, seguem abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo.
Adicione novos estilos, cores ou acessórios
Suas roupas, as cores que utiliza e seus acessórios são uma forma de demonstrar ao mundo quem você é.
Sendo assim, ao adotar um estilo que tem mais a ver com a sua personalidade, você expressa a si mesmo, revelando elementos que mostram, em parte, seus gostos e preferências pessoais.
Em vista disso, incorporar seu estilo pessoal nas roupas que utiliza no trabalho é uma maneira eficaz de expressar a sua individualidade. No entanto, vale destacar que ao tomar essa decisão, você precisa, primeiramente, atentar-se aos códigos de vestimenta da empresa.
Lembra do exemplo indicado acima, da empresa de advocacia? Alguns ambientes exigem mais discrição, outros menos.
Então, você pode sim confirmar seu estilo de maneira visual, mas, deve agir com cautela.
Um código de vestimenta mais flexível permitirá o uso de acessórios diferentes, cores chamativas e roupas “mais despojadas”. Por outro lado, um ambiente mais rígido restringirá tudo o que “saltar aos olhos”.
Mas, isso não é um ponto que vai contra a expressão da sua personalidade. Pois, você poderá, por exemplo, adicionar lenços ou gravatas coloridas ou estampadas ao seu uniforme ou ainda, usar joias discretas, mas que revelem sua personalidade.
Eu tenho uma amiga que, por um tempo, trabalhou em uma empresa que tinha como uniforme obrigatório, um terninho com saia azul escuro e camisa branca. Porém, como ela adorava gatinhos, adicionava às suas vestimentas broches discretos, lenços ou brincos com silhueta de felinos. Assim, demonstrava, sem exageros, uma parte importante da sua personalidade.
Viu como é simples? Basta aceitar o que é obrigatório e adicionar um pouco do seu estilo às suas roupas profissionais.
Personalize seu local de trabalho expressando a sua individualidade
Personalizar o seu local de trabalho é uma forma muito interessante de expressar sua individualidade enquanto está na empresa.
Nesse contexto, você pode colocar em cima da sua mesa, porta-retratos diferentes, enfeites ou qualquer outra bugiganga que reflita em sua personalidade.
Em ambientes de tons mais pastéis, essa atitude pode te encher de “vida” e trazer mais entusiasmo para a realização das suas atividades diárias.
Portanto, se tiver talento para cuidar de plantas, coloque pequenos vasos de flores em locais estratégicos, que não irão lhe atrapalhar. Se for uma pessoa muito dedicada à família, insira fotos com molduras coloridas na parede que fica à sua frente ou ao seu redor. Ou, se tiver algum talento especial com artesanato, deixe à mostra suas criações.
Enfim… “decore” o seu escritório com coisas que tem significado para você e faça da empresa uma extensão saudável e aceitável do seu lar.
Lembra da discussão do item anterior? Você deve sempre expressar a sua individualidade de forma consciente… com cautela e atenção.
Seja fiel a quem é durante as conversas com os seus colegas de trabalho
Cada ambiente exige um certo padrão de comportamento. Nesse ponto acredito que estejamos de pleno acordo.
Porém, isso não quer dizer que você precisa abrir mão de quem é para fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa. É um equívoco pensar que é necessário trair a si mesmo para manter-se empregado.
Afinal, parte das considerações que levaram à sua contratação observaram não só as suas capacitações, mas também a sua personalidade.
Claro que, faço essa afirmação partindo do pressuposto de que você não mentiu ou omitiu elementos importantes que o compõem só para conseguir um emprego.
Logo, se esse não é o seu caso, não existem motivos que o impeçam de expor quem você é.
Então, aja naturalmente com os seus colegas de trabalho e desenvolva bons relacionamentos com a sua equipe. Seja agradável e respeitoso e nunca, de forma alguma, tente se adaptar à outras pessoas adotando comportamentos ou ações que fogem à sua essência.
Expresse a sua individualidade sendo verdadeiro consigo mesmo e conecte-se com pessoas que tem tudo a ver com você. Assim, garantirá a sua felicidade no trabalho e ainda, ganhará como bônus o sentimento de pertencimento. Pois, estará em um ambiente onde todos o conhecem e o respeitam por ser exatamente da forma como é.
Posicione-se e expresse a sua individualidade
Participe ativamente de reuniões de trabalho e quando tiver algo a acrescentar, não se encolha.
Fornecer opiniões ou ideias é uma maneira muito estratégica de fortalecer e expressar a sua individualidade. Portanto, colabore indicando novos projetos ou ações que poderão contribuir para o crescimento da empresa.
Mostre que tem uma visão única sobre as coisas e coloque em pauta todo o tipo de solução, por mais “maluca” que pareça ser. Incentive o “brainstorm”, e abra espaço para que os membros de sua equipe levantem ideias e mostre que tem interesse em colaborar sendo criativo e inovador.
Compartilhar suas experiências e perspectivas garantirá não só o ganho de destaque profissional, como também um maior senso de colaboração dentro da sua equipe. E isso, por si só, vale muito a pena.
Então, expresse-se!
Considerações finais
Mostrar a sua individualidade no trabalho é importante e pode trazer um impacto positivo para a sua carreira. No entanto, deixo uma dica:
Tudo que é excessivo estressa, incomoda e pode acarretar em problemas para você e também para aqueles que trabalham com você.
Portanto, esteja atento aos limites e não force a barra.
Dessa forma, alcançará sempre os melhores resultados em qualquer organização, sem perder de vista aquilo que realmente importa: VOCÊ!
E agora me conta: Como você expressa a sua individualidade no trabalho?