Como fazer a transição de carreira?
Já definiu que fará a transição de carreira, mas ainda não sabe qual será o primeiro passo?
Não se preocupe. Isso acontece com grande parte dos profissionais que decidem mudar de profissão. Afinal, ninguém tem todas as respostas e toda grande mudança carrega dúvidas e desafios que precisam ser superados.
Sendo assim, antes de dar grandes saltos que podem ocasionar em queda livre, faça um planejamento tendo em vista seus principais gostos e aspirações. Avalie com calma suas habilidades e verifique quais são as possibilidades de crescimento nesta nova carreira.
Além disso, lembre-se de alinhar a sua escolha de acordo com tudo que te faz feliz. Pois, a felicidade é um dos principais componentes que garantirá a você a sensação de prazer e satisfação pelo trabalho. Assim, conseguirá desenvolver uma carreira gratificante, fazendo o uso de suas competências e com um desempenho, sempre, acima da média.
Logo, se quer ter certeza de que está praticando as ações certas para fazer a transição de carreira, me acompanha. Vou te ajudar a tomar essa decisão de forma consciente e com um planejamento adequado, através da adoção de 5 estratégias muito simples.
Então vamos a elas!
1. Avalie com cuidado tudo o que te incomoda no seu trabalho atual
Pense com calma sobre todas as questões relacionadas ao trabalho que te trazem infelicidade e verifique se elas são internas (somente suas) ou externas (relacionadas a empresa).
Dessa forma, você conseguirá identificar se existem questões mais subjetivas envolvidas na sua decisão ou se todos os problemas estão ligados à própria organização.
Caso perceba que sua insatisfação decorre de elementos externos, como por exemplo, o convívio com colegas de trabalho, a missão da empresa, a cultura organizacional ou a sua relação com o seu superior, talvez o problema não seja a sua carreira ou função. Sendo assim, você só precisará de uma mudança de ambiente, mesmo que ainda desempenhe papéis semelhantes em outra organização.
Por outro lado, se o seu trabalho tem afetado a sua saúde, o seu humor, a sua relação consigo mesmo e o convívio familiar, a melhor alternativa é planejar a transição de carreira. Nesse contexto, é muito importante pensar em todas as atividades que deseja desempenhar hoje e se as mesmas lhe trazem boas perspectivas no futuro. Em outras palavras, na dúvida sobre que caminho seguir, questione-se: Optando por esta carreira, como vejo o meu futuro?
Sei que é difícil, mas, mesmo que faça uma lista com diversas possibilidades, com certeza existirá uma que se encaixará perfeitamente como resposta para esta questão. Então siga o seu coração e sua intuição e faça seu planejamento tendo como objetivo atuar na carreira que sempre sonhou.
2. Identifique todas as atividades que gosta de fazer e faz bem, dentro e fora do seu ambiente de trabalho
Mesmo que esteja insatisfeito com o seu trabalho, é possível que exista alguma tarefa ou atividade que você goste de fazer e faça muito bem. Nesse caso, o ideal é tentar observar as possibilidades desta tarefa e elencar opções de onde a mesma poderia ser aproveitada.
Durante o processo, talvez você perceba que devido a sua utilidade e eficiência, a tarefa em questão pode vir a transformar-se em uma nova profissão. Ou ainda, poderá lhe abrir portas em outras organizações, em funções totalmente diferentes daquela que desempenha atualmente.
O mesmo pode ser feito caso você tenha alguma habilidade com potencial de desenvolvimento e crescimento.
Vou explicar melhor. Sabe aquela coisa que você faz muito bem e todos te elogiam e te pedem para fazer para eles também? Sei que escrevendo assim parece ser uma grande besteira, mas muitas vezes, habilidades que parecem simples para você, não o são para outras pessoas. Por este motivo, podem vir a transformar-se em grandes negócios. Mesmo porque a simplicidade vem da habilidade e competência de quem sabe fazer.
Portanto, se está avaliando suas possibilidades de transição de carreira, valorize seu potencial. Esteja sempre atento a tudo que gosta e sabe fazer.
3. Seja fiel aos seus valores inegociáveis antes de definir a sua transição de carreira
Todos nós temos valores dos quais não abrimos mão. Razão pela qual, ao escolhermos uma nova carreira, é fundamental que os valores da organização estejam de acordo com os nossos.
Logo, se percebeu que a empresa que definiu como ideal para você, apesar de ter bons benefícios e um ótimo plano de carreira, pratica atos que considera incorretos, fuja pela porta antes mesmo de entrar.
Nada vale o desgaste emocional e físico de se estar em um local que não preza pelo respeito, seja dentro do ambiente organizacional ou no trato com fornecedores ou clientes.
A transição de carreira só traz bons frutos quando caminha lado a lado com os nossos desejos, planos, interesses, valores e significados. Por esse motivo, antes de tomar uma decisão tendo como base o salário, verifique se a organização preza pela autonomia de seus funcionários e se é bem avaliada por colaboradores e clientes.
Pense em tudo que te faz se sentir vivo e em tudo que acredita que deveria estar fazendo. Respeite seus valores inegociáveis e tome uma decisão baseando-se sempre, na sua prioridade no tempo presente.
4. Pesquise sobre carreiras que estão em alta no momento
Mesmo que você já tenha uma ideia da carreira que deseja seguir, nunca é perda de tempo pesquisar sobre ela e também sobre outras que estão em pleno crescimento.
Pense assim: Dentro das minhas habilidades e considerando o que faço hoje, quais seriam as carreiras em alta no momento que melhor se enquadram ao meu perfil?
Acredite, essa é uma pergunta que vai te ajudar muito, principalmente porque é muito difícil começar do zero, sem ter experiências na nova profissão em que deseja atuar. Sendo assim, além de cursos na nova área, você precisará definir quais habilidades usará ao seu favor para chamar a atenção dos recrutadores.
Dessa forma, ao optar pela transição de carreira torna-se uma prioridade definir “o preço que está disposto a pagar”. Por isso, escolher uma área que esteja em alta, com uma grande demanda e ótimas oportunidades de crescimento, pode ser um caminho mais fácil para garantir seu espaço em uma empresa. Afinal, mesmo que neste caso, haja a exigência de algum tipo de especialização ou aperfeiçoamento, sua transição de carreira se tornará menos exaustiva. Pois, já existe um mercado aquecido para a sua área de atuação.
5. Desenvolva e execute seu plano de transição de carreira
Defina seus prazos, mapeie seus objetivos, inicie suas ações e faça uma autoavaliação completa da sua condição atual.
Para tanto, desenvolva suas habilidades e mostre o seu potencial por meio da expansão da sua rede de contatos e praticando atividades que chamem a atenção do “seu público”. Mostre que é um profissional altamente capaz e deixe suas competências em evidência.
Não desanime caso a nova oportunidade demore a chegar. Continue mapeando as suas opções e desenvolvendo projetos pessoais que atraiam recrutadores ou que oportunizem o desenvolvimento de uma nova profissão.
Seja paciente com o seu planejamento e aproveite para aprender tudo o que puder com o processo. Estude, adquira novas competências e crie um mundo cheio de oportunidades que possibilitem o seu sucesso na carreira e sobretudo, na vida.
E agora me conta: Como está sendo o seu processo de transição de carreira?